ESQUECI DE DIZER (BVIW)

 

 

O tempo passou tão rápido, o trabalho tomava quase todo o meu tempo. Levantava as 04:00 fazia café bem rápido me arrumava e ia pegar o ônibus da empresa multinacional, que passava perto de minha casa às 05:00, o serviço começava às 06:00 e ia até as 17:00, chegava em casa as 18:00 e havia outra jornada de trabalho; lavar roupas, limpar um pouco a casa e preparar o jantar. Meus filhos precisavam se alimentar, pois longe mim alimentavam bem mal, muito embora, eu deixasse tudo pronto, era só esquentar. Esquecia de tantas coisas, era o estresse da jornada de vida. Um dia meu filho pequeno de oito anos me lembrou...

- Mãe! A senhora trabalha tanto, a gente quase não brinca, conversa, está sempre correndo.

- Filho hoje esqueci, porque a mamãe está tão cansada que mal aguenta parar de pé... Me perdoe filho, mas a mamãe precisa trabalhar muito para pagar o aluguel e comprar comida. Beijava meus filhos enquanto eles dormiam, quando me levant para nova jornada.

- E você esqueceu de dar abraço na mamãe hoje. Como foi na escola filho?

- A professora falou que eu pareço órfão, ninguém vai na reunião, ninguém aparece lá, etc...

- Filho, meu chefe não deixa a mamãe sair, só em caso de doença. Mas tudo vai passar filho, a mãe te ama, nunca se esqueça disso.

Era o que eu sempre falava para meus filhos, deixe que critiquem e julguem, só a mamãe sabe o que precisa fazer para criar vocês.

-Preciso que vocês sejam bons filhos, para crescerem honestos, pois um dia irão lutar como a mamãe luta hoje.

O tempo se foi, envelheci e hoje vejo a mesma rotina nos lares de meus filhos. Passamos a vida correndo, para sobreviver. As vezes somos julgados, criticados, mas cada um sabe de si. Meus filhos cresceram honestos, são trabalhadores e buscam também a sobrevivência, lembrando que nem todos nascem ricos, ou ganham bem para ter empregados em casa. Assim foi minha rotina até um dia adoecer e me aposentar por invalidez. Hoje pelo menos posso escrever, e descansar, fazer tudo mais devagar. Mas a vida da mulher que trabalha fora e tem filhos pequenos não é nada fácil. Nunca esqueci de minhas lutas, mas valeu a pena amar e buscar a compreensão de meus filhos já tão sábios e maduros mesmo  tão novos.

 

TEMA BVIW: ESQUECI

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 16/08/2022
Reeditado em 16/08/2022
Código do texto: T7583568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.