O APANHADOR DE SONHOS

I

Jacob foi protagonista de uma surpreendente história. Provocações variadas, inclusive de matizes excêntricos, foram amansadas em seu curso vitorioso. Ele ficou conhecido por superar os mais incríveis desafios.

Ainda muito jovem, desejou ser escritor. Ao enviar textos para revistas literárias, alimentava a expectativa de ser descoberto por algum editor famoso.

Como seus esforços não eram reconhecidos, cabia à sua mãe despertá-lo para a realidade:

- Jacob, deixa de sonhar. Cuida da lojinha de aviamentos deixada pelo teu pai. Literatura não dá nem para o cafezinho.

- É mas..., P. Coelho e J. Rowling são escritores ricos e famosos, contestava Jacob.

- Você não é P. Coelho, dizia sua mãe.

As palavras maternas quase o convenciam a desistir do sonho, que foi conquistado de uma maneira, digamos, um tanto oblíqua.

II

Certa vez, Jacob promoveu uma limpeza no sótão de sua residência. Coisas antigas seriam descartadas. Ao ver a raquete e a bolinha, lembrou-se dos tempos em que participava dos certames de pingue-pongue. Então, sentiu-se compelido a voltar ao tênis de mesa.

Foi daí que a sua vida ganhou expressão. O que era um hobby, evoluiu. Jacob obteve o título de campeão de tênis de mesa em seu estado. Na sequência, o prêmio maior em seu país e, interrompendo a hegemonia asiática, conquistou o mundo.

No jogo decisivo, ao enfrentar o chinês Chang Yin Meng, os saques de Jacob, por cinco minutos consecutivos, tocavam na rede e, em seguida, na quadra adversária.. Quando esperavam que seu desempenho fosse vexatório, ele arrancou para a vitória sem dar qualquer oportunidade ao adversário. Os expertos entenderam que a estratégia inicial dos saques teve o propósito de desconcentrar o chinês.

Estimulado pela fama obtida no esporte, Jacob julgou que seria aceito na órbita literária. Mas foi preciso esperar. As editoras mantiveram-se indiferentes.

Nessas ocasiões, as palavras de sua mãe reverberavam em sua cabeça:

- Vai cuidar da lojinha de aviamentos, Jacob. Literatura não dá nem para o cafezinho.

Mas ele não se abateu e se viu favorecido por um plano bem urdido. Ao participar de um show televisivo na companhia de várias celebridades, Jacob conheceu Fiona Anderson, atriz de sucesso no cinema e na tevê. A aproximação resultou num badalado casamento.

A liga conjugal, entretanto, apenas uniria interesses mercantis. Para atrair o público foram arranjadas discussões que impuseram conturbada separação. O rompimento teve o propósito de levar os admiradores de Fiona e Jacob a se antagonizarem na web. Por conta dessa pesada artilharia, o casal se manteve na mídia por bastante tempo.

III

Editoras de renome, ao verem a repercussão provocada pelo divórcio, partiram em busca dos originais de Jacob, que logo estariam entre os livros mais vendidos no país. O status de escritor famoso, logo se consolidou.

O sucesso alcançado permitiu que Jacob se valesse da interatividade, o que aumentou ainda mais o interesse pelo seu trabalho. No meio e ao final de algumas obras, havia páginas em branco a serem utilizadas pelos leitores, que, dessa forma, de acordo com o gosto pessoal, poderiam interferir no enredo e escrever o desfecho da história.

A beleza de Fiona Anderson também foi homenageada em um livro de poemas. O tributo à plástica implicava em reconhecimento expresso. Jacob sabia que o “tumultuado” divórcio contribuiu para o sucesso editorial.

Em retribuição, Fiona concedia entrevistas por onde o talento do ex-marido era enaltecido.

IV

O êxito na literatura e no tênis de mesa não bastaram. A ficção se transpôs para a realidade. Ao assistir o filme Forrest Gump, Jacob se viu sugerido a colecionar troféus como maratonista.

Após muito treino, o desafio foi superado. Ele venceu as cinco maratonas mais difíceis do mundo, com destaque para a corrida do Everest realizada em uma trilha que alternava neve e pedra. Apesar das dificuldades impostas pelo oxigênio rarefeito e pela ameaça constante de avalanche, Jacob tornou-se recordista dessa prova ao completá-la em tempo inferior a quatro horas. As conquistas trouxeram fama e dinheiro. Artigos esportivos, mediante contratos milionários, passaram a estampar seu nome.

Na obstinada trilha do caçador de sonhos, figurou ainda o desejo de ser campeão da categoria peso leve do Ultimate Fighting. Jacob nunca manifestara interesse por esse esporte. A determinação lhe sobreveio sob o ímpeto do acaso.

Ao assistir uma luta pelo cinturão da modalidade, através de uma tela gigante colocada em um bar onde costumava se reunir com amigos, Jacob manifestou a ideia de ser lutador profissional. O intento foi acolhido pelos patrocinadores, que lhe dispuseram uma preparação adequada.

Dispostos a fomentar a venda de artigos esportivos, seus mentores rabiscaram contratos e passaram a monitorar os treinamentos do surpreendente atleta. Gráficos e projeções estatísticas informaram sobre as potencialidades de Jacob, que parecia predestinado a fertilizar a aridez de qualquer solo com o suor da pertinácia. Nesse tempo, Fiona Anderson, ostensivamente, passou a gerir os interesses do ex-marido. A empresa se mostraria exitosa.

Não tardou, vitórias foram conquistadas e, quando menos se esperava, houve o anúncio de que Jacob enfrentaria Frank Abbott pelo cinturão de ouro, categoria peso leve, promovida pela organização mundial de artes marciais.

V

Ao ver as diversificadas qualidades de Jacob, Fiona preparou-lhe novos investimentos, dentre esses, um show em Las Vegas como cantor e um número de equilibrismo entre arranha-céus em São Paulo.

Os desafios foram assumidos sem relutância. Por algum tempo, Jacob treinou na corda bamba até ser dispensada qualquer segurança. As aulas de canto foram-lhe reservadas à noite. O talentoso personagem, com rapidez, demonstrou que seria capaz de dar conta de qualquer tarefa.

VI

Terminados os treinos, Jacob estava confiante. No aprazado, ele surgiu na cobertura do arranha-céu. Enquanto olhava o cabo de aço que se estendia quase infinitamente a um outro prédio, pessoas se apinhavam lá embaixo como miniaturas agitadas. Luzes e câmeras se posicionavam, e um ruidoso helicóptero sobrevoava o entorno da apresentação.

Por ocasião da travessia sobre a corda, projetada a uma altura magnífica, Jacob se viu em apuros. Os espectadores temeram por uma tragédia. Mudança climática não prevista trouxe vento, raios e trovões no início da performance. Para complicar ainda mais, no meio do percurso, Jacob perdeu a vara utilizada para seu equilíbrio.

VII

Já na exibição musical em Las Vegas, Jacob mostrou composições próprias, adquiridas pela Hollywood Group, responsável pela gravação e comercialização mundial do show. Alguns versos de ADVENTURE, uma das canções de maior sucesso, poderiam ser traduzidos mais ou menos assim:

“Meu compasso toma as medidas da emoção

Por todo tempo e no espaço

Vivo somente nas pegadas do coração”

VIII

Ao final da exitosa temporada, o apelo pela velha paixão foi mais forte. Após assinar contrato milionário para escrever obras de cunho místico e de autoajuda, percebendo que sua liberdade era dificultada pela notoriedade, Jacob expôs seus planos aos associados:

- Pessoal, de ora em diante, quero cuidar apenas dos projetos literários. Nada de exibicionismo. Quero uma vida simples. Ver a banda tocar na praça, andar no shopping, ir à sorveteria e saborear um gelado de morango sem ser importunado...

Responsável pelos empreendimentos, Fiona pensou na mansão de Monte Carlo, no iate, no Porsche, no BMW - recentemente adquirido - e mostrou irritação:

- Que isso, Jacob! Não é momento de se pensar em bobagens... A posteridade te aguarda. Negociações com a Aerospace avançaram... Serás um dos primeiros habitantes da lua. E tem mais, as editoras me prometeram triplicar o valor do contrato se essas obras aí de misticismo e autoajuda forem enviadas do ambiente lunar. E não é só. A Ship Corporation encaminhou proposta irrecusável para cobrir uma temporada tua em laboratório que está sendo construído no solo marciano...