Lição que a vida dá...

E naquela fazenda cheia de mistérios, onde José gostava de viver, ele vivia feliz, apesar de ter um gênio muito difícil. gostava de ficar vendo seu gado pastando, cavalos soltos, galinhas e patos passeando pelo quintal, passarinhos cantando, luar a noite, vagalumes, gatos fazendo festa namorando nos telhados, ou brigando pelo seu espaço, vida abundante e pulsante. belo cenário de quem mora na roça.

 

José sempre foi uma pessoa meio egoísta. Teve muitos filhos, mas não tinha vivência plena com nenhum. Sempre achava que os filhos queriam tomar seu lugar, suas terras, mandar em sua casa. Sempre foi agressivo com os filhos, desde a infância já os mandava “pastar” e tantos outros xingamentos. Os filhos foram crescendo e pegando outros rumos indo embora de casa.

Dizia o mais velho:

-Não dá para morar com o papai. Ele é muito radical, possessivo e não dá espaço nem para que possamos ajudá-lo, não nos deixam plantar e cultivar as terras.

Assim se passaram os anos e um a um dos filhos foram morar na cidade. Mas como tudo na vida tem suas consequências, ele ficou velho e muito doente. As terras estavam sem cuidado, virando mata fechada, e por pouco não perde tudo para o governo.

E foi assim que a vida lhe deu o troco, hoje ele é cuidado pelos filhos que ele tanto tocou de casa, suas terras estão nas mãos dos filhos, que ensinaram e disseram para ele o que é o amor. Ele ainda teve a chance de receber amor dos filhos, que se fossem maus, poderiam ter se vingado dele e o colocado num asilo. Mas a mãe sempre generosa plantou muitas sementes de amor e perdão na alma de seus rebentos. Hoje o velho pai recebe amor e carinho de todos os filhos. A vida ainda foi muito boa com ele, que aceitou enfim a ajuda dos filhos. E compreendeu enfim o verdadeiro amor.

 

25-10-22

CONTO BVIW

E se eu disser o que é o amor...

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 25/10/2022
Reeditado em 07/11/2022
Código do texto: T7635467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.