“ Vinte e três... Vinte e quatro... Trinta e ....”
 
- Droga, Heloisy! Você me fez perder a conta mais uma vez. - Disse Henry voltando o olhar de novo para o céu.
 
“Problema seu. Seu dedo vai ficar cheio de verrugas. A vovó já disse para não ficar como um idiota contando estrelas.”

Me deixa!


“ uma...duas... três...”


O manto negro perdia cada vez mais sua escuridão pelos salpicos estrelares e pela lua toda exibida que, nesta noite, desprezou o luar e preferiu brilhar sozinha.

Os olhos de Henry brilhavam com aquele monte de estrelas para contar.

***

- Mãe, eu queria um telescópio. - Disse Henry pela milésima vez sem muita motivação.

- Já conversamos sobre isso, Henry. Suas notas estão péssimas. Você só sabe falar de estrelas, planetas, a escola só ensina isso? - Disse a mãe colocando café no copo do filho.

- Você também é culpada, Heloisy. Quantas vezes eu já disse que você deve ajudar seu irmão nas tarefas? Vão! Comam logo. A perua da escola já vai chegar. - completou.

Henry passava, sem fome e frustado, o dedo em cima do pão.

***


- Helo, você sabia que podemos enxergar aqui da terra cinco planetas sem usar telescópio? Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Satu...

- Eu já disse que não quero saber dessas idiotices de planetas e estrelas! Não me enche! – Heloisy virou para o lado brava - e para de colocar os pés no meu colchão. Eu quero dormir - finalizou

Heloisy dormia na cama de cima do Beliche e Henry costumava levantar o colchão da irmã com os pés para não deixa-lá dormir.
 
As aulas de ciências até que atraíam a atenção de Henry, mas logo o dispersava quando o assunto era botânica.

- Professora, - Henry levantou uma questão que, de certo modo, o irritava – por qual motivo a planta se chama girassol se não tem nada a ver com uma estrela? É só uma planta boba.

- Não é uma planta boba Henry, ela tem um significado muito interessante. Ela simboliza felicidade, entusiasmo e energia positiva. – Disse a professora com um tom alto na voz.

Henry continuava com a mesma opinião....

- Você sabia – continuou a professora – que o girassol em seu período de crescimento vive virado para o sol? Daí seu nome. E ao final de sua vida, seu caule para de crescer e ela morre para o lado oposto. – completou.

Continua sendo uma planta boba..... não tem nada de astro nela ... pensou Henry

- Pessoal, vamos continuar. Abram o livro, página 56...


***
 


Naquela noite o céu estava totalmente nublado. Não havia estrelas. Não havia lua. Não havia mais Henry. Apenas um breu.

Não muito longe dali, um bêbado era tirado do seu carro por um punhado de mãos e começara um linchamento. Era apenas uma criança que estava olhando o céu e não prestou atenção na rua, ou era um homem que ceifara a inocência com doses de irresponsabilidade?

Do outro lado, um bêbado que tinha apenas como remoso não ter mais dinheiro para beber. Seu carro agora estava em chamas. Os policiais o salvaram da morte, talvez, merecida.

Ainda naquele canto infantil, os bombeiros, exaustos e tristes, não conseguiram fazer mais nada a não ser deixar a mãe abraçar pela última vez o corpo de Henry ainda com sobras do calor da vida de outrora.

No céu, as nuvens abriram espaço para a lua, mas, rapidamente, após ver seu admirador sem vida, voltou para a escuridão das nuvens.

As sirenes eram mudas.

O pranto da mãe de henry era mudo.

Os xingamentos e gritos da população com o bêbado na viatura eram mudos.

O coração de Heloisy, que estava paralisada, rasgava a noite como o único som audível a quilômetros de distância.

A lua não quis mais aparecer
....
No primeiro ano de sua morte, um telescópio de brinquedo ganhou espaço por entre as flores em seu túmulo.

“Te amo, filho.” – Gritou a mãe com o peito.

Apenas o coração conseguiu falar naquele momento.

- Mãe, - Heloisy apertou a sua mão naquele momento – o Henry não gostava dessa flor e ela acabou nascendo aqui do lado. Posso tirar ela? Acho que ele gostaria - disse a menina apontando para o enorme girassol ao lado do túmulo.

- Não. Deixa ela aí. Girassol trás o sol para aqui pertinho dele. – disse a mãe.

Uma suave brisa tocou, com cuidado, cada pétala do enorme girassol ali do lado de Henry.
 

 
 
 
Eduardo monteiro
Enviado por Eduardo monteiro em 14/10/2021
Reeditado em 14/10/2021
Código do texto: T7363399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.