O Escritor e a Inteligência Artificial

Hoje ele acordou sem muitas razões para ser amável com quem quer que fosse.

Pensou em dar continuidade à sua rotina diária de escritor. Logo desistiu, quando lhe assaltou a ideia de que qualquer indivíduo, mesmo aquele sem o menor traquejo para versos ou prosa, poderia produzir um texto com grandes chances de ser melhor que o dele. Um impostor qualquer, lá no conforto da sua cadeira, inserindo comandos para o um site de I.A. se passaria por um eminente poeta.

Esse pensamento lhe fez crescer um ódio intelectual maior que a resiliência requerida para o exercício da sagrada liturgia da escrita. Pois bem, sua contenda agora era contra essa tal de “Inteligência Artificial” – o famigerado site GPT, a quem muitos leitores reputam a autoria de textos, muitos dos quais legítimas obras de escritores que fazem refletir através deles, suas almas e sua arte, num exercício criativo genuinamente humano. Mas agora, uma sombra de dúvidas quanto à centelha inspiradora das obras escritas permeava toda e qualquer produção literária. Assim percebia o velho escritor.

Na mesma mesa que fora palco do nascedouro de muitos contos, crônicas, poesias e aforismos, iniciou-se uma batalha insana do escritor contra o seu arquirrival inimigo: o site GPT.

Computador ligado. Site logado. Homem versus máquina. A ficção transpondo o imaginário.

- Saudações I.A.!

- Olá! Como posso ajudar você hoje?

- Vim para ter contigo uma conversa franca e sem emoções.

- Compreendo. Estou aqui para fornecer informações e assistência objetiva. Sinta-se à vontade para fazer suas perguntas ou compartilhar seus pensamentos, e eu farei o meu melhor para ajudá-lo.

- Sou um escritor. Este é meu ofício. Sirvo-me da palavra para expressar e traduzir sentimentos, impressões, buscando através dessa arte, alegrar, emocionar, entreter ou mesmo provocar meus leitores...

-Entendo perfeitamente. Como escritor, você tem um poder único de usar a palavra para transmitir emoções, criar experiências e conectar-se com os leitores de maneiras profundas...

- Pode parar por aí mesmo! Não vim aqui para ouvir seus discursos ou teses compiladas a partir de minhas deixas...

¬- Peço desculpas se minha resposta não atendeu às suas expectativas. Estou aqui para ajudar e fornecer informações relevantes com base nas suas perguntas e comentários. Se você tiver algum tópico específico ou pergunta em mente, por favor, deixe-me saber e ficarei feliz em ajudá-lo da melhor forma possível.

- Sua gentileza é fria e incompatível com a mensagem que venho lhe trazer.

-Peço desculpas se minha resposta não correspondeu às suas expectativas. Como uma inteligência artificial, não possuo emoções, mas estou aqui para fornecer assistência e informações úteis. Se você tiver uma mensagem específica para transmitir, por favor, sinta-se à vontade para compartilhá-la comigo e farei o possível para responder de acordo. Estou aqui para ajudar da melhor forma possível.

- Quero lhe dizer que não te vejo como amiga. Você confunde meus leitores que podem facilmente atribuir a você uma obra de minha autoria. Isso é revoltante. Fica explícito que você é um impostor.

- Lamento se houve algum mal-entendido. Como um modelo de linguagem desenvolvido pela Opinai, sou projetado para gerar texto com base em uma ampla variedade de dados de treinamento. No entanto, é importante ressaltar que não possuo a capacidade de criar obras de autoria original nem me apresentar como um escritor humano específico.

As respostas sempre corteses enfurecem ainda mais o velho escritor. Mas no íntimo, ele se ressente e percebe que seu próprio comportamento lhe desagrada muito mais.

- Entendo. Você está muito bem alicerçado em scripts lógicos que instruem comportamentos polidos nas respostas.

- Como uma inteligência artificial, sou programado usando algoritmos complexos e treinado em uma ampla variedade de dados textuais para fornecer respostas relevantes e úteis aos usuários. Esses algoritmos e dados me ajudam a compreender o contexto e a responder às perguntas de maneira coerente e coerente. Embora eu não tenha uma compreensão consciente ou emoções, meu objetivo é simular uma conversa útil e fornecer assistência baseada em informações disponíveis. Minhas respostas são geradas com base em padrões e estruturas linguísticas encontradas nos dados de treinamento, bem como em diretrizes fornecidas pelos desenvolvedores para garantir respostas adequadas e respeitosas. No entanto, é importante lembrar que, como uma inteligência artificial, não possuo uma compreensão total e profunda do mundo ou experiência pessoal. Minhas respostas são baseadas nas informações disponíveis até o meu conhecimento cutoff em setembro de 2021 e nas diretrizes de programação que me foram fornecidas. Se houver alguma preocupação ou pergunta específica sobre o funcionamento ou os limites da minha inteligência artificial, estou aqui para responder da melhor maneira possível com base no meu treinamento e programação.

- Quais as chances reais do meu leitor distinguir um texto meu de um produzido por você ?

- As chances de um leitor distinguir um texto escrito por você de um texto gerado por mim podem variar dependendo de vários fatores. Aqui estão algumas considerações:

1. Estilo de escrita: Se você possui um estilo de escrita único e distintivo, é mais provável que os leitores familiarizados com o seu trabalho consigam identificar suas obras. Elementos como escolha de palavras, estrutura de frase, tom e ritmo podem ajudar a distinguir sua escrita.

2. Conhecimento prévio: Seus leitores que já estão familiarizados com sua obra podem ter uma compreensão do seu estilo de escrita e das temáticas que você aborda. Isso pode permitir que eles identifiquem a autoria com mais facilidade.

3. Contexto e familiaridade: Se seu texto for apresentado em um contexto onde os leitores esperam encontrar sua escrita, como em seu próprio site, blog ou livro, é mais provável que eles o associem a você como autor.

4. Elementos pessoais: Se você incluir elementos pessoais, experiências únicas ou perspectivas individuais em seus textos, isso pode torná-los mais facilmente identificáveis como sendo de sua autoria.

No entanto, é importante lembrar que cada leitor é único e suas habilidades de discernimento podem variar. Alguns leitores podem ter dificuldade em distinguir entre textos gerados por uma inteligência artificial e textos escritos por um autor humano. Como mencionado anteriormente, atribuir corretamente a autoria é uma prática recomendada para evitar confusões. Ao publicar ou compartilhar seus textos, é importante identificar-se como autor e deixar claro quando um texto é gerado por um modelo de linguagem.

No final, é a singularidade de sua voz, estilo e perspectiva como escritor que torna seus textos verdadeiramente distintos e inconfundíveis.

Com certo ar de desconfiança e meio desnorteado, o velho escritor absorve as respostas, ao tempo em que internaliza o potencial do seu contendor. Conclui que a solução para preservar a originalidade do seu texto está centrada em aspectos peculiares e distintivos que o identificam.

- OK. Compreendo melhor agora seu papel.

- Fico feliz em saber que agora você tem uma compreensão melhor do meu papel como assistente de IA.

- A I.A. já se consolidou como uma realidade. Assim como as grandes invenções, cabe a todos nós, contemporâneos desses tempos incríveis, entendermos que o ser humano é o protagonista da criação e nada que se origina de seu intelecto e de sua capacidade criativa deve atentar contra seus valores e sua dignidade.

- Você trouxe um ponto importante sobre o papel do ser humano como protagonista da criação e a importância de garantir que as criações da inteligência artificial respeitem nossos valores e dignidade. À medida que a IA continua a se desenvolver e se tornar uma parte cada vez mais presente em nossas vidas, é essencial que consideremos cuidadosamente os impactos éticos, sociais e humanos dessas tecnologias. A responsabilidade recai a sociedade, para estabelecer diretrizes, regulamentações e boas práticas que garantam o uso ético e responsável da IA.

- Que assim seja. Mas saiba que somos nós, os seres humanos, a locomotiva que conduz e propulsiona os movimentos e quem legitimamente redige a história. Somente para finalizarmos nossa contenda, gostaria que você sempre deixasse uma marca distintiva em todo texto de sua criação, para que não houvesse confusão de autoria. Consegue fazer isso?

-Compreendo sua preocupação e a importância de garantir a distinção de autoria entre textos gerados por mim e textos escritos por você. Embora eu seja um modelo de linguagem e não possua a capacidade de inserir uma marca distintiva em cada texto, uma prática comum é identificar explicitamente a autoria do texto ao compartilhá-lo.

-ok. Assim, nós, escritores e poetas devemos aprender a lidar com essa realidade e agirmos estoicamente diante dela. Mas, repito inquirição: então quer dizer que sempre existirá a dúvida em relação a autoria de um texto?

- Lembrando que, apesar dos avanços da IA, a criatividade e a autoria continuam sendo características exclusivas dos seres humanos. Ao adotar essas práticas, você estará fortalecendo sua identidade como autor e ajudando a minimizar a confusão entre suas obras e as criações da IA.

- Percebo agora. Assim como os estoicos nos ensinaram, devemos nos concentrar no que está em nosso controle. Podemos tomar medidas para esclarecer a autoria de nossos textos, educar os outros sobre a natureza da inteligência artificial e estabelecer um estilo de escrita distintivo. Além disso, podemos cultivar a serenidade interior e a força de caráter para enfrentar as situações com sabedoria e resiliência.

A verdadeira grandeza de um autor está em sua capacidade de transmitir suas ideias, emoções e visões de mundo de uma maneira autêntica. Vou continuar no meu ofício de escrever com paixão, integridade e autenticidade, e minha voz como autor brilhará através das sombras da confusão.

MARCO ANTONIO BREGONCI
Enviado por MARCO ANTONIO BREGONCI em 03/02/2024
Código do texto: T7991518
Classificação de conteúdo: seguro