SÔNIA - UMA NOVA VIDA

   Saí logo cedo para caminhar, a manhã estava convidativa e o sol fraco me faria bem antes de tomar um banho e seguir para o trabalho. Aliás o médico já havia me dito para que caminhasse sempre que possível, mas eu não o atendia, só algumas vezes quando eu queria, achava que o que eu andava diariamente já era suficiente. Nesse dia resolvi cumprir a determinação médica e lá vou eu circular a imensa praça e me juntar com outras pessoas para essa finalidade. Estava desatento a tudo, inclusive aos meus problemas familiares, não queria me estressar muito. Caminhei pela praça durante quase uma hora, então resolvi parar um pouco, sentei em um banco e tomei alguns goles d'água. Próximo a mim uma cena me chamou a atenção, uma figura feminina enxugava os olhos com um lenço, fato que me comoveu. Fiquei atento e aguardei mais alguns minutos para então tentar intervir. Ela me olhou séria como se esperasse que eu fosse até lá e foi o que fiz. Perguntei se precisava de ajuda, mas disse estar tudo bem, o que não acreditei. Conversamos um pouco sobre assuntos triviais, seu nome era Sônia e morava ali nas imediações, porém eu nunca a tinha visto. Nos despedimos e ela foi embora, queria acompanhá-la mas ela dispensou a minha cortesia.

   Fui trabalhar sem pensar mais em Sônia, no meu entendimento foi uma coisa normal, uma casualidade que poderia acontecer com qualquer um. Dois dias depois eu estava em um restaurante quando me deparei com Sônia, mas ela não estava só, um homem estava com ela e jantavam normalmente. Quando ela percebeu a minha presença tornou-se inquieta e me olhava discretamente, me deixando preocupado com o seu comportamento. O homem bebia uma cerveja e alguns minutos depois ele foi ao banheiro, oportunidade que tive para me aproximar, porém ela ficou receiosa e apenas me entregou um papelzinho com um número de telefone e o dia e a hora exata para ligar. Fiquei mais tranqüilo e me afastei, ficando a observar discretamente. Quando o homem voltou ele pediu a conta e saiu apressadamente quase arrastando ela. Isso me deixou um pouco triste, ela deveria estar passando por uma situação muito constrangedora. O cara aparentava ser bem mais velho que ela, eu comecei a gostar dela, eu que havia saído de um casamento fracassado e precisava de uma companheira para dar continuidade a minha vida. No dia e hora combinados liguei, ela atendeu, estava apreensiva, precisava falar comigo. Marcamos um local, na praça onde nos conhecemos e lá ela me contou toda a sua história.

   O dia amanheceu, em meu apartamento Sônia acordou um pouco assustada, teve pesadelo, mas permanecia inquieta como se algo a estivesse incomodando. Fizemos amor mas não foi como eu esperava, mas depois do que ela passou não seria possível sair melhor. Aquele homem com quem ela vivia a maltratava bastante e ela sem opção e sem ter família no Estado se viu obrigada a aceitar as humilhações dele, porém criou coragem e na primeira oportunidade se livrou do mesmo e se entregou ao primeiro onde viu uma oportunidade de fuga, queria voltar para a sua cidade, mas viu em mim um certo conforto e topou ficar comigo depois de fazer uma análise da minha situação e também uma oportunidade de refazer sua vida. Seu companheiro havia viajado a serviço e ela aproveitou o ensejo para pegar algumas coisas que lhe pertenciam e sumir definitivamente da vida dele. Hoje ela mora comigo e estamos nos dando bem, seu único receio é encontrá-lo por aí e ele tentar alguma coisa contra ela.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 15/03/2022
Código do texto: T7472914
Classificação de conteúdo: seguro