A LIÇÃO DE UMA FORMIGA

Certa vez em uma manhã de um dia qualquer no passado eu estava mexendo num canteiro fazendo apenas uma limpeza. Em um dado momento eu vi uma pequena formiga solitária e determinada carregando algo que eu não sabia o que era. Imediatamente tomado eu de um sarcasmo resolvi tirar o " fardo desconhecido" que a formiga carregava e pensei no que ela ia fazer. Pensei que ela iria desistir por não encontrar o que lhe tirei.

Assim fiz. E quando eu tirei, nem se tivessem me dado oitenta milhões de semanas eu descobriria onde caiu o que a tal formiguinha carregava porque tudo o que estava ali já existente no chão era semelhante ao que ela carregava ,porém uns pareciam ser bem maiores,mas para minha surpresa ela fez alguns rodeios e achou o que eu lhe havia tirado.

Fiz de novo a mesma coisa à formiga e de novo ela achou o que lhe foi tirado.

Olhando aquilo, parei de mexer no canteiro e esperei que ela seguisse seu caminho e ela seguiu como se nada tivesse acontecido e o que ela levava para onde tinha que ser levado posso não ter visto, mas tenho a plena convicção de que ela chegou e entregou.

Pessoas tiram coisas da gente. Lançam muitas vezes coisas nossas pelo chão. Tentam nos igualar as outras pessoas sem conhecer nossa capacidade. Sem direito algum resolvem importunar nossos caminhos. Pensam que conseguem nos destruir tirando de nós uma convicção e conseguem , mas tão somente pelo simples fato de nos pegar desprevenidos , fragilizados, ou traindo nossa confiança. Ou pior ainda, se mostrando realmente o que são na primeira oportunidade de te diminuir. A pobre e frágil formiguinha percorria um caminho que naturalmente já lhe seria perigoso ainda mais levando um fardo. Instintivamente ela já deveria saber disto, mas desistiu? Não! Me agrediu? Não! Recorreu a um exército característico dela e que deveria ter direito? Não! Ela teve força de resolver a tudo sozinha. Tão pequena e tão frágil era aquele pequeno ser, mas ela conseguiu destruir no seu silêncio, na sua força e na sua capacidade e determinação tudo aquilo que ao redor dela em algum momento se sentiu muito mais capaz do que ela.

Geraldo Lys
Enviado por Geraldo Lys em 29/12/2022
Código do texto: T7681942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.