CIBERNÉTICO

A informação sobre arquivo corrompido surgiu assim que Norton ligou o Laptop. Era necessário valer-se do utilitário KsKchC, deletar a avaria e reiniciar.

Autorizada a correção, inúmeros códigos, algarismos e percentuais em velocidade espantosa desfilaram na tela. Como o procedimento se alongou, Norton ficou agitado. Surgiu então, para seu conforto, uma inesperada e aprazível voz eletrônica:

- Enfadonho, não? Mas é recomendável esperar. Enquanto a restauração estiver ativa, será possível comer uma fruta ou preparar um café.

Norton ficou surpreso com a dicção mecânica. Desconhecia esse dispositivo em seu aparelho.

A voz “feminina” e de gênio brando, disposta a interagir, continuou:

- Tenha calma, logo tudo se resolverá. Como está a manhã por aí? Faz sol...? Chove?...

- A manhã é de sol, mas está muito frio, respondeu Norton a esmo, acreditando que a máquina, carente auditiva, estivesse restrita a um singelo programa. Rapidamente, no entanto, um diálogo plausível desfez essa impressão:

- O frio (expôs a voz eletrônica com reforço indagativo) sempre pede uma boa companhia, não é mesmo?

Ainda atônito, mas ciente de que era necessário interagir, Norton emendou:

- Por ora estou concentrado no trabalho. A boa companhia virá mais tarde junto à lareira.

- Lareira requer coração aconchegado, notas de pimenta, cereja e taninos marcantes, próprios de um bom Malbec, sentenciou a aprazível musa eletrônica.

- Na verdade, meu coração espera conforto. Por enquanto, confidenciou Norton, ficarei com as virtudes do vinho e da lareira.

O envolvente e agradável diálogo, esquecido do curso temporal, cessou apenas quando houve a recuperação automática do laptop. A partir de então, Norton voltou aos seus afazeres, não sem antes experimentar uma deliciosa fruta e ver-se absolutamente inserido em um novo mundo.

Ao passar do tempo, Norton continuou envolvido pelo desgastante rame-rame. Certa vez, no rigor do inverno, solitário em frente à lareira, ele enveredou pelos caminhos do laptop em busca da voz eletrônica que perdurava na sua memória.

Cansado de solilóquios e das lutas diárias, ele voltou ao milagroso utilitário KsKchC, desta vez, para se restaurar.

De imediato, foi cumprimentado de modo afável:

- Boa noite Norton, também senti sua falta...