Quando a Mente Trava

A MAIORIA DAS COISAS QUE NOS TRAVAM ESTÃO DENTRO DA NOSSA

PRÓPRIA MENTE E FORAM CRIADAS POR NÓS.

Toda trava tem solução! Jorge Guimarães

A jovem chamada Ana, constantemente sentia que algo a prendia, impedindo-a de alcançar seus objetivos e conquistar sua felicidade. Ela se perguntava o que poderia estar causando essa sensação constante de travamento em sua vida.

Certa manhã, após mais uma noite de reflexão e busca por respostas, Ana decidiu que era hora de investigar a origem dessas barreiras que sentia. Ela começou a perceber que, na maioria das vezes, eram suas próprias crenças, medos e inseguranças que a impediam de seguir em frente.

Ana logo entendeu que a nossa mente é poderosa e complexa, capaz de criar realidades inteiras em nossa imaginação. Também compreendeu que pode ser nosso maior inimigo quando os pensamentos negativos, medos e o processos de autos sabotagem começam a dominar nossos pensamentos. Esses pensamentos limitantes criam barreiras invisíveis que nos impedem de dar o próximo passo e nos mantêm presos no mesmo lugar.

Ana, pesquisou e concluiu que uma das principais razões pelas quais nos sabotamos é o medo do fracasso. A ideia de não sermos capazes de alcançar nossos objetivos ou de sermos julgados pelos outros pode nos paralisar, nos impedindo de avançar. No entanto, é importante lembrar que o fracasso faz parte do processo de crescimento e aprendizado. Cada obstáculo que encontramos ao longo do caminho nos fornece valiosas lições e nos ajuda a nos tornarmos pessoas mais fortes e resiliente.

Ana cada vez que pesquisa chega a conclusões interessantes. Principalmente em se tratando de obstáculo, aquele que criamos para nós mesmos é a falta de confiança em nossas próprias habilidades. Muitas vezes, subestimamos nosso potencial e acreditamos que não somos bons o suficiente para realizar algo. Essa falta de confiança nos impede de explorar nosso verdadeiro potencial e de nos arriscar. No entanto, é importante lembrar que todos nós temos habilidades e talentos únicos. Em vez de nos concentrarmos em nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nossas forças e usar nossos recursos internos para superar os desafios que surgem em nosso caminho.

Ana não conseguia deixar de pensar nas palavras de seu avô: "A maioria das coisas que nos travam estão dentro de nossa própria mente e foram criadas por nós mesmos." Essas palavras ressoavam em sua mente, ecoando como um sábio conselho que ela precisava compreender.

O seu avô, um homem letrado falou muito sobre a autos sabotagem. Segundo ele a auto sabotagem também pode estar presente em nossos relacionamentos. Muitas vezes, criamos padrões de comportamento negativos que nos impedem de ter relacionamentos saudáveis e significativos, disse o avô de Ana Podemos ter medo da intimidade, nos escondermos atrás de máscaras ou nos afastarmos de pessoas que nos amam. Esses padrões de autos sabotagem são criados por nossa própria mente para nos proteger de sermos machucados, mas, em última análise, nos privam da felicidade e da conexão humana.

Ana, decidida a desvendar esse mistério, iniciou um exercício introspectivo. Sentou-se em silêncio, respirou fundo e deixou que seus pensamentos fluíssem livremente. Ela se permitiu explorar todas as suas emoções, desde as mais alegres até as mais tristes e assustadoras.

No decorrer desse processo, Ana começou a identificar os pensamentos limitantes que a assombravam. Começou a pensar em superar as barreiras mentais, é cultivar uma mentalidade positiva e construtiva. Ficando disposta a desafiar seus pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos e capacitadores. Ela percebeu que eram aqueles pensamentos autocríticos, que lhe diziam constantemente que ela não era boa o suficiente, inteligente o bastante ou talentosa para conseguir o que queria.

Com coragem, Ana decidiu enfrentar essas crenças e desafiá-las. Ela começou a questionar sua veracidade e buscar evidências de que na verdade ela era capaz de realizar os seus sonhos. Ana percebeu que muitas vezes as barreiras eram apenas ilusões que a impedia de progredir.

Ela aprendeu outra maneira pela qual a mente pode nos travar é através da procrastinação. Muitas vezes, adiamos tarefas importantes porque temos medo de fracassar ou simplesmente porque nos sentimos sobrecarregados. No entanto, a procrastinação apenas prolonga o tempo em que nos sentimos presos e nos impede de avançar. Ao enfrentar nossas tarefas de frente e tomar medidas concretas, rompemos com o ciclo de procrastinação e nos libertamos do peso emocional que acompanha a inércia.

Outro fator que Ana identificou como causa do travamento em sua vida eram seus medos irracionais. Ela percebeu que muitas vezes estava criando cenários hipotéticos negativos em sua mente, onde tudo dava errado. Ela entendeu que esses medos eram apenas fantasmas que ela mesma criava, impedindo-a de avançar.

Ana fez essa bela reflexão para uma amiga, dizendo que nos nós tornarmos conscientes de nossos medos e inseguranças, que podemos começar a desmantelar os padrões de autos sabotagem que criamos para nós mesmos. É preciso superar essas barreiras, Ana desenvolveu uma estratégia. Ela começou a nutrir pensamentos positivos e encorajadores em sua mente. A cada pensamento limitante que surgia, Ana se desafiava a pensar em algo bom que ela poderia conquistar. Não deixa para amanhã, o que podia fazer hoje.

Com o tempo, Ana começou a notar uma mudança em sua atitude e em sua vida. Ela se tornou mais confiante e corajosa para enfrentar os desafios que surgiam. As coisas começaram a fluir mais facilmente e ela se sentiu mais livre para explorar suas habilidades e paixões.

Após algum tempo, Ana percebeu que a maioria das coisas que a travavam estavam em sua própria mente e haviam sido criadas por ela mesma. Ela aprendeu que estava no controle de sua vida e que podia superar qualquer obstáculo que surgisse.

Com essa nova perspectiva, Ana conquistou seus objetivos e encontrou a felicidade que tanto almejava. Ela provou para si mesma que, apesar dos obstáculos internos que cria, também pode criar as condições para superá-los.

E assim, Ana ensinou a si mesma e a todos ao seu redor uma valiosa lição: a maioria das coisas que nos travam estão dentro de nossa própria mente e foram criadas por nós mesmos. Ter consciência disso nos possibilita encontrar a chave para o sucesso e a felicidade.

Muitas vezes, encontramos obstáculos em nossas vidas que nos impedem de realizar nossos sonhos e alcançar nossos objetivos. Esses obstáculos podem parecer gigantescos e intransponíveis, mas se observarmos com atenção, perceberemos que a maioria deles está dentro de nossa própria mente e foi criada por nós mesmos.

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 29/09/2023
Código do texto: T7897215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.