ANTES QUE VOCÊ NASÇA

- Bom, estudamos muito o seu caso e fiz aqui algumas anotações...

- Então, diga, por favor, o que foi decidido para mim?

- Nós pensamos muito e chegamos à conclusão de que você tem estado muito acomodado...

- Acomodado? Mas isso não é um problema, certo? Não tenho feito nada de errado, tenho levado vidas pacatas, sem fazer mal a ninguém.

- Realmente, este é o problema: suas vidas têm sido pacatas demais. Você não tem feito mal, mas também não tem feito nada além de ir lá viver e voltar, sem grandes marcas, sem grandes feitos...

- E qual é o problema disso? O importante não é não fazer mal?

- Sim, isso é importante, mas já são várias vidas que você não evolui.

- Mas...

- Olha, eu vou direto ao assunto. Nesta vida, vamos lhe dar uma sacudida, e você vai nascer no Brasil.

- Como? O quê? Como assim? Brasil?

- Sim, lá tenho certeza de que você vai aproveitar mais essa vida, quero dizer, não vai conseguir se acomodar.

- Mas não é esse país que vive um regime militar com censura e todo tipo de repressão?

- Ah, sim, mas não se preocupe daqui a uns poucos anos eles vão voltar a ter democracia.

- Ufa, então quer dizer que o Brasil é um país que vai prosperar. Então tá, tudo bem.

- Eu não vou te enganar: o Brasil não vai prosperar. Você vai viver sucessivas crises econômicas e mais alguns golpes de estado que vão impedir esse país de ir pra frente. O lado bom é que você vai poder trabalhar bastante.

- Pelo menos isso... então, vou trabalhar e poder contornar essas crises. Vou poder ter uma vida estável pelo menos.

- Preste atenção no que eu digo, não falei em momento algum que sua vida seria estável. Falei só que você vai trabalhar. Vai trabalhar muito. Vai trabalhar muito mesmo.

- Bom, então vou poder juntar um pouco de dinheiro.

- Hã, sabe, preciso falar de mais uma coisa sobre o Brasil... Você vai pagar muitos impostos. Na verdade, você vai trabalhar quase a metade de cada ano de sua vida só pra pagar impostos.

- Eu estava pensando aqui que... quem sabe se eu nascesse na China...

- Não, já está definido, é Brasil.

- Você não falou nada de bom de lá.

- O Brasil é um país de lindas praias.

- Essa é uma boa notícia, gosto de praia. Fui muito feliz na minha vida em que nasci no Havaí. Obrigado por terem lembrado disso.

- Você pediu algo bom sobre o Brasil e não sobre sua vida. Na verdade, você vai nascer no Rio Grande do Sul, que é o lugar onde as praias são mais feias. Quero dizer, muito feias. A menos que você goste de tomar banho de lama. (Risos.)

- (Sério).

- Desculpe, mas vai ter que ser assim.

- Já que tem que ser assim, pelo menos eu poderia nascer em uma família abastada? Só para que eu tenha um bom ponto de partida em minha vida?

- Ah, sim... Você vai nascer em uma linda família, muito abastada de amor.

- E de dinheiro não?

- Não. Mas o que você quer, acabou de voltar de uma família real europeia? Está precisando evoluir. Você vai nascer, vai estudar e vai trabalhar. Sua família vai lhe dar o caminho a seguir e você que vai correr atrás para fazer suas conquistas, se quiser.

- Mas você disse que não adianta trabalhar, que no Brasil não se consegue juntar dinheiro... Que conquistas vou poder fazer?

- Não passar fome já uma conquista no Brasil.

- E eu vou conseguir sustentar a minha mulher e meus filhos nessas condições?

- Espere!

- O quê?

- Nada, só um detalhe que não falei ainda.

- Diga, o quê?

- É, bem, hã...

- Fale logo!

- Quero que você saiba que nós estudamos muito sua situação e que queremos que evolua. Você compreende, não é?

- Posso compreender, se você me falar...

- Bom, é só que você não vai ter esposa.

- Até é bom porque posso me virar melhor sozinho.

- Você não vai ter esposa porque vai nascer mulher.

- Não!!!

- Sim.

- Não pode ser... Vou ser mulher em um país pobre, latino, em crise, sem educação, sem dinheiro... Tende piedade! Como vou sobreviver, trabalhar, cuidar de filhos, cuidar da casa,...? E os assédios se eu for bonita? E a exclusão se eu for feia? Ai de mim!

- Pois é... como falei, você andava muito acomodado.

- Não tem nada bom para me beneficiar nessa vida?

- Claro que sim! Você sabe que sempre damos um talento para quem vai para a Terra...

- Qual vai ser o meu?

- Você terá talento para a escrita, poderá ser escritor, digo, escritora.

- Quais vão ser as minhas chances de ser uma escritora de sucesso no Brasil?

- De sucesso nenhuma. O propósito é só dar uma compensação.

- Ah bom, uma compensação. Então tá. Peraí! Peraí! Se é uma compensação, é porque vem mais bomba... É para compensar o quê?

- É só que você vai nascer com um probleminha para se comunicar e a escrita vai fazer você conseguir se expressar melhor.

- Probleminha para me comunicar? Você quer dizer que vou nascer muda? É isso?

- Não, é só uma questão neurológica... Distúrbio leve.

- Neurológica? É algum retardo?

- Não, não se assuste, é só um pequeno transtorno, mas nem será detectado pelos médicos. Só vai atrapalhar um pouco para você se comunicar, se relacionar com pessoas, encontrar empregos ou mantê-los.

- Vocês estão de sacanagem comigo? Eu vou ter que trabalhar muito e vou ter esse “pequeno transtorno”. O que vocês pretendem? Fazer com que eu desista no meio do caminho e em vez de evoluir mais, que eu regrida?

- Você vai ter vontade de desistir muitas e muitas vezes, mas vamos lhe dar um incentivo. Aliás, dois incentivos.

- Quais serão esses incentivos?

- Seus dois filhos. É neles que você vai pensar cada vez que tudo estiver difícil e você quiser desistir de tudo.

- Mas se vai ser tudo tão difícil, não seria melhor que eu não tivesse ninguém dependendo de mim?

- (Silêncio)

- Vou nascer no Brasil, vou ter que trabalhar muito só para não passar fome, vou ter talento para a escrita, mas não vou ganhar dinheiro com isso, vou ter dificuldade para me manter em empregos, vou ser mulher, vou ter que sustentar dois filhos... Como vou conseguir fazer isso?

- Você não vai estar sozinha... Você vai encontrar alguém que vai estar com você em todos os momentos difíceis. E, claro, também nos bons momentos, porque, acredite, você terá bons momentos.

- E quem vai ser o anjo que vai me acompanhar?

- Desculpem-me interromper sua conversa, mas transporte para a Terra já vai sair. Precisam se apressar.

- Bom é melhor você ir indo...

- Mas como eu vou saber como encontrar essa pessoa?

- Corra o transporte vai sair...

- Então, desejem-me sorte, já vi que vou precisar de muita...

- Espere! Você disse que gosta de praia, não é?

- Sim.

- Então, procure-o na praia,... No dia em que as águas do Rio Grande do Sul estiverem cristalinas como as do Havaí, você vai encontrar a pessoa que vai te acompanhar nessa vida...

- Corra!

- Obrigado pela ajuda! Adeus! ... Já sei que não vou encontrar ninguém.

Na maternidade, nasce uma menina. A mãe lhe dá um beijo na testa e deseja a ela a mais bela jornada nessa vida.

Michele Machado
Enviado por Michele Machado em 24/05/2017
Reeditado em 07/11/2017
Código do texto: T6008373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.