Zé Mané e O Segredo

Zé era um cara crédulo e muito otimista, acreditava poder ser positivo o tempo todo, mesmo após completar 25 anos de idade acreditava em várias coisas ditas pela mídia de massa, depois de ler e assistir o documentário O Segredo acreditava que sua vida havia mudado. Ele tem um bom emprego, um carro razoável, uma namorada bonita, cinco bons amigos e uma mãe coruja, certo dia Zé está na rua e tem sua carteira roubada na Baixada Fluminense (RJ), ele se estressa e vai reclamar na delegacia, fica tão irado com o descaso da polícia militar que ofende o delegado que o prende. Depois de esperar umas horas ele foi liberado, sua mãe pagou sua fiança, ele voltou para casa com sua mãe e ainda sem documentos aguardava respostas sobre sua carteira ainda sem seus documentos e dinheiro. Ao chegar em casa sua mãe começou a passar mal e ele só pôde ligar para uma ambulância, Zé não encontrou o remédio de sua mãe, perdeu a caixa em algum local da casa, já passava da hora da medicação dela e sua pressão arterial já estava altíssima, outros sintomas começaram a aparecer ainda mais, a espera pela ambulância foi longa, mas ela chegou.

A mãe de Zé foi internada as pressas em hospital particular e depois de ser internada na unidade coronariana, Zé tentou concentrar seu milagroso pensamento positivo, mas que pena, seu otimismo não pôde salvar a vida de sua mãe e nem seu plano de saúde cobria a doença rara constatada nos exames cardíacos de sua mãe, agora Zé estava endividado. Tarde demais... o Universo não ajudava o Zé e sua mãe acabou por morrer deixando-lhe uma dívida de um plano de saúde que não cobre doenças cardíacas raras.

Zé estava tão concentrado em ter sua tão mentalizada riqueza que esqueceu amigos e namorada, sua namorada sempre ficava com muito desejo sexual reprimido devido a abstinência de 3 meses sem sexo, isso por causa dos estudos da Lei da Atração do Zé somada ao seu vício de trabalhar compulsivamente deixando suas pessoas queridas de lado, tanto que ela acabou traindo-o. Zé desconfiava que estava sendo traído, torceu para que fosse mentira, torceu para que sua namorada ainda o amasse. Agora ele, mesmo traído não queria largar a namorada, agora era um corno pois até pensou em aceitar futuras traições, tudo para não perder sua linda namorada com a qual teve dificuldades em conquistar.

Zé queria chorar suas mágoas e pediu energia cósmica para sua vitória, pediu sucesso ao Universo, mas não obteve respostas naquele dia, talvez Universo estivesse congestionado, Zé não era o único a pedir coisas, talvez as "linhas" estivessem ocupadas, ainda mais que ninguém que se preze atura choro de corno no ouvido. Tarde demais... o Universo abandonou o crédulo Zé.

O triste Zé torceu para que seus amigos o ajudasseem a superar a crise e concentrava o pensamento positivo, ele torcia para encontrar seus 5 amigos, ligou para o primeiro amigo e ele estava em outro Estado, só voltaria em 2 meses; ligou para o segundo amigo e este estava hospitalizado por causa de uma colisão na BR-101; ligava para o terceiro amigo que estava transando com sua namorada naquele exato momento e não podia ajudá-lo naquela noite, afinal era uma transa excelente, agora um pouco menos saborosa pelo Zé ter ligado no melhor momento do sexo; logo ele ligou para o quarto amigo que estava muito ocupado concentrando também o pensamento positivo, assim como Zé agora esse amigo estava lendo O Segredo e comprou outros livros sobre o tema; finalmente Zé ligou para o quinto que o acompanha até um bar.

Juntos, Zé e o amigo torciam para que o azar de Zé passasse logo, resolveram assistir um jogo decisivo de seu time, Zé concentrava seu pensamento positivo em seu time, seu amigo fazia o mesmo, o time deles, perdeu numa goleada de 4x1 para o time adversário. Com todos os problemas somados a derrota assistida pela TV os dois amigos passaram uma longa noite de choradeiras regadas a álcool, sinuca, baralho e música. É triste mas o pensamento positivo constante de Zé só falha, para sua desgraça pessoal, só pra completar o amigo do Zé esqueceu a carteira em casa, que azar para o Zé que saiu de casa só com uma cópia da identidade somada a R$ 10,00 e a chave de sua casa, dessa vez o Universo estava arrebentando a vida de Zé, mas ele tinha fé.

No dia seguinte Zé tentou sair com seu carro, mas o mesmo estava apresentando problemas na direção e a caixa de freio estava muito gasta, Zé não percebeu muito seus problemas com o carro, estava muito distraído tentando passear com seu carro, mas ao pegar a estrada houve um acidente que congestionou o trânsito, logo Zé concentrou seu pensamento positivo para o trânsito abrir para que ele saísse, queria ir a algum local, talvez visitar seu pai, separado há anos de sua mãe, seria pesado para ele contar a má notícia, ainda mais pela amizade que seus pais tinham mesmo separados, assim Zé seguiu, preso no engarrafamento na ponte Rio-Niterói esperando que a ambulância ou o IML ajudassem a resolver o problema na ponte.

Zé seguiu com seu carro até o centro do RJ e passou perto da "Faixa de Gaza", localizada entre a favela de Parada de Lucas e Padre Miguel, pois ele pensava que esse era o caminho para a casa de seu pai, ledo engano, um engano terrível que o fez ser rendido e por um bandido que o retirou do carro que lhe roubou o carro e subiu favela acima, mas para sorte de Zé ainda sobraram R$ 20, 00 para voltar para casa. O Universo levou até o carro do entusiasta Zé. E agora, o que será desse azarado?

Após tantas coisas desagradáveis num simples fim de semana Zé ficou em depressivo, não teve disposição para ir ao trabalho e perdeu o emprego por não conseguir justificar suas faltas, mal acabara de enterrar a mãe com muito custo e agora ele se recuperava. Bem depois seus amigos se reuniram para ajudá-lo e Zé conseguiu ter um pouco mais de sorte, mas perdeu bastante a fé em seu pensamento positivo, pelo menos temporariamente. Algo lhe dizia que é impossível ser positivo o tempo todo, mas ele preferiu ignorar essa racionalidade, pois era um homem de fé. No passado Zé já foi escravizado por religiões proselitistas devido a ter o perfil de ser um desesperado dependente, mas livrou-se de tudo quando descobriu que Rhoda Byrne revelou ao mundo um segredo milenar passado a grandes homens da humanidade, a Lei da Atração. Que pena, Zé era muito crédulo e aceitou essa fraude! Parece que o Universo conspirava constantemente contra Zé, logo ele descobriu que não era tão especial como pensava, lembrou de como pagou dízimos e ofertas em variadas denominações evangélicas e não ganhou as tão sonhadas recompensas, algo lhe dizia internamente que ele podia estar se enganando, pior, poderia ser um grande otário, evitou pensar nisso. Ficou pensando na possibilidade de que suas dezenas de livros de auto-ajuda só mudaram sua vida por efeito placebo, evitou novamente essas hipóteses céticas, afinal, Zé era um homem de fé e ceticismo e fé nunca caminhariam juntos.

Aquele fim de semana foi mesmo duro para Zé, mesmo ele sendo um colecionador assíduo de bugigangas sobre O Segredo, mesmo tendo disciplina para treinar os exercícios da Lei da Atração, mesmo tendo concentrado toda sua mentalização positiva o Zé só se lascou. E agora, o que seria do Zé? Será que o Zé vai ficar milionário? Será que o Zé seria feliz? Talvez ele precise assistir mais palestras sobre a Lei da Atração, ainda pensava nisso, mas pobre coitado... seu tão amado dinheiro era agora curto demais para comer, pagar contas, investir no pensamento positivo e curtir sua vida social... pobre Zé, pobre mané.

- Mensageiro Obscuro.

Fevereiro/2008.