Manter coração tranquilo

Havia uma vez um jovem aprendiz de karate chamado Kenji. Ele era talentoso e forte, mas também arrogante e indisciplinado. Kenji acreditava que já sabia tudo o que havia para saber sobre karate. Ele frequentemente desrespeitava seu Sensei, um homem idoso e sábio chamado Hiroshi, interrompendo suas aulas com perguntas desrespeitosas e desafiando abertamente suas instruções.

Kenji não tinha paciência para os rituais e a etiqueta do dojo. Ele se recusava a se curvar ao entrar no dojo, um sinal de respeito pelo espaço de treinamento e pelo mestre. Ele frequentemente chegava atrasado às aulas e interrompia os outros alunos durante a prática. Sua arrogância era tão grande que ele até se recusava a usar o uniforme adequado, preferindo suas próprias roupas casuais.

Um dia, durante o treinamento, Kenji levou seu desrespeito a um novo nível. Ele desafiou abertamente Hiroshi na frente de todos os outros alunos. Ele zombou da idade de Hiroshi, chamando-o de velho e lento, e questionou sua habilidade para ensinar. Hiroshi, no entanto, permaneceu calmo e convidou Kenji para um combate amistoso.

Kenji, confiante de sua vitória, atacou com toda a sua força. Mas, para sua surpresa, Hiroshi desviou facilmente de todos os seus golpes. Em um movimento rápido e fluido, Hiroshi derrubou Kenji no chão. O dojo ficou em silêncio.

Hiroshi ajudou Kenji a se levantar e disse: “Kenji, a força e a habilidade são importantes nas artes marciais, mas a verdadeira força vem do respeito e da disciplina. A sabedoria dos mais velhos não é uma fraqueza, mas uma fortaleza construída ao longo de muitos anos. Se você aprender a respeitar isso, se tornará um verdadeiro mestre de karate.”

A partir daquele dia, Kenji mudou sua atitude. Ele começou a respeitar Hiroshi e a valorizar sua sabedoria. Ele começou a chegar cedo para as aulas, a usar o uniforme adequado e a seguir as regras do dojo. Com o tempo, Kenji se tornou um dos melhores alunos de Hiroshi, não apenas em habilidade, mas também em caráter.

Esta parábola nos lembra da importância de respeitar a sabedoria dos mais velhos e a necessidade de disciplina e respeito nas artes marciais, e na vida.