A HIPOCRISIA DE LOURDES

 

 

Fânio ficou profunfamente triste quando Leilinha partiu, ela foi acometida de uma grave doença, o que a obrigou a ficar dias e mais dias acamada sob os cuidados de uma velha irmã. Os pais eram falecidos há anos e Lourdes ficou cuidando da única irmã no antigo casarão que herdaram desde a partida deles. O local era afastado da cidade e para irem fazer compras utilizavam uma charrete como meio de transporte e lá se encontravam com Fânio, que era dono de um armazém onde compravam os mantimentos para o mês. Foi numa dessas viagens que o comerciante, amigo dos pais das irmãs, acabou se apaixonando pela mais nova, o que gerou um certo ciúme em Lourdes, bem mais velha, que tinha interesse em Fânio, porém guardou isso em quase segredo, mas Leilinha desconfiava da irmã e também guardou essa desconfiança para si. Fânio visitava a pretendente duas vezes por semana e namoravam sob as vistas de Lourdes e na hora determinada ele tinha que ir embora, não podia se adiantar muito na noite.

 

Certo dia Leilinha adoeceu e teve que ser levada ao hospital. A irmã mais velha colocou-a na charrete e se dirigiu para a cidade, um percurso de mais ou menos meia hora. No hospital ela foi atendida e retornou cerca de algumas horas depois, Fânio nem ficou sabendo, só soube quando foi em sua casa no meio da semana. Leilinha, no entanto, não estava bem, mas o médico orientou para que se recuperasse em casa.

 

Passaram-se alguns dias e a moça não tinha melhora, o que fez sua irmã levá-la para a casa de uma tia que morava em uma cidade um pouco distante alegando que o clima lá era melhor para a sua recuperação. Tudo foi feito sem o conhecimento de Fânio, que já falava em casamento, pois já era um rapaz de seus quase quarenta anos e ela tinha apenas vinte e oito, enquanto Lourdes já passava dos quarenta. Quando Fânio chegou para namorar encontrou a casa fechada e os poucos vizinhos que ali existiam nada souberam informar. Durante esses dias o comerciante ficou muito triste com a situação sem saber o que tinha acontecido com a namorada e a irmã.

 

Depois de quase um mês Lourdes voltou sozinha, tinha deixado a irmã na casa da tia informando que a visitaria sempre. Esperou Fânio chegar para dar-lhe uma notícia nada boa: disse que Leilinha havia falecido e que estava muito sentida, precisaria de muito apoio emocional e moral e ele era a pessoa certa para isso. Falou que seu enterro foi em um cemitério do interior sem indicar qual. Fânio acreditou nessa história e foi acometido de uma grande tristeza, já Lourdes soube representar muito bem o seu papel com hipocrisia. Os dias foram se passando e Lourdes "precisando" do conforto dele, que se prontificou a visitá-la regularmente até que seu astral melhorasse. Acontece que ela procurou se envolver com ele, que a princípio achou estranho, mas acabou aceitando as carícias dela, até que foram para a cama e se entregaram.

 

Lourdes ia discretamente na casa da tia e viu na irmã a preocupação dela em querer saber do namorado. Ardilosamente sua própria irmã informou que ele havia fechado o comércio e viajado com uma estranha para outro Estado, o que deixou Leilinha decepcionada e como era o tipo de moça muito boba acabou acreditando e criado raiva de Fânio.

 

Como Leilinha estava se dando bem na casa da tia, inclusive melhorando sua saúde, Lourdes achou por bem vender a casa e morar junto com a irmã e sua parente. E assim foi feito, a casa foi vendida e ela guardou o dinheiro em conta conjunta com a irmã, no entanto nunca deixou de se encontrar com Fânio. Até quando ia manter essa mentira, tanto para Fânio como para sua irmã, era a sua dúvida.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 21/04/2023
Código do texto: T7769614
Classificação de conteúdo: seguro