Tatá na Jaguaribe 17

As complicações com o sangramento no acesso que conectava o aparelho que filtrava seu sangue, passaram ser constantes, obrigava-o sair às pressas para buscar socorro.

Até que a falta de ar, a fraqueza, náuseas e tonturas intensificaram-se, as insuficiências cardíaca e renal, davam sinal de piora.

Depois do falecimento, contou uma amiga da família às netas, que pouco antes do óbito do Sr. Benito, apareceu em sua residência, dirigindo o carro, sozinho, era uma cidade circunvizinha a sua.

Depois da cerimônia religiosa, pediu a amiga que preparasse uma comida para ele, bem temperada, o quibe frito de que tanto gostava, e todas as quitutes que estava impedido de comer devido a dieta, que sempre degustava na residência dos amigos, antes do agravamento da doença.

Disse a amiga, que ele comeu em abundância, sorriu, contou história como sempre fez. Depois de altas horas, da neta Bibi ter ligado em seu celular, preocupada com o paradeiro do avô, e dele ter ficado furioso com a ligação, despediu dos amigos e foi embora. Sendo a última visita feita na casa dos amigos.

Teve dia que ao chegar na residência de Tatá, de ambulância, para pegar Andreata para acompanha-lo na sessão de hemodiálise, quando abriu a porta para descer e poder cumprimentar Tatá, que o aguardava na porta de casa, caiu assim que tentou sair, estava com náusea, irritado, n limite da doença.

Tatá, em mais uma experiência para provar sua fé na vida. Mesmo na cadeira de rodas, vendo o avô caído, passou pedir socorro para os presentes auxiliá-lo a levantar.

No coração, o desespero, o sentimento de incompetência, de não poder naquele instantes auxiliá-lo a levantar do chão, de sair andando sobre as próprias pernas ao encontro dele e auxiliá-lo a levantar.

Pediu uma toalha, Benito teve ânsias de vômito. Ainda, no chão, com a antiga postura de guerreiro, que mesmo no combate, quase vencido, não cedeu, nem pediu ajuda, conseguiu, sozinho, ir levantando, arrastando o corpo até o banco do carro. Andreata sentou no banco de trás do veículo. Foram para mais uma sessão de hemodiálise. Voltariam somente depois de quase cinco horas de tratamento.

Márcia Maria Anaga
Enviado por Márcia Maria Anaga em 13/09/2019
Código do texto: T6744355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.