Tatá na Jaguaribe 19

Tatá na Jaguaribe 19

Tarde de sexta feira. Sr. Benito entrou no Hospital sub-sede depois de um pioramento. Não sairia de lá vivo.

Depois de muitos ajustes e desgastes no entroncado da triagem e acolhimento pelo Sistema Público de Saúde, Benito foi alocado em um leito no setor de emergência do Hospital.

O quarto servia para atendimento básico de primeiros socorros para a Cardiologia e a Nefrologia.

Leitos, barulho dos aparelhos, movimentação de enfermeiros, médicos e paciente, camas contíguas, espaço sem janelas; era o setor de estabilização.

Quando Tatá chegou para visita matinal, encontrou-o sentado no cama. Sua feição era como que perdido no dirigir o barco. Sem perder a postura de homem de divisa; cabeça ereta, fala definida.

Cumprimentou a filha com o “A paz de Deus” de sempre. Silenciou. Após, ficaram por alguns minutos contando miolo de pote, conversas vazias, contornando falar diretamente sobre o estado delicado.

Na despedida, Tatá aproximou-se até a cabeceira, quis demonstrar afeto pelo avô, não tinha outro modo de expressar que estava torcendo por ele, solidarizando, pela compaixão naquele momento.

Travou os pneus com o freio de mão da cadeira de rodas, apoiou com as mãos no leito, impulsionou o corpo, ficando de pé face a face com ele, pegou em uma de suas mãos, e, afetuosamente, deu um beijo na testa do avô, dizendo que o amava. Despediram-se.

Quando chegou até a porta, ouviu o avô dizer:

___ Tatá, por favor, dê um jeito de me tirar daqui. Preciso sair deste lugar, o melhor seria ir embora. Caso não tenha como, que me transfiram para outro quarto menos barulhento.

Tatá respondeu que iria conversar com as outras netas, fariam o possível para que fosse removido.

Uma das enfermeiras ia se aproximando, Tatá pediu que a conduzisse até a portaria do Hospital, era muito distante. A mesma gentilmente assumiu a condução de Tatá até a recepção.

Na recepção, encontrou toda a família, inclusive os filhos do Sr. Benito, Vovó Ninita, e as netas. Iriam reunirem com a equipe médica, pediram para que comparecessem, a fim de os esclarecerem sobre o real estado do Avô.

Márcia Maria Anaga
Enviado por Márcia Maria Anaga em 16/09/2019
Código do texto: T6746469
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.