Autocontrole na vida

Pedro em visita a uma sessão com o Coach em Gestão de Emoções, ouviu que o autocontrole é fundamental em diversos aspectos da vida, especialmente no mundo competitivo que vivemos. Embora a maioria das pessoas não sabem que o autocontrole nos permite agir de forma mais consciente e controlada, evitando ações impulsivas que podem trazer consequências negativas para nossas vidas. Ter autocontrole ajuda-nos a tomar decisões mais acertadas, lidar melhor com nossas emoções e evitar comportamentos prejudiciais.

O coach foi falando para Pedro de uma maneira simples é pediu que Pedro, se lembrar sempre de respirar, de manter a calma e de ouvir o outro lado com empatia. Uma recomendação sábia!

Controlar as palavras que saem da boca e pensar nas consequências do que será dito, é algo de pessoas sensatas. É que dessa forma, nos permite agir de forma mais consciente, evitando que transformemos uma simples conversa em um conflito irreparável.

Pedro citou o ambiente do seu trabalho. Onde vivia com algo comum, se deparar com situações estressantes, prazos apertados e colegas difíceis de lidar. As pessoas no trabalham estão cada dia mais egoístas.

Em um mundo em constante evolução, é notória a mudança no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. Cada dia mais, podemos observar a prevalência do egoísmo e individualismo, onde o foco principal passa a ser o próprio benefício, deixando de lado a importância das relações humanas e do trabalho em equipe.

A competitividade desenfreada e a busca incessante pelo sucesso tendem a fazer com que as pessoas ignorem a importância de ajudar e ser solidário com os colegas de trabalho. Nessas situações, o egoísmo se manifesta, já que as pessoas priorizam seu próprio crescimento em detrimento do crescimento conjunto.

Além disso, a cultura do egoísmo também pode ser alimentada pela falta de valores éticos nas organizações e pela falta de incentivo à colaboração e empatia. Quando o ambiente de trabalho não estimula a cooperação entre os indivíduos, cada um acaba por buscar apenas o que é melhor para si, sem se preocupar com o impacto que suas ações possam causar no todo.

Contudo, é importante ressaltar que momentos de egoísmo não são exclusivos do ambiente de trabalho. Eles são reflexo de uma sociedade que valoriza o individualismo e o sucesso pessoal acima de tudo. Essa mentalidade egoísta pode se espalhar como um vírus em todas as esferas da vida, e o trabalho é apenas um desses ambientes onde ela se manifesta.

A reflexão que fica é que, apesar das circunstâncias, devemos sempre buscar um equilíbrio entre nossas ambições pessoais e o bem-estar coletivo. O trabalho em equipe é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer organização, e cada pessoa tem um papel importante a desempenhar nesse contexto.

Ao agirmos de forma solidária e colaborativa, estamos não apenas contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso, mas também construindo relações saudáveis e duradouras. Afinal, o verdadeiro sucesso não está apenas em individualidades, mas sim na capacidade de alcançar metas coletivas e compartilhar conquistas.

Portanto, é fundamental refletir sobre a importância de deixarmos de lado o egoísmo no ambiente de trabalho e buscar, de forma consciente, cultivar a empatia e a colaboração. Dessa maneira, poderemos construir um ambiente mais justo, harmonioso e bem-sucedido, onde as pessoas trabalhem em conjunto em prol de um objetivo comum.

Porém, é preciso lembrar-se de que perder o controle emocional só nos prejudicará.

Perder o controle emocional é um desafio que afeta nossa capacidade de lidar com situações e pessoas de forma equilibrada e racional. É importante cultivar autoconsciência e desenvolver habilidades de gerenciamento emocional para evitar consequências negativas.

Pois é Pedro, o autocontrole também é essencial, pois convivemos com pessoas, de diferentes padrões comportamentais.

Mais uma vez Pedro, é necessário que respire fundo, mantenha o foco e busque soluções para as adversidades. O autocontrole nos ajuda a evitar conflitos desnecessários, é nos ensina a lidar melhor com as pressões do dia a dia e a buscar a excelência em nossas tarefas.

Pedro então revelou que adorava doces. Ele sempre comprava muitos chocolates e guloseimas todas as vezes que ia ao supermercado, claro, toda veja que o quadro de ansiedade e estresse estava alto.

O profissional ouviu o que falou Pedro, é disse: você precisa desenvolver seu autocontrole e parar de comer tantos doces, já que era uma fuga, um hábito e comportamento prejudicial a mente. E foi logo falando para Pedro aprender que o autocontrole não significa privar-se de todas as coisas que gosta, mas sim encontrar um equilíbrio saudável em tudo.

Pedro passou a desfrutar de chocolates e guloseimas, mas agora com moderação. Evitando comer quando está estressado ou ansioso.

Bem, a história de Pedro, nos ensina que o autocontrole é uma habilidade essencial para alcançarmos sucesso em qualquer área da vida. Seja resistindo a tentações alimentares, controlando nossos gastos ou gerenciando nossas emoções, o autocontrole nos capacita a fazer escolhas conscientes e assertivas.

Pedro saiu da conversa com o Coach totalmente aliviado e convicto que esse era o caminho.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 27/09/2023
Código do texto: T7895482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.