A CORDA

O homem cortou uns dois metros de corda e resolveu que iria logo terminar aquilo. Fazer o que precisava ser feito. Escolheu da figueira um galho forte e alto o bastante para aguentar o peso e de forma que os pés não tocassem o chão quando tivesse finalizado o trabalho. Fez o laço com a corda, estava quase pronto. A ex- mulher e a menina teriam uma surpresa quando viessem visita-lo.

Viviane inúmeras vezes o tinha acusado de nunca cumprir suas promessas, durante as brigas enquanto ainda estavam juntos. Esse era o motivo da corda. Iria provar o contrario e que ao menos aquela promessa seria cumprida.

Ela o acusava de ser procrastinador e estava certa. Não é assim com a maior parte dessa geração? Somos seres iludidos com o prazer imediato e indispostos ao tedioso esforço, numa busca vã de sentido para a vida e controle da ansiedade? Ele pensava que ela reclamava de sua apatia diante da vida e de tomar qualquer atitude por ser ela um espírito inquieto, pratico e objetivo. Eram como extremos um do outro, mas encontravam o equilíbrio na cama e se amavam como se desfrutassem do mesmo capricho da natureza que faz as flores suportem o toque gelado do orvalho para depois desabrocharem no sol quente da manhã. E tinham Manuela em comum. Relacionamentos são assim, funcionam no real e não no ideal. O ideal seria caminharem lado a lado, mas na prática cada um puxa a corda pro seu lado e ela sempre arrebenta no lado mais fraco. Enfim, era previsível mas ele jamais achou que um dia a mulher iria se cansar, pegar a filha e partir. Foi o que fez deixando-o sozinho e com resoluções a tomar. Isso há três semanas. Agora ele cansado da própria solidão e de uma possível depressão que se instalava como uma intrusa decidiu agir para chamar novamente a atenção da mulher e da filha.

Deu o nó final com cuidado, certificando-se de que estava tudo certo. O balanço estava perfeito pendurado na grande árvore. Era uma promessa feita para a menina e também um símbolo de esperança mostrando para mãe e filha de que ele "acordou a tempo", merecia reconquista-las e estava disposto a promover mudanças para te-las de volta em sua vida.