UM CONTO JUDAICO SOBRE O SHABAT

Havia uma vez um homem chamado Avraham, que vivia em uma pequena vila judaica. Avraham era conhecido por sua dedicação ao cumprimento das mitzvot (mandamentos) e sua devoção à observância do Shabat.

Cada sexta-feira, Avraham se preparava para a chegada do Shabat com grande alegria e entusiasmo. Ele acendia as velas de Shabat, recitava as bênçãos e cantava canções de louvor. Sua casa ficava impecavelmente limpa, e ele preparava uma refeição especial para a noite de Shabat.

Um dia, enquanto Avraham se preparava para o Shabat, uma tempestade começou a se formar. As nuvens escuras se aproximavam rapidamente, e os ventos sopravam fortemente. Preocupado com a possibilidade de a tempestade interromper a sua celebração do Shabat, Avraham decidiu ir até a sinagoga local para pedir conselho ao rabino.

O rabino ouviu atentamente as preocupações de Avraham e sorriu. Ele disse: "Avraham, você é um homem justo e dedicado. Não se preocupe com a tempestade. Lembre-se de que o Shabat é um presente especial de D'us,bendito seja Ele,e Ele certamente cuidará de você."

Encorajado pelas palavras do rabino, Avraham voltou para casa e continuou seus preparativos para o Shabat. Ele acendeu as velas, recitou as bênçãos e acalmou seu coração com as melodias sagradas. A tempestade lá fora se intensificou, mas Avraham permaneceu em paz.

Enquanto Avraham se sentava para a refeição de Shabat, um milagre aconteceu. Apesar da fúria da tempestade lá fora, dentro de sua casa, tudo estava calmo e sereno. A luz das velas brilhava suavemente, e uma sensação de paz e tranquilidade encheu o ambiente.

Avraham percebeu que D'us havia ouvido sua prece e abençoado sua casa com proteção especial durante o Shabat. Ele sentiu uma profunda gratidão em seu coração e louvou a D'us por Sua bondade.

Desde aquele dia, Avraham nunca mais duvidou da importância e do poder do Shabat. Ele continuou a observá-lo com alegria e devoção, lembrando-se sempre de que, mesmo nas tempestades da vida, a santidade do Shabat pode trazer paz e bênçãos para aqueles que o guardam.

Odiézio Moldes
Enviado por Odiézio Moldes em 30/06/2023
Código do texto: T7826039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.