O uso do “X” e do “CH” no conto: Xandy e Charlize

Xandy e Charlize andavam juntos. O caminho era longo, mas eles não se importavam. Tinham muito que conversar e além do mais, possuíam algo em comum: Nomes diferentes. Isso já tinha dado o que falar na escola, até que o professor Xavier percebeu que aquilo poderia se transformar em bullying que é um assunto muito chato, tratou logo de encaixar em sua disciplina um estudo do meio em um chalé que ficava em uma chácara que não era muito próxima à escola, mas que dava para ir a pé.

Quando chegaram, Xandy, logo percebeu que havia uma enxada e perguntou para o caseiro que usava uma camisa xadrez:

– Podemos usá-la para plantar algumas mudas de ameixas que trouxemos dentro dessa caixa?

O homem baixo e que tinha uma mecha de cabelo branco, ficou meio cabisbaixo, mas logo tratou de ajudar no plantio e aproveitar para mexer a terra.

– Escolha um lugar mais alto, aqui neste trecho, quando chove, a enxurrada é muito forte, pode levar as mudas de ameixas água abaixo.

Todos concordaram e subiram para plantar as mudinhas, bem próximo a uma nascente d’ água.

Charlize sentiu frio e voltava a fim de pegar o xale para cobrir os ombros, quando o professor pediu para ela pegar a caixa de agasalhos que estava embaixo da mesa dentro do chalé e que distribuísse aos amigos. Primeiro ela mexeu na caixa e pegou o seu xale.

Quando voltavam, começou uma discussão entre a turma, um deles já se preparava para dar uma chave de ombro no outro quando o professor interviu: – Ou vocês entram no eixo ou vou achar que vocês são frouxos e não se respeitam.

– Temos muito que fazer: Ainda temos o campeonato de xadrez, a preparação do chá da tarde, pregar algumas tachas na parede para fixar os trabalhos. Todas as atividades deverão ser feitas com muita paixão. – Não há taxa que pague um momento de reflexão, mesmo que seja com cheque pré-fixado.

O professor aproveitou o momento de interação e pediu para que cada participante falasse da origem e da história de seus nomes. Alguns sabiam outros não, mas foi uma atividade interessante.

Charlize disse que seu nome foi escolhido por seu pai que gostava muito da atriz Sul-Africana Charlize Theron, por sua atuação no filme “Contrato de risco”.

Xandy disse que seu nome era uma homenagem ao pensador Xandy Britto, dono da frase: “A esperança nada mais é do que puxar o coração do mundo com a corda da luz”. E completou:

– Eu nasci dessa esperança!

Silvia Trevisani – professora, psicopedadoga e escritora de Campinas.

e-mail: silvia.trevisani23@gmail.com