ENCONTRO BVIW - DESTAQUES

Por Marina Alves

 

 

Mais um sucesso esse encontro do BVIW!

Os temas da semana ficaram em: Talvez fosse uma lenda e Sem lugar na cidade. Tivemos textos maravilhosos e nossas exímias autoras mostraram o valor de seus talentos literários. Parabéns a todas!

 

 

 

Textos em destaque:

 

 

 

TALVEZ FOSSE UMA LENDA

 

1 - O segredo de Lucila - Mary Fioratti

 

O conto de Mary é de um lirismo incontido. Com toques sensíveis, mexe com a ternura armazenada no fundo do nosso coração. A história que remonta às doces lembranças da neta pensando na avó e suas cartas trocadas com o avô. O aconchego de dormir ao lado na cama da avozinha traz um quê de amor e doçura que encanta. Comoventes o cuidado e zelo do avô que volta para trazer as quenturas do amor que não morreu mesmo depois da morte física. A sensibilidade da autora nos arrebata e nos faz querer que houvesse mais um pedacinho.

 

Parabéns, Mary!

 

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7645433

 

2 - Sempre no mesmo horário - Daisy Zamari

 

“Sempre no mesmo horário”, chama a atenção pelo seu teor inusitado. A presença de um bem-te-vi que sempre vem visitar o mesmo local é a mola propulsora para que a autora teça sua peça com sensibilidade e delicadeza. Que mistério cercaria aquele ritual do pássaro que cumpria sua rotina de beber água e se banhar na água da cascata da piscina? O mais bonito, porém, foi o que a partir daquele rito uniu a família e gerou momentos de pura reflexão. Um final surpreendente, protagonizado pelo “talismã”, o bem-te-vi.

 

Parabéns, Daisy!

 

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7645386

 

 

 3- Garoto Coragem - Jessica Rodrigues

 

O conto remete a algo muito comum na vida de toda criança: o fascínio pelo desconhecido, o encantamento pelas histórias que mexem com a imaginação. Com linguagem escorreita e simples, Jessica nos oferece as delícias de um texto que com certeza fez e faz parte das nossas vidas. Com a mestria nas palavras, a autora soube muito bem conduzir a narrativa baseada numa figura lendária do folclore belorizontino, o Vovô Balinha. Com desfecho admirável, a autora premia seu personagem infantil e deixa o leitor também admirado com a saída brilhante para a narrativa sustentada.

 

Parabéns, Jessica!

 

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7645394

 

 

 

 

SEM LUGAR NA CIDADE

 

 

1- O lado bonito da vida - Marília Paixão

 

O conto é leve, tem a cara da narrativa que atrai de imediato. A forma como Marília descreve as cenas que o compõe, envolve o leitor deixando-o querendo saber o que vem adiante. Foi um texto que me tocou, porque fui pensando também que a vida é um sopro, e é feita de encontros e despedidas. Ficou lindo esse encontro entre Rita e Julieta que há muito haviam se despedido. Gostei em especial da finalização com a frase que deixa um tantinho de esperança no ar, principalmente, quando nossa alma clama por passeios pelo lado mais bonito da vida. Parabéns, Marília!

 

https://www.recantodasletras.com.br/contos/7645416

 

2- Assombração caipira - Cassia Caryne

 

O conto de Cassia é muito bem escrito. Resgata um vocabulário que se adequa de forma redonda à perspectiva da narrativa. O título é uma delícia, e por si só já é um apelo à leitura. Quem não fica com vontade de ler “Assombração caipira?”. O universo do mal-assombrado ganhou corpo ao longo da narrativa. Abusando desses elementos “assombrosos”, a autora nos faz arrepiar a cada detalhe. A Luz da Chapada, que perdeu espaço em meio às luzes da cidade, é peça chave na contação dos mineiros e foi muito bom mergulhar ao sabor da narrativa. O final foi fecho de ouro!

 

Parabéns, Cassia!

 

https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/7645412

 

 

PARABÉNS AOS NOSSOS DESTAQUES DA SEMANA!