Nos Arquivos do Meu Pai

Nos arquivos do meu pai, encontrei uma foto antiga, a preto e branco, onde vê-se um senhor abraçando uma menina. No verso está escrito: "menina Rebeca" e o nome do meu pai. Não sei quem é a senhora Rebeca e se ainda vive, vou perguntar ao meu tio, único homem que sobrou entre os irmãos do meu pai, para saber se lembra... Na foto, o meu pai está bem pausado, com uma camisa, de mangas curtas, dentro duma calça sem cinto, e sapatos, a moda antiga, com a mão direita na cintura e o braço esquerdo sobre o ombro esquerdo da menina Rebeca. A menina também está muito pausada, com um fato/vestido xadrez, um pouco acima dos joelhos, de mangas curtas, "chupa" nos pés, "raia" na cara e um turbante sobre o penteado afro. O meu pai está ligeiramente inclinado, o que deixou-lhe com mais charme, pois a menina é ligeiramente mais baixa, chega-lhe ao pescoço. O rosto está parecendo o meu sobrinho Kahunda, filho da minha mana Paula.

Também encontrei uma foto tipo passe, dum jovem com um penteado a rigor, camisa, "bleze" e gravata. No verso não tem nome, só está escrito "15 12 63" que deve ser a data da fotografia. O rosto do jovem parece-se com o do meu primo Luís, irmão da mana Paula. Por isso, não há dúvidas que era o pai deles, irmão mais novo do meu pai, ex-funcionário do Caminhos de Ferro de Moçâmedes, que vivia na Vila Arriaga - terra de muita manga, em Angola.

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 01/01/2022
Reeditado em 01/01/2022
Código do texto: T7419920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.