MARIA VAI COM AS OUTRAS.

Chagaspires

Você já ouviu falar no termo "Maria vai com as outras".

Essa frase segundo os pesquisadores vem do século 19, época em que Napoleão Bonaparte sonhou ser dono do mundo.

Naqueles momentos difíceis para todo mundo , a Europa também foi assolada pela guerra e o rei de Portugal D. João VI com medo do conflito armado, veio para o Brasil e trouxe a corte portuguesa se instalando no Rio de Janeiro, e entre os cortesãos trouxe Dona Maria I sua mãe.

Ela tinha ficado com problemas psíquicos e ficou então sendo conhecida como Dona Maria a louca.

A sra Dona Maria tinha para ela damas de companhia que inclusive passeavam com ela pelos arredores do Palácio real.

A população tomou conhecimento da situação e todas as vezes que elas saiam para passear diziam : "Lá vai Maria com as outras".

Como a famosa senhora não tinha como escolher por onde iriam passear as amas eram quem decidiam por onde seria o itinerário.

Com o passar do tempo esse termo ficou sendo empregado quando uma pessoa não sabia o que queria e era influenciada por outra. Ou seja não tinha opinião própria e nem sabia se decidir sobre qualquer assunto.

Apesar do termo ter caído no desuso popular ainda se ouve dizer a famosa frase toda vez que uma pessoa não sabe decidir o que quer.

É vivendo e aprendendo .

Boa 🌙 noite .

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 03/08/2023
Reeditado em 03/08/2023
Código do texto: T7852205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.