O Rio da Vida

A TRAVESSIA

Um homem chegou à beira de um rio, olhou-o bem, pra cima e pra baixo, observou o vento, as nuvens e sentou-se.

Outro veio e nada olhou, lançou-se na água e se foi;

Um terceiro q chegou logo depois q o segundo tinha se lançado na água, perguntou ao primeiro: o q faz aí, sentado à beira desse rio, nesse deserto, já q a cidade está do outro lado?

O primeiro respondeu: a correnteza está muito forte pra eu encará-la, estou esperando virar a maré.

O terceiro respondeu: mas dá pra atravessar, o homem q começou a atravessar um pouquinho antes d eu chegar já está alcançando a outra margem, s vc tivesse mais um pouquinho d coragem já estaria lá também.

Responde o primeiro: tudo tem o momento certo, prefiro aguardar.

O terceiro então, lançou-se na água e começou a nadar.

Após alguns minutos foi se cansando e a correnteza lhe arrastando, percebendo q não aguentava mais tentou gritar socorro ao primeiro q via tudo e nada fazia

Nisso chegou um quarto homem q vendo o segundo s afogando ficou desesperado e buscava um meio d salvar o outro, mas por não saber nadar ficava gritando d um lado pro outro pedindo socorro querendo q aparecesse alguém q soubesse nadar.

Como o primeiro permanecia imóvel mesmo diante daquela movimentação todo, o quarto homem achou estranho e lhe indagou:

O sr. Sabe nadar?

Sei, respondeu o primeiro homem.

Então!!! Ta vendo o homem lá s afogando e todo o meu desespero... Pq não s mexe e nada fax?

Respondeu o primeiro: eu o avisei q a correnteza era forte e q por este motivo eu estava aqui aguardando a virada da maré, mas ele me ignorou pq viu um outro ateavessar facilmente o rio e achou q conseguiria também, não vou pq não pisso com esse rio sozinho quanto mais com ele à reboque; e a proposito, seu desespero e gritaria foi não foi em vão pq é o seu limite, mas não resolveu o problema pq o homem acabou d s afundar e não voltará mais.

O quarto homem vendo aquela teagédia piorou seu despero, saiu gritando mato a dentro, perdeu o juízo e foi morar com os bichos na mata.

O primeiro voltou, sentou-se de novo nomesmo lugar, até q mudou os ventos e a maré, só então lançou-se no rio e atravesdou-o.

Pedronilo Sodré
Enviado por Pedronilo Sodré em 23/06/2021
Código do texto: T7285442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.