APRENDER COM QUEM SABE...

Há 28 anos Antônio cortava cana, quando ouviu uma voz que depreciava sua masculinidade. Deu uma volta correndo no talhão onde trabalhava e não viu ninguém!

Meia hora se passa e de novo a voz o achincalha. Não vendo ninguém por perto, desce dois talhões, encontra-se com seu compadre Ananias e lhe conta o acontecido.

O compadre engenha uma estratégia: vão os dois para o local da voz e assim que a ouvirem, saem correndo em direções opostas e cercam o malvado ofensor. Antônio sai correndo por três vezes, sem que o compadre ouvisse nada.

Em dúvida, o Ananias conta o sucedido para a esposa do Antônio e faz uma recomendação: _Como a comadre já foi do ramo, faz um marmitex duplo e amanhã vai com o Antônio pro campo, percebendo se sou eu quem está ficando surdo, ou se o compadre está cismado!.

Dito e feito. Dona Rosa se arrume e de manhãzinha partem pro canavial; ela ao lado do esposo.

Durante o dia vê com seus próprios olhos, o que seus ouvidos não ouvem: “Antônio estava escutando coisas, sozinho!”.

Conseguem uma autorização do chefe e voltam para casa mais cedo, com Rosa aos prantos, sendo acudida com água e açúcar pela comadre, que aconselha buscar um psiquiatra, que ajudara Mariinha, quando teve mal de parto, uma tal de depressão!

No dia seguinte plantaram os dois no consultório e só depois das 18 horas, conseguiram ser atendidos.

Depois de perguntar “cada coisa”, exigir lembranças escondidas, examinar o Antônio de pé até a cabeça, o psiquiatra garantiu: _Senhor Antônio, o senhor fez muito bem de procurar logo a ajuda. Descobrimos que o seu tio e um seu primo já sofreram deste mal e que atendido logo e tratado com afinco, as chances das vozes sumirem são grandes. Vou medicar o senhor e só lhe peço para nunca abandonar o tratamento, pois a recaída é quase certa e precisamos que o senhor fique bom, até que nos dêem à cura, que ainda não existe, mas estão caminhando para isto. Se tiver recaídas e ficarem problemas a cura fica mais difícil. Estamos entendidos?

_Pode deixar doutor, farei direitinho, pode crer!

Vendo tanta determinação o doutor começou o tratamento com um único medicamento, dose baixa, para teste, que perdura há trinta anos. A cura não saiu, mas Antônio está forte como um coco.

Há três meses, Antônio vai ao consultório médico com a seguinte história: _Doutor, aconteceu algo chato. A patroa precisou de dinheiro, não me avisou e eu fui buscar o medicamento e não pude comprar as três caixas escritas na receita, pois o dinheiro só dava para uma. O senhor se importa de me dar mais duas caixas?.

_De jeito nenhum, fico feliz em ajudá-lo! Foi a resposta.

Enquanto fazia a receita o doutor pensava: “Como é persistente no tratamento este cliente!” e resolveu lançar uma pergunta, que talvez pudesse ajudá-lo a entender o porquê os outros clientes tinham a mania de se sentirem curados e acabavam suspendendo a medicação, com prejuízos graves à sua recuperação:

_Antônio me explique uma coisa: o que faz você ser tão persistente no tratamento, a ponto de ter se aposentado no canavial, só ter faltado um dia do trabalho e tomar constantemente o seu remédio, sem faltar um dia, quando muitos não seguem o seu exemplo?

_Doutor vamos lá supor, que um dia o senhor me peça para lhe ensinar cortar cana. Eu vou com o senhor na Cooperativa, vou lhe ensinar a ouvir o barulho que deve fazer um bom alfanje, quando recebe um piparote, para o senhor comprar um de bom aço. Depois eu vou pedir ao meu chefe para me deixar levar o senhor num talhão de cana, vou lhe calçar as pederneiras, vou proteger o seu rosto das palhas, vou por seus pés de modo a não golpeá-los com o alfanje, vou lhe ensinar a pegar as canas e como dar o corte certo, para uma boa produção. Creio que se o senhor treinar umas duas horas, o senhor vai ficar um bom peão. Agora, cortar cana é o meu dom. O do doutor é tratar com a medicina, como é que eu posso querer ser doutor, se só fiz o primeiro ano e mal sei escrever?

O médico completou a receita com a alma lavada, abraçou o SENHOR ANTÕNIO, Doutor em Cultura Canavieira, despediram-se e o médico está seguro de que precisa conhecer melhor a ciência, para poder ajudar com sua lógica experimental, estes sábios de nascença.

______________________

www.drmarcioconsigo.com