Fogueira do combatente

Um antigo combatente, Jónas, preocupado com os problemas que afectam o país, a situação de pobreza que o povo passa, a má gestão do erário, etc., fez-se acompanhar com dois colegas e foram ter com o seu coordenador propondo-lhe a ideia de fazerm uma "fogueira do combatente" para reflectirem sobre vários assuntos, principalmente a condição de vida dos antigos combatentes, da acção social, dos professores, dos enfermeiros e de outros funcionários público, da formação dos jovens, do ingresso ao mercado de trabalho e da reforma dos trabalhadores, fazendo uma comparação com as razões das suas lutas contra os colonos. O coordenador dos antigos combatentes, ouvindo a proposta, não gostou muito, pois, o franzir do seu rosto deu a perceber. Mas o senhor não negou nem aceitou, disse que iria perguntar ao governador para ouvir a opinião dele a respeito. Os outros ficaram admirados e irritados com o coordenador, pois esperavam que ele fosse apenas para comunicar a realização da fogueira, e não saber se o governador aceita ou não. Coitado dos antigos combatentes, parece que não sabem que os seus coordenadores/representantes andam no cafrique dos políticos, infelizmente!

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 28/12/2023
Reeditado em 28/12/2023
Código do texto: T7964010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.