Amores e Dissabores fazem parte da vida

Em mil novecentos e sessenta e quatro, chega em Nova Esperança uma Família composta de oito pessoas, o senhor Vieira, a senhora Rosa, e seus seis filhos;

Falamos sobre esse grupo de pessoas, onde se destaca. Esta bela mulher.

Convidei Luna para contar sua história; Que é muito interessante Esta é uma história, que envolve amor, sofrimento, e traição. Envolve mulheres incautas, e homens mal intencionados. São vários personagens. Esta mulher a qual protagoniza a Nossa história teve muitos Amores e que juntos lhe trouxeram muitos dissabores; ela se multiplica nesse vasto universo. São muitas

Lunas Espalhadas por este Universo. E muitos homens sem caráter, a espreita aguardando o momento para aplicar seu golpe em uma delas. Falamos aqui de mulheres sem maldade por que não dizer ingênuas, dando tudo que tem em troca de uma migalha de amor. São estas mulheres que não sofrem as investidas dos espertalhões.

Elas parecem que não Valorizam, e por isso pagam para ter uma figura do seu lado intitulado homem. Nesse caso, vamos economizar o H, por que seria um desperdício gastar esta letra, com uma espécie tão desprazível; um ser que não corresponde ao titulo. Estamos falando do bicho homem que não se envergonham de gastar seu tempo que poderia ser precioso no entanto não é por que vive a sombra de uma mulher aquela que faz tudo em nome do amor. Que na maioria das vezes, ele a Explora, maltrata, e humilha a mulher para que ela se sinta mal amada.

Ele só se sente bem Quando ela se entrega como se fosse indefesa, E a mulher que se presta a esse papel, é simplesmente. Pelo fato de não querer mudar; e pelo comodismo faz-se de vitimas. Apanha, chora, e quando alguém interfere, ela defende dizendo deixa ele bate no que é dele! Mas que na verdade não é isto; elas simplesmente sujeitam a humilhação, esperando que o seu homem amado mude as suas atitudes; considerando assim, o tamanho do seu amor.

Mas quão enganoso é pensar assim; O bicho homem não muda; é o bicho mais difícil de ser domado. Pena que a mulher não compreende, que o homem desde que não cumpra com os seus deveres, por mais interessante, por mais ele seja a figura mais bela entre os mortais, a natureza jamais fará dele um adversária de peso para competir com uma mulher que se preza; Os homens que me desculpem, não estamos falando de homens e sim de exploradores de mulheres mal amadas.

Dedico a elas

Dedico esta obra as mulheres guerreiras desse imenso universo desse nosso chão. em que pisamos; Mulheres com as qualidades as quais me refiro, são aquelas que não se deixam abater, nem levar pelos indivíduos mal intencionados. Aquelas que sabem defender os seus direitos, e lutam por eles. Aquelas que conhecem os seus limites, e os do parceiro; aquelas que sabem quando chega a hora de parar, e por fim a uma relação que já concluiu que não deu, e não vai dar em nada, por mais que isso lhe cause dor ela toma a sua decisão.

Esta é uma obra que me comprometi a fazer com detalhes bem próximo da realidade; se por ventura houver alguma semelhança, não será mera coincidência. centenas de mulheres foram ouvidas, para que fosse realizado esse trabalho.

Agradecimento

Agradeço aquelas senhoras com quem eu pude contar. São aquelas que corajosamente responderam a minha pesquisa, e que com isso, contribuíram para a composição do meu trabalho; foi com a colaboração delas; Como disse, eu pude chegar onde me propus alcançar o mais próximo possível da realidade. não me baseei em fatos reais, mas em comentários de Fatos do cotidiano; poderá até tropeçar na realidade de alguém; não estou preocupado se tal coisa acontecer posso estar despertando o sono de algumas ou de alguns que por ventura estejam adormecidos diante dos seus problemas. Mesmo que eu nem as conheça, quero estar certo de que estou lhes prestando uma grande colaboração. Essa é a minha proposta

[Luna] agora vou contar minha história de vida, desde o começo na minha infância. Nasci em uma fazenda próximo a Águia Branca, aqui mesmo no espírito santo.

Quando viemos para esta cidade, Eu tinha sete anos de idade; meu pai era um homem doente, O nome dele era (Viégas) e Minha Mãe era (Rosinalda) eu tinha Quatro Irmãos, e uma irmã a mais velha de todos (Luiza, Eiliéser, Norton, Neco, Elisio,) e Luna. Que sou eu completa os seis.

[Viégas] Meu sobrinho Tiago veio nos fazer uma visita, e um convite Rosinalda; ouça e diz o que você acha disso que ele vai falar.

[Tiago] Tia eu vejo que o meu tio não está bem de saúde, o que acho melhor tio É que o senhor abandone esta vida de roça, e procurar se tratar; vende tudo que tem aqui, e vamos para Nova Esperança, onde nós testamos, agente arruma emprego e escola para os meninos, lá eles terão perspectiva de futuro, e o senhor poderá se tratar.

[meu pai] A se Rosinalda estiver de acordo, e se é assim como você está dizendo, nós vamos sim; o que você acha Rosinalda?

[Rosinalda] Eu acho ótimo; que estando perto onde tem hospitais, fica mais fácil para você cuidar da sua saúde

[Luna] chegamos na cidade, Luiza saiu para ver um trabalho em casa de família e quando chegou,

[Luiza] Gente, eu sai já consegui um trabalho começo a trabalhar amanhã.

[Luna] minha irmã começou a trabalhar e logo em seguida,

[Viégas] O senhor João tem um trabalho que dá para eu fazer; é furar, uns buracos e levantar uma cerca eu vou pegar, assim eu furando esses buracos, levantando aquela cerca, já começo a ganhar um trocado, e pode através deste serviço, aparecerem outros.

[Eiliéser] eu vou ajudar até que me apareça alguma coisa.

[Neco] se é assim eu também vou! Tiago ficou de me arrumar um trabalho onde ele trabalha, mas enquanto isso, eu ajudo.

[Luna] meus irmãos o ajudaram; depois cada um arrumou uma coisa para fazer. Eu e meu irmão menor o Norton, começamos a estudar ali naquela escola na rua da margem do Rio; os outros três irmãos mais velhos foram trabalhar em outras coisas como eu disse. Sendo que Norton também nas horas vagas também ajudava no que podia.

Jerônimo era irmão do Tiago também era um primo muito carinhoso; ele sempre vinha para saber como agente estava.

Nesse dia ele trouxe um amigo com ele

[Jerônimo] Eu vim aqui tio, visitar vocês, e apresentar um amigo; Esse é o Jô; ele gostou de saber que tem outros parentes nosso que veio morar aqui, e veio conhecer o senhor, e a família.

[Viégas] a que pena, você não vai conhecer desta vez a minha filha mais velha a Luiza.

[Jô] mas o senhor pode ter certeza, que eu voltarei para conhecê-la.

[Luna] e Jô continuou indo sempre lá em casa, por que queria conhecer Luiza, que acabou em amor a primeira vista.

Amor A Primeira Vista.

O encontro de Luiza e Jô foi interessante Jô flechou o coração de minha irmã no primeiro instante; começaram a namorar, e em três meses, ficaram noivos, Jô era empregado trabalhava em uma empresa, onde era muito considerado, ele estava empregado, mas como recebeu uma proposta boa de emprego no Rio de Janeiro, ele resolveu ir em busca de um salário melhor e para isto, recorreu a opinião de Luiza.

[Jô] Luiza, eu recebi uma proposta que poderá ajudar muito no nosso projeto de casamento, eu estou pensando em aceitar esta proposta, o que você me diz?

[Luiza] A você quem sabe, se acha que vai ser bom, é você quem decide. Eu não quero de maneira nenhuma interferir nos seu assuntos. Se é para melhora não sou eu que vai atrapalhar.

[Jô] e o senhor seu Viégas? eu acho que lá vou perceber um melhor salário, terei melhores oportunidades, e para me arrumar para casar poderá me ajudar muito mas para isto quero a sua opinião; o senhor concorda?

[Viégas] claro meu filho, você e Luiza já conversaram, ela entendeu, por mim tudo bem, eu confio em você! E quero vê-lo realizado.

[Luna] Jô viajou, para o Rio de Janeiro, trabalhou lá um ano; nesse período, em que ele estava fora, meu pai voltou ao interior na ocasião da colheita de café, trabalhou normalmente, era o que ele tinha costume fazer e quando meu pai voltou já não era o mesmo piorou, como meu primo previu aconteceu Meu pai dependeu de ser internado de imediato; Felizmente, tinha um hospital próximo, onde ele foi internado urgentemente; faltou a presença de Jô já que meu pai gostava muito dele. Mas Jô soube e veio imediatamente.

[Viégas] Jô esperei por você por que precisava muito de te falar. Sei que não precisava eu dizer que gosto e confio muito em você; minha filha ficará muito bem em suas companhia; sobre esta responsabilidade, eu posso morrer tranqüilo? E em paz.

[Jô] nesse momento eu me sinto com a responsabilidade de um homem casado; meu sogro foi operado, e assim que saiu da mesa de cirurgia, eu voltei para o Rio de Janeiro; em poucos dias ele piorou e não resistiu, veio a falecer. Tinha um ano que esta família avia chegado em nova esperança; sofreram este grande golpe

[Luna] portanto, aos oito anos perdi meu pai. A minha vida deu uma reviravolta, que não sei como explicar.

[Jô] Luiza eu voltei para ficar perto de você já que seu pai faleceu, eu tenho que cuidar de você; sei que não teremos um casamento como eu gostaria que fosse, mas o importante é que ficaremos juntos

[Luna] olha Isadora, o que estou te contando, é para você ver como foi difícil a minha vida meu cunhado voltou a trabalhar assim que chegou de volta em Nova Esperança; Meses depois eles se casaram, e ficaram morando em um bairro vizinho; até ai tudo bem! minha irmã estava fora de casa, mas morando perto onde eu poderia vê-la todos os dias; no primeiro ano de casada, ela teve um filho; a chegada daquele sobrinho preencheu um grande vazio; Só que durou pouco, quando o bebê estava com apenas cinco meses de nascido, eles se mudaram

Mais Sofrimento

[Isadora] mas quando sua irmã mudou ela foi para longe, ou ficou por perto mesmo?

[Luna] não o meu cunhado voltou a trabalhar no mesmo lugar, no Rio de janeiro.

Branca é minha prima já era casada, mas foi uma amiga de verdade, especialmente quando eu fiquei grávida do meu namorado, ela me apoiou o Maximo que pode; ela foi e é sempre a mesma a única amiga com quem pude contar naquela época.

[Isadora] Nesse tempo Luiza sabia que era o momento que começava a curtir o sobrinho, por que ela e seu cunhado já que decidiram voltar para o Rio de janeiro; por que não levaram você?

[Luna] A Isadora, não seria tão simples assim! Primeiro eles esperavam que eu estivesse amparada, coisa que não aconteceu, mas eles não tiveram culpa. E o

Segundo ponto, é que eles não tinham ainda um local certo onde iam ficar; não sei se pensaram, mas mesmo que pensassem, não acredito que minha mãe deixasse eles me levar -

[] foi uma Barra em? de Irmã era só ela, e foi para longe, deve ter sido muito difícil!

[Luna] a você nem imagina; Minha infância já não foi a mesma depois que perdi aquelas pessoas que tanto me amavam; eu e meu irmão que era um pouquinho mas velho que eu, o Norton, agente sofreu muito. ele estudava teve que parar eu fiquei um tempo ainda

[Gloria Fernandes] Mas por que ele parou de estudar, vocês não tinham irmãos mais velhos que trabalhavam?

[Luna] á sobre isso, eu vou contar; Agente estudava na mesma Escola; uma que tinha ali bem pertinho do rio; ele coitadinho teve de parar o estudo logo cedo; eu também não fiquei muito tempo tive que parar. Eu contando isso para [Luciana] uma amiga, e vizinha aqui, não sei se você a conhece; ela me fez a mesma pergunta.

[Luciana] mas seus outros irmãos já eram rapazes?

[Luna] Dois eram Sim [Luciana] mas não adiantou muito para mim; por que todos foram cada um cuidar de si; Elias foi para o mesmo lugar onde viemos, esse foi antes do casamento de Luiza; um ano e meio depois

[Eiliéser] eu vou para casa de Luiza minha irmã no Rio de Janeiro, vou trabalhar com Jô ele é empreiteiro deve ter algum trabalho para eu fazer.

[Luna] assim foi o meu irmão mais velho. Em seguida foi o mais novo de todos; Norton quando estava com quatorze anos, foi também trabalhar com o cunhado.

Eiliéser o mais velho quando teve a idéia, ele estava namorando uma garota que era daqui mesmo do Bairro a Amélia, tentou dexa-la;

[Eiliéser] quando eu receber um dinheiro que estou para receber, eu vou para o Rio de Janeiro.

[Amélia] Eu vou com você; se você for, eu vou também para o Rio de Janeiro. Não quero ficar longe de você;

[Eiliéser] não, Amélia eu não posso leva-la, eu vou para a casa de minha irmã!

[Amélia]A mas eu vou assim mesmo, Lá eu arrumo um emprego, e vou trabalhar. Nas folgas agente pode se ver.

[Luna] Eliseu como eu disse, voltou para a fazenda de onde viemos; E por lá ficou até se casar Eiliéser foi embora com a namorada, o único que ficou conosco, Foi o Noel era trabalhador, mas bebia muito; minha mãe precisava cuidar dele, para não fazer tanta besteiras;, chegou a ir parar na cadeia por conseqüência da bebida. Aí eu te pergunto: Que condição tinha esse irmão para cuidar de mim? Como vocês podem ver, eram quatro irmãos, e uma irmã a mais velha e

Solidão

eu acabei ficando só! entre os irmãos, Ela sim era adorável, me dava Carinho não de irmã, mais parecia uma mãe; Luíza Era assim; mas na época ela já havia ido embora

[-Isadora] quando seu pai faleceu, já estavam noivos Luiza e Jô?

[Luna] Já, ele pediu a ela em casamento com três meses de namoro, ele o meu cunhado Decidiu que precisava apreçar o casamento, por que meu pai quando estava no leito de morte disse a ele:- espero que minha filha ficará muito bem em suas mãos; sobre esta responsabilidade, eu morro tranqüilo.

[Luna], para meu desespero maior como eu já disse um ano depois, Jô já estava com a casa pronta, e se casaram; ele era um rapaz conhecido da família, ele nasceu e foi criado aqui; só que quando se arrumavam para casar, como todos aqui já sabem, ele recebeu aquela proposta de Trabalho e Foi para o

Rio de Janeiro. E depois que meu pai faleceu, Jô voltou para cá, como quando foi já era noivo de Luiza a minha Irmã, já voltou na intenção de se casar; o que me alegra hoje, é que ele a trata com muito amor; ele é muito carinhoso com ela, mas na época, ela me fez muita falta, e pelo amor que tem por ela, sempre esteve ao nosso lado como família; sempre que precisamos, ele esteve presente.

Sem Meu Pai,

voltando ao começo da minha vida sem meu pai querido, e depois também sem minha irmã que Apesar ter ido morar em um bairro vizinho, já não era a mesma coisa.

LUIZA MUDOU-SE

Jô e Luíza ficaram morando ali perto, pouco mais de um ano, onde nasceu seu primeiro filho; meu sobrinho tinha apenas cinco meses de nascido, quando eles se mudaram para o Rio de Janeiro; Eu nem tive tempo para curtir o sobrinho.

Agente morava ali naquela casinha humilde no alto do morro, eu nem me lembro se tive ali, algum momento feliz. Da porta de nossa cãs, se via o rio, via o ônibus quando chegava, e quando saia; ali em baixo era o ponto final! Era simples o lugar, mas eu até gostava não posso dizer que tenho saudade. Ali não tinha nada, ali no pé do morro, onde o ônibus fazia ponto final, só tinha aquele Bar que nem me lembro o nome do dono, e uma barbearia do mario; depois disso aconteceu tanta desgraça na minha vida

[dona Rosa] eu tenho que trabalhar como doméstica, assim não podemos ficar.

[Luna] e por este motivo, Minha mãe não teve muito tempo para se dedicar a minha formação;

[dona Rosa] vou levar você para ficar na casa de uma amiga minha; eu arrumei um emprego, não vou poder cuidar de você; por isso vai ficar com dona Jurema.

[Luna] fui deixada em uma casa, que eu pensava que era para minha segurança e proteção, mas foi justamente o contrário; naquela casa foi onde fui assediada pela primeira vez; eu senti que não dava para eu ficar naquela casa, e fugi para não ser forçada a me prostituir;

Luna e Toni

Luna vem contando a vida dela desde os sete anos mas os problemas maiores começaram depois que ela conheceu um tal de toni. Foi um sujeito que primeiro abusou da ingenuidade dela; Toni era um rapaz feito, e Luna estava na puberdade; ele a enganou com palavras de amor, e ela caiu; toni a engravidou aos quatorze anos, e pretendia deixa-la entregue a sorte.

[Luna] eu tinha quatorze anos, quando sai a procura de abrigo em um lugar seguro. sai da casa onde minha mãe me deixou, e procurei abrigo na casa de dona Rita; pedi para ficar um tempo,

[dona Rita] pode ficar aqui o tempo que você precisar;

[Luna] e foi na casa de dona Rita, que eu fiquei até acontecer mais uma desgraça na minha vida foi lá que conheci Toni; ele parecia ser um rapaz sério; eu acreditei nas promessas dele. E me apaixonei.e comecei contando com ele, mas eu estava enganada mas esse foi o meu grande erro e ainda fizeram pressão e com ele foi que me casaram. Então, foi por isto que eu disse que aconteceu mais uma desgraça por que esse homem não merecia a minha confiança; Eu jamais imaginei que eram promessas falsas.

[Toni] olha você não se preocupe meu bem, eu não vou deixar nada de mal te acontecer; não vou deixar cair uma folha de uma arvore que possa te machucar. mas eu quero de você uma prova de amor; eu vou mesmo me casar com você, e pode ter certeza, te farei uma mulher muito feliz.

[Luna] Ao meu modo de ver ele era maravilhoso da forma que eu o via, ele Era muito carinhoso até que um dia, eu comecei a sentir uma mudança, comecei sentir um enjôo, e um dia passei muito mal , e quando Toni chegou a noite, queria ir a uma festa, e eu me sentindo mal mas mesmo assim me arrumei e não pude sair tive de falar com ele que não estava em condição de ir,

[Toni] não estou gostando nada disso mas se não quer não vamos só que eu sair hoje, não é por que você diz que não está se sentindo bem, que eu vou resolver; tenho uns assuntos meus, e amanhã se você quiser agente sai.

[Luna] Naquele momento, eu percebi que ele nem estava ai para os meus problemas Passou uma semana, sem Toni aparecer. Toni tinha um amigo de nome Paolo, com quem ele fazia confidencias.

[Saolo] Vocês já tranzaram? Pelo que você disse que ela está sentindo, sua namorada pode está grávida!

[Toni] já sim mas eu não acredito, e se tiver ela vai se virar sozinha por que eu estou fora!

[Saolo] não acredito que será capaz!

[Toni] Não acredita? aquele dia nós não saímos, hoje eu vim para agente conversar; se ela estiver grávida, ela vai ter que tirar, ou se virar sozinha; depois que agente conversar, eu deixo ela ai, e vou a uma festa na casa de um amigo.

Você acha que vou perder aquele casamento? Por nada eu perco aquela festa!

[Luna] Á eu estou me sentindo indisposta, não quero sair, vai você a festa rolou, e eu fiquei sozinha ele foi soube até que arrumou uma namorada e dançaram a valer.

[Toni] ou Luna, eu acho que você está grávida, mas nem brinca com isso. Faça um exame se estiver, trata de tirar. Isso logo antes que começa a aparecer.

[Luna] minhas amigas diziam que sintoma de gravidez; e eu já não fazia outr coisa a não ser chorar. E foi piorando foi que eu comecei a sentir algumas coisas diferentes eram sintomas diferentes alem do que já estava sentindo, ai eu já pensei de ser doença mesmo.

[dona Rita] você não pode ficar assim ; amanhã eu vou te levar ao consultório de um ginecologista, para agente ver o que é isto foi comigo ao médico, que me examinou e

[o Médico] você quer saber o resultado?

[Luna] quero doutor!

[O Médico] você não está doente menina; o que sente é comum para uma mulher grávida. Que é o que você está, grávida

[Luna] Olha como fui imatura. Em acreditar nele; que foi um cretino.

[Toni] Estou indignado com a sua irresponsabilidade; nem me pergunta se gostei ou não da noticia; se pensa que por isso, vou me casar com você, pode tirar seu cavalinho da chuva, por que não vou mesmo!

[Luna] falei com minha prima Branca, e ela

]Branca] você falou com ele, e se nega em cuidar de você, mesmo sabendo que o filho é dele, e se você se entregou foi por que confiou nele, á isso não vai ficar assim, quando te conheceu ele sabia que era órfã de pai, já fez isto de caso pensado; pensando que você não tem ninguém por você, mas ele se enganou.

[Luna] e o pior é que eu não podia contar com a minha família, até por que, Eram alheios a tudo que se passava comigo,

[Branca] mas ai que ele se Engana vamos convencê-lo, ou força-lo a se casar com você?

[Luna] Branca comentou com a minha tia Marilu.

foi a tia Marilu, que Interferiu.

[Marilu] Toni, eu quero ter uma conversa com você; como vai ficar a situação da minha sobrinha?

[Toni] Á sua sobrinha não tem juízo, quis engravidar, agora a culpa é minha?

[Marilu] eu não quero saber de culpa, nem de culpado; você terá é que começar a pensar na sua responsabilidade com ela vamos resolver o seu casamento com ela! minha sobrinha não pode ficar assim; a partir de hoje! Eu vou casar vocês nem que seja a ultima coisa que eu faça na vida.

O casamento

[Luna] Minha tia só pensou no meu bem estar

[Carolina] É minha amiga, você pode pensar assim, considerando-se que naquele tempo, ser mãe solteira era bem mais difícil, sua tia agiu com muita sabedoria, e boa vontade;

[Luna] é verdade Carolina a intenção da minha tia, foi a melhor possível, quem poderia imaginar que seria assim! Eu não a recrimino pelo que fez digo isso pelo fato de eu ter sofrido tanto nas mãos daquele que tanto esperei dele; Mas antes ela não tivesse conseguido convence-lo; eu me arrependi muito tê-la incomodado; Eu paguei um preço muito alto;

[Carolina] mas a vida é assim tudo tem um preço, você não diz que a única coisa que sobrou de bom desse casamento, foi sua filha? Então!

[Luna] só ai pôde perceber que ele não queria nada comigo alem de sexo; por isso, ficou muito furioso , com a mudança em sua vida, uma filha não estava nos seus planos;

Os Amigos

Weverton e Ramona, eram meus amigos e indignados também; com a minha situação.

[Weverton] se ele não tinha uma filha nos planos dele, muito menos casamento, não é Luna? O que ele queria era enganar você, sair fora, e continuar enganando as garotinhas, ingênuas que caísse na lábia dele é o que mais tem por aí.

[Luna] isso é Verdade mas casamos e vivemos por algum tempo juntos assim mesmo sem amor;

[Ramona] Eu entendo; na época você dependia dele para sustentar sua filha, e na verdade, era obrigação dele. você não saberia nem como sobreviver nesse tempo. se não podia trabalhar, enquanto estava grávida e depois com uma filha pequena para cuidar,

[Luna] é Ramona, tive que sujeitar; muita humilhação e Foi entre tapas e beijos que nasceu minha filha Ângela; quando ela estava com dois anos acho que um pouco mais, tivemos uma briga tão feia, que pensei que seria o fim.

Dessa vez minha mãe viu que o caso

Era serio.

[dona rosa] isso não pode continuar assim, o que vou fazer; sua irmã e seu cunhado precisam ficar sabendo do que está acontecendo.

[Luna] e Minha mãe Tomou uma posição firme , nesse tempo ela já estava do meu lado; ela escreveu uma carta a minha Irmã no Rio de Janeiro, e conforme disse, que meu cunhado sempre se fez presente nos problemas quando era procurado pela família, Jô veio; imediatamente; teve uma conversa conosco, e os dois, tanto ele quanto eu, ouvimos sem nada dizer; e como viu que estava difícil chegar a um consenso, Ele o meu cunhado resolveu assim:

[Jô] bem eu vejo vocês Não teen nenhum interesse em se acertar, e a separação de vocês, não seria bom; afinal de contas, tem uma criança em jogo, e é ela que vai sofrer; mas se continuarem assim, vão acabar se matando um ou o outro, e vai ficar pior, Vamos combinar:

Luna vai comigo passa uns dias com a irmã, que por sinal está com muita saudade, e quando ambos refrescarem a cabeça, vocês poderão pensar, melhor resolverem a vida de vocês como achar melhor. Concorda Toni?

[toni] Claro se ela quiser por mim tudo bem.

[Luna] Meu cunhado como sempre tinta razão. Ele sempre tomava decisões acertadas; Eu viajei com ele, e minha filha levei-a comigo para passar um tempo; e lá fiquei quinze dias; sem saber como ia ficar a nossa situação; o Toni, nesse tempo não deu noticias; Quando veio, chegou de surpresa, e veio com lindas promessas, a final nisso ele era bom!

[Toni] olha Luna Você volta comigo, que eu te prometo que tudo será diferente.

[Luna] falei com Luiza, e com Jô, que ele parecia estar sendo sincero, e para viver uma vida diferente; eu preferia voltar com ele e tentar mais uma vez.

[Jô] Eu acho que deve tentar sim, se não der certo, sua

irmã e eu estaremos aqui.

A Volta para casa

[Luna] saímos da casa de minha irmã eu tinha sentido renovada minhas esperanças; mas não durou muito.

[Ramona] por que voltaram a brigar? eu me enganei mais uma vez, com as promessas dele; durou pouco aquela maravilha; foram apenas dias horas ele queria brigar, outras pedia desculpas, e assim ia me levando; o bom mesmo, Foi quanto durou a viagem, depois O sonho virou pesadelo. Voltou tudo como era antes, ou pior. Assim que chegamos, ele saiu, e só voltou no dia seguinte. Suas atitudes eram muito estranhas; Parecia que o que ele queria mesmo era me jogar na lama de vez, nesse dia por acaso me avisou.

[Toni] Amanhã vem uns amigos aqui e eu quero que sejam bem tratados, vê s não me deixa passar vergonha!

[Luna] ele tinha seus amigos, e passou a trazê-los em casa, com muita freqüência; mas um o nome de nome Ari; esse passou a vir quase todo dia, quando Toni vinha do trabalho, já vinham juntos. Ter um amigo dentro de casa, diariamente era uma coisa muito estranha; todos achavam estranho, que Ari era casado, e saia com agente todo fim de semana, e nunca levava a esposa quando aos domingos, esse Ari chegava logo cedo, e Toni deixava a sua visita em casa, e saía.

[Toni] Ari, foi bom você chegar, por que assim, Luna não fica só! eu ia para o campo jogar futebol, preocupado. De deixá-la só assim eu vou tranqüilo.

[Luna] ele saia para o campo, ou para outros lados, em fim , era sempre assim. Os passeios os dias que resolvíamos ir a praia,

[Toni] Ari, Nós vamos a praia, e fazemos questão que você vá conosco;

[Ari] claro eu irei sim; vou leva-los Em um lugar que descobri é um lugar ótimo; eu tenho um amigo que vai sempre naquele lugar; por que é bem sossegado.

[Luna] ele levava agente deixava Ari tomando conta de mim sempre em um determinado ponto, onde agente pudesse ficar bem a vontade e saia para outro; o amigo aproveitava para me tocar, fazer insinuações, de vez em quando, ele me deixava em dúvida

[Ari] Você não desconfia nada quando toni sai assim, estas saídas de Toni? Você não acha suspeita?

Você não acha que ele deixa agente aqui, e vai encontrar com alguém que pode ser outra mulher?

[Luna] Eu me enchia de ciúme, raiva, de forma que Ari estava sempre tendo oportunidade para me dirigir uma cantada ou mesmo me acariciar em forma de consolo. Na minha angustia Quando passava o dia, que estávamos de volta em casa, Toni se fazia de vitima, e se desmanchava em cenas de ciúmes.

[Toni] eu deixo vocês na confiança, e Assim que eu viro as costas, percebo que você fica assediando o meu melhor amigo,

[Luna] e esse melhor amigo, já estava se aproveitando da situação e na verdade, ele sabia Ari estava se aproximando cada vez mais de tudo aquilo; e diante de tanto maltrato da parte de Toni, e tanta atenção de Ari, eu acabei gostando de Ari, e comecei a me sentir bem com ele.

[Branca] você não desconfia desse chamego de Toni com Ari?

[branca] Você Não acha que os dois estavam combinado para ele se livrar de você?

[Luna] hoje eu penso até que poderia ser armado entre Toni e Ari o seu grande amigo, não pode acontecer uma coisa assim por mais amigo que seja, um homem entregar a mulher o maior tempo possível, aos cuidados do outro como fazia. Conhecendo o amigo, sabendo que ele estava a fim de uma oportunidade, Toni não era tão ingênuo assim.

não pode ter sido coincidência! eu acho que Toni planejava usar isso para se separar de mim era um motivo para sair de casa.

[Toni] eu vou sair desta casa, tirar tudo que é meu; eu não tenho vocação para ser traído.

[Luna] ele tirou mesmo tudo de mim, deixando eu e minha filha sem o mínimo, de condições de sobrevivência

Luna e Ari

O amigo Oportunista

O amigo, o Ari, chegando, em minha casa como sempre vinha

[Ari] O que aconteceu aqui?

[Luna] Toni foi embora de casa, e levou tudo até o fogão. Ari imediatamente entrou no carro, e saiu

[Ari] eu trouxe tudo que pode trazer no carro, e amanhã, a Loja virá trazer outras coisas

[Luna] e no outro dia surpreendentemente, veio o carro de entrega de uma loja trazendo coisas que eu não esperava; eu perguntei, porque está fazendo isto?

[Ari] ora, o que Toni fez não se faz. ele fez tudo para eu e você ficar juntos, agora que foi embora, vou tomar conta de você, a menos que você não queira.

[Luna] você me dá um tempo? [Ari] tempo, que nada, eu só não vou morar com você, mas eu quero você e vou te bancar.

[Luna] e acabamos ficando juntos por um bom tempo.

Ari era dono da empresa Mercedeesel era um empresário bem sucedido tinha uma condição financeira razoável, era casado, mas tinha condição de me dar uma vida confortável como nunca tive antes nem depois. Mas eu agia como uma irresponsável fui leviana, mesmo eu o encostei na parede e fiz uma exigência descabida: - A partir de hoje Eu ou ela, eu cansei de ser a outra! e

[Ari] Assim Mulher! Você me deixa em uma situação difícil, você sabe que tenho três filhos, e sou eu quem cuida da alimentação e da educação deles! Você não pode estar falando sério!

[Luna] Estou sim! Eu nunca falei tão sério em toda minha vida.

[Ari] Façamos o seguinte, eu vou para minha casa, e quando você mudar de idéia me procure. ele foi cuidar da família, dos filhos dele, e eu fiquei só com minha filha. Se passou um tempo, e ele não agüentou, voltou a minha procura eu fugi, fui para um lugar distante, e ele procurou em toda região, foi na casa de cada parente a minha procura; quando soube que ele me procurava desesperadamente, eu presumi: - esta é a minha vez! E voltei; só que ele não me procurou mais; acho que a paixão havia chegado ao seu limite; ele repensou sua vida, e decidiu por um fim.

Quando voltei a procurá-lo na empresa, a secretária entrou, e quando saiu,

[Recado] ele mandou dizer que está em reunião, se a senhora quiser voltar outra hora!

{Luna] Eu me senti a pior das criaturas, resolvi cuidar da minha vida; com Ari eu não podia contar mais. Minha mãe me ajudou muito cuidando de minha filha, e Toni tinha arrumado outra mulher, já estava casado, Depois me dava uma pensão, aí

Luna e Roger

foi que conheci o Roger que era separado legalmente da família, e queria constituir uma nova;

[Roger] Eu gostei de você, ambos, sem compromisso, quer tentar uma vida a dois?

[Luna] não sei Roger, eu já tentei com Ari não deu certo;

[Roger] sim, eu sei, mas Ari era casado, tinha filhos que o prendia, agora eu não, eu fui casado sim, mas hoje eu sou livre; sou separado legalmente, não tenho compromisso com filhos,

[Luna] é Roger você não tem filhos mas eu tenho uma, que seria mais uma para te sobrecarregar.

Não importo; pode vir você e sua filha eu cuido das duas.

Com Roger vivi bons momentos; Ele era carinhoso tinha paciência com minha filha, e era muito trabalhador; Roger era motorista de caminhão, antigo na empresa; tínhamos uma vida sem luxo mas levávamos uma vida normal; ele Ficou muito feliz. quando eu disse:- Roger, estou grávida; ele me abraçou me beijou ele parecia ter realizado um sonho.

[Roger] Eu quero dar para os nossos dois filhos, uma vida muito boa! Minha mãe também ficou feliz, pois ela sabia que agente vivia bem, mas Antes do meu filho nascer, minha mãe faleceu; no dia da morte dela, Luiza minha irmã já havia chegado e Jô o meu cunhado veio no dia em que ela morreu.

Jô e Roger, naquele dia, se uniram como se fossem eles os filhos; resolveu tudo em relação a transporte, o enterro, tudo em fim. Eu pesa-dona perto de dar a luz, ao nosso filho, ele preocupado, não me deixou desamparada. Três meses depois, o neném nasceu Ele não sabia o que fazer quando o filho nasceu; mas o neném tinha pouco mais de um ano, ele saiu um dia para trabalhar, o Caminhão o qual ele trabalhava enguiçou; e com o carro enguiçado, na estrada, tentava resolver o problema, foi quando outro caminhão descendo em sentido contrário, ele não percebeu, e o motorista do caminhão que descia, também não podia fazer nada, o carro estava também com defeito e vinha desgovernado, e por isso bateu de contra o caminhão dele e o esmagou entre as duas cabines, morrendo no local. a morte dele foi em um acidente de trabalho Roger estava com toda saúde, cheio de planos, e aquela morte estúpida separou nossas vidas para sempre;

acho que só assim por que agente se amava muito.

Luna Apolo

[Luna], ao chegar aqui, eu não tenho onde morar tenho um casal de filhos que precisam de segurança. Sou uma jovem mãe de dois filhos conheci Isadora; ainda não conheço mais ninguém

[Isadora] eu tenho uma filha, a ramona que pode brincar com seus filhos e você pode tentar conseguir um Apartamento para morar com suas crianças.

Aos domingos as praias de coqueiros são cheias durante semana bem movimentadas, eu vendo algo para sobreviver.

[Luna] e foi o que fiz entrei nesse Apartamento, e quando olhei pela janela ai meu deus lá vem o homem me expulsar daqui; mas eu não vou sair.

[Proprietário] a senhora vai sair, por que esse Apartamento tem dono; ele é meu.

[Luna] eu não vou sair, tenho dois filhos, e não vou ficar com eles na rua.

[Proprietário] amanhã eu volto se não sair, vou jogar tudo seu pela janela.

[Luna] eu não saio, se quiser ficar livre de mim, terá de me jogar também pela janela. Daqui não saio.

[Vizinhos] são muitos a dizer não saia, Luna, aqui não Tem dono, dono é quem ocupa o imóvel.

[Luna] quando eu vejo esta praia cheia, vejo minhas crianças brincando, posso conversar com as minhas amigas já me sinto outra. Me lembro do que eu passei. quando Apolo apareceu na minha vida, a coisa mudou muito, um vazio foi preenchido minha vida se completou.

[Apolo] eu estou me sentindo bem nessa nova vida converso com meus amigos, vivemos uma vida com algumas dificuldades mas isso não impede que vivamos uma vida normal

[Luna] alguns anos moramos juntos na praia de coqueiros, onde fiz muitas amizades. E ele também Por exemplo, Luciana, Janice, Isadora, Carolina, Cândida, Maria Elza, eram minhas grandes amigas. Desde o meu duro começo.

[Luiza] todas elas ainda moram aqui?

[Luna] algumas aqui mesmo no condomínio onde eu moro e outras em condomínios vizinhos

E as crianças? Já estão estudando

[Ângela] Ali é o colégio meu colégio tia, eu tenho algumas amigas quarta vai ser adversário de Lurdinha festa na casa dela.

um tempo sozinha, outro tempo com Apolo. Vivo bem.

Agente sai passeia Apolo trabalha e eu trabalho.

Estamos A mais de quinze anos.. Estas amigas que apresentei, sabem tudo da minha vida; por que eu nunca escondi; sempre que falo da minha vida, acabo em lagrimas; por tanta coisa nessa vida, que eu já passei, que eu sei não é assim, mas há vezes que chego a pensar que sou a única, mulher que passa por coisas desse tipo; todos esses anos venho quebrando a cara; isso uma vida inteira, tentando acertar.

[Luciana] Eu também fui assim Errei muito até me acertar. Antes de vir morar com Carlinho, eu fui muito criticada,

[Luna] eu sei que é assim; as pessoas me criticam; mas eu falo das coisas que me aconteceram, por que não tenho nada a esconder; eu simplesmente conto a verdade, não me envergonho, por que se eu fiz mal a alguém foi a mim que prejudiquei.

E conversando parece que desabafa um pouco meu peito.

[Isadora],agora já vai ficar mais fácil pra você; Ângela sua filha se casando, fica só Renato, que já está Rapaz e a caçula, Apolo é um homem trabalhador, você também é!

Podem continuar a vidinha de vocês numa boa.

[Luna] seria até bom mas

Um dia Apolo e eu nos desentendamos, e decidimos que o melhor seria ele ir cuidar da vida dele e ele se foi.

Luna e Jonas

eu falando com Nelson, aquele amigo do Carlinho meu marido, e um outro amigo dele, a seu respeito Luna, sabe o que me disseram?

[Nelson] a história de sua amiga é tão complicada, que dá para fazer um livro; ela já teve quatro experiências? ela não tem sorte, ou não sabe escolher, ou o problema é ela? Depois de Apolo, ela já está com outro? que completa os cinco, daria uma novela!

[Luna] Nelson, Isadora me falou da conversa que tiveram, e sabe eu até já pensei nisso; foi que falei com um Escritor que conheço; e em uma festa na casa da doutora Helena, conversando com um amigo dela, o

[Rui] Dona Luna, se a senhora contar essa sua história com toda essa riqueza de detalhes, alguém pode se interessar em escrever um livro, mas ela envolve muita gente, e história assim, eu particularmente acho que não é qualquer Escritor que sabe lidar com isso.

[Luna] Depois que eu acabar de contar tudo que já me aconteceu, você vai avaliar, e verá que a minha história é muito séria.

Esta é a minha vida atual

[Rui] dona Luna, a senhora teve quatro experiências antes desta. Ultimamente vive com Jonas; e quando ele a conheceu, a senhora tinha uma vida normal?

[Luna] Tinha sim; Acho até que foi meu padrão de vida, que o ex-citou; eu tinha acabado de me separar de Apolo; com ele, eu tive momentos bons; brigava-mos, sim mas que casal não briga? Agente brigava, Mas com ele eu tinha uma vida equilibrada.

[Rui] é Isadora Me falou do seu Apartamento. Bem mobiliado, Que tinha e Agora vive Em uma casa, humilde, que não tem nada a ver com o apartamento que morou, isso é verdade?

[Luna] é verdade sim Isadora sabe, onde eu moro é uma casa que não oferece nenhum conforto, ainda faltam até alguns acabamentos; mas foi o que consegui e mesmo assim, ainda estou pagando aluguel.

[Rui] me desculpa eu fazer esta pergunta, Mas por que não tem mais o Apartamento? Vamos pular esta parte?

[Isadora] Agora que ela não está aqui, eu vou te falar a parte que Luna pediu para pular; Ela não gosta de dizer que o Jonas vendeu o Apartamento, e botou todo o dinheiro fora.

[Ramona] eu já falei para minha mãe, que luna me reclamou que lá ela não tem direito nem de colocar um tapete na porta por que quando desse água do morro, que fica acima da casa que ela mora, a escada recebe toda a água. Que desse escada baixo; evade a porta. E que os moradores lá, quando lavam alguma coisa, lá encima, ela também tem que lavar a escada. Alice ouvia a conversa.

[Alice] eu estive lá dá pena; e eu percebi que Jonas ainda reclama!

[Ramona] ela me contava que faz o que pode e ele não fica satisfeito,

[Jonas] Reclamo mesmo! Agente não precisava estar morando aqui, mas sua amiga é uma cabeça dura! Ela podia continuava o trabalho dela, para pagar o aluguel e o meu trabalho tem estado meio fraco, mas daria para as despesas,

[Luna] Sabe Jonas, você não pode nem reclamar; a culpa é toda sua. Quando você sumiu com o dinheiro do meu Apartamento, distribuindo com as suas amantes, eu fiquei muito mal, mas ainda tinha como pagar um aluguel, e permanecer no local, mas até isso foi acabando, e fomos despejados por falta de pagamento você se lembra que meus móveis acabaram ficando como pagamento das dividas anteriores? Como esperava que eu ficasse, passando vergonha com o senhorio e com os vizinhos?

Você se lembra que eu cheguei a ponto de aceitar morar de favor? Se lembra que você vendeu a televisão para pagar o o ultimo aluguel no condomínio? Se lembra que meu irmão sabia que agente não tinha o que comer, e fazia compras para suprir minhas necessidades? É vergonhoso, mas aconteceu.

[Ramona] E você não tinha sociedade com uma amiga em uma lanchonete Luna, também acabou?

[Luna] Claro amiga onde tira e não repõe, acaba; eu ainda usei alguns equipamentos em casa, mas sempre que eu tentei alguma coisa, foi na intenção de melhorar mas se tornava impossível, pois o que eu fazia ficava para as despesas da casa por que ENQUANTO eu trabalhava sabe o que Jonas fazia? Ele saia de casa como se fosse trabalhar, todo bem arrumado, por que disso eu nunca descuidei, só que eu pensava que estava indo para o trabalho no entanto, ele se enfiava no Motel com uma amante, e voltava a noite como se estivesse vindo do trabalho. E com a cara cheia de bebida, dizendo que parava no Bar com os amigos e como eu tirava do que eu produzia, para suprir a casa, foi acabando o capital; Até que cheguei ao ponto de vir morar em um prédio novo e com compromisso de fazer limpeza em cada apartamento, que seria alugado eu teria de deixa-lo preparado para receber o inquilino. Minha saúde já não estava permitindo que eu fizesse aquele tipo de serviço.

Nesse ínterim eu recuperei através de um advogado, uma pensão que avia sido bloqueada, a muito tempo ai como passei a receber esse dinheiro, eu pude alugar uma casa fiquei praticamente no mesmo; o dinheiro só dá para o aluguel.

[Alice] É assim Luna, Jonas reclama, mas não faz nada? sei por que eu conheço a situação; a culpa é por ele não ter firmeza no trabalho, só fica esperando pelos jeitinhos que você dá!

sabe amiga você tem razão de ficar estressada; quem morava a cinco minutos da praia, Apartamento próprio, me desculpe a maneira de falar; mas vir morar em uma favela, ainda pagando aluguel! Seria melhor viver sozinha, assim não precisava nem de pagar aluguel. Você tem uma amiga, que não te deixa na mão eu sei que quando as coisas aperta para você, ela segura, mesmo sabendo que tem Jonas de contra peso; imagina, se fosse sozinha? Talvez desse para ser bem mais feliz.

[Janice] Alice, você pode até ter razão mas não acho justo a forma como você coloca as coisas se ela está com o Jonas, é por que ela gosta, não somos nós que vai mudar isto.

[Alice] Janice O pior vocês não sabe, Luna não tem nem Telefone. contando não dá para acreditar; uma mulher batalhadora como ela, você sabe que ela morava bem, já teve seu próprio apartamento a beira mar, com Telefone, TV a cabo, Condomínio fechado com toda segurança, a cinco minutos da praia. Lá Onde ela morava, seus filhos tiveram liberdade foi onde eles cresceram, e lá eles Estudaram,

[Luna] é mesmo, Eu não precisava me preocupar, era só eu me debruçar na janela do meu apartamento, eu via eles brincando em segurança. Minha filha caçula nasceu e

Discussão

cresceu ali, e a minha filha com Apolo, nasceu naquele condomínio; Eu adorava morar ali.

[Alice] E eu não sei de tudo isso mulher?

É por isso mesmo, que eu falo com propriedade; Janice acha que eu estou errada em falar, mas eu sei de tudo que você passou sei também, que não precisava estar assim. E se decidir tomar uma posição na sua vida, essa amiga que hoje te apóia, com certeza faria muito mais por que ela sabe que você está assim é por que quer tem seu irmão que critica, mas nunca deixou de ajudar tem sua irmã que tem as portas abertas a todo momento para você seu cunhado te adora, você dispensa todos que querem ajuda-la em troca de quê?

[Luna] Então, Hoje minha filha prefere a casa do pai; vivendo com ele e a madrasta, de que ficar comigo; isso por quê? ela e a madrasta se dão muito bem! e com Jonas, a convivência, tem sido insustentável. Renato, o Meu filho foi viver com uma mulher que na verdade nem vivem bem nada, mas pelo menos tem o cantinho dele. Aconteceu o mesmo com minha filha Ângela; Ela e o marido, vivem aos trancos e barrancos, mas tem sua casa.

[Jonas] Sabe luna, na verdade, seus filhos são muito mimados nem tem motivos para eu ficar paparicando nenhum deles;

[Luna] Jonas, você nunca desenvolveu seu papel como padrasto, mas também não precisou por que eles nunca dependeram de você por que se dependesse como tal, você seria uma negação. Não gosto nem de parar para pensar; Coitadinho dos meus filhos se dependessem de você

[Renato] Eu não gosto de falar por que sei que minha mãe gosta daquele imprestável mas ela acabou com a nossa paz, trazendo esse sujeito pra dentro de casa.

[Ângela] Ele era impulsivo e criticava tudo que meus irmãos faziam! O único que era certo era ele; Ele era sempre o dono da verdade até minha mãe ele critica; Para ele nenhum dos filhos dela mereciam seu crédito; O meu marido é na boca dele um sujeito irresponsável; eu não o que ele faz que possa dizer que ele é mais responsável que meu marido, se ele foi quem deixou minha mãe nessa situação.

mesmo que ele ache que meu marido seja o que for, eu acho que ele não tem direito de falar dele; pelo menos pra eu saber nem vou muito na casa de minha mãe, por causa do que vejo ele fazer com ela; digo com franqueza não é a pessoa que eu desejaria para minha mãe, mas foi o que ela escolheu, eu não posso fazer nada.

[Renato] minha irmã Ângela casou-se bem antes, ficou livre de estar todo dia vendo a cara desse sujeito; eu também vou dar um jeito na minha vida em breve; vejo ele maltratar minha mãe, e ela não toma uma decisão, parece que Jonas é o ultimo homem da face da terra, o ultimo no mundo com quem ela poderia ficar.

[Luna] Eu vivo com Jonas contra a vontade de todos, Não é só os filhos, a minha família toda, convive com ele por minha causa. A vezes que ele é agradável; Também quando lhe é conveniente; quando lhe interessa. Eu mesmo as vezes paro e me pergunto: - será que eu enlouqueci? Esse homem já me fez tanto mal, e eu não consigo me desvencilhar dele; parece um castigo; por mais que as outras pessoas me falam, e por mais que eu sinta, eu continuo presa ao invisível, esperando por um futuro duvidoso, acreditando em um amor que não existe amarrada por um elo que nunca se fechou.

[Norton] minha irmã está sega surda e muda sega por que não enchera o óbvio surda porque não ouve o que a vida diz, muda, por que não fala para se defender ela cruzou os braços e resolveu deixar o tempo correr. o que revolta agente, não só os filhos, mas também os meus irmãos e cunhado, é a maneira como ela permite que Jonas se comporta com ela. Primeiro ele deu fim em tudo que era dela, e ela aceitou pacificamente como se isso fosse normal; humilha e maltrata, como se fosse ela dependente dele; no entanto, ele é que vive as custas dela.

[Alice] A Norton Eu sei que ele não a trata bem, Renato se enrolou com aquela mulher para sair de casa por que eles até já se pegaram, e poderia ficar pior. A menina é menor ainda, deixou a casa da mãe, e foi viver com o pai e a madrasta; mas o que família acha é uma coisa que só posso achar que estão com toda razão, luna não merece isto o mínimo que ele deveria fazer, era tratar muito bem sua irmã, Já que foi tão compreensiva com ele quando ele estava em dificuldade.

[Luna] É sim Alice, eu sei que todos da minha família acham que o mínimo que eu poderia esperar dele, seria honestidade compreensão, Ou seja: um pouco de respeito pelo menos. Mas ao mesmo tempo eles me culpam E agora é que vejo que eles tem razão, e quanto fui estúpida em deixar que tudo isto acontecesse;

[Isadora] me desculpa mas estupidez você cometeu dêsde que resolveu se separar de Apolo, Tal vez viesse a se sentir segura e mais feliz. Se procurasse entender, e conversar com ele a respeito; ai sim, talvez viesse a ter um marido fiel; era isso que você nem acreditava mais. Acabou enfiando os pés pelas mãos tá ai o resultado

[Carmem] o caso de Luna não é esse, você pode não gostar mas eu vou dizer Você enjoou do Apolo, e queria mudar Para pelo menos poder dizer: - há, esse me ama; por que no começo tudo são flores .

É meu amor, minha querida, e com tempo essas coisas vão se desgastando, e por que não procurar renova-las com quem agente já conhece? Amor não se demonstra só com palavras; se faz isto com gestos, com compreensão, com dedicação, nem sempre com palavras; e isto Apolo fazia.

[Cristina] é mesmo Luna, eu estou ouvindo Carmem falar eu estou imaginando, que bom se as coisas fossem assim, passar o tempo ouvindo só palavra de carinho; mas será que nós damos motivos para um homem estar todo tempo disposto a dirigir as palavras que gostaríamos de ouvir? Eu tenho certeza que quando Apolo vem visitar a filha, a sua vontade é que ele ficasse; Mas como você o descartou como se faz com um objeto que agente usa e joga fora, agora tem que sujeitar esse ai, que você sabe que não é tão responsável, ou nem um pouco responsável. E Apolo era. E você não deu a ele o devido valor

[Comentário] Cristina era uma vizinha que não era muito de guardar as palavras, e nem segredos. Ou melhor, ela gostava de descobrir os segredos dos outros para ter o que falar. Quem sabe ela mesma não foi capaz de lançar um pouquinho do seu veneno, na época em que Luna vivia com Apolo! Cristina morava justamente em um ponto estratégico, no quarto andar do prédio; E da janela dava para ela vigiar a vida de todos os vizinhos;

Como Começa a Desconfiança

[Cristina] eu não gosto de falar mas acabo falando; eu evito falar por que as pessoas não gostam de ouvir a verdade, a maioria preferem ser enganadas; eu sem querer vi uma coisa, mas não sei se devo te contar.

[Luna] deve sim, agora você começou vai ter de me falar; se o que você viu tem a ver comigo, naturalmente eu tenho o direito de saber, não acha?

[Cristina] Acho sim Luna mas eu sempre passo como faladeira e eu nunca falo mentira eu falo o que eu vejo;

[Luna] Bom se é assim, eu quero ouvir vou pode falar desde que seja verdade, e que seja uma coisa importante.

[Cristina] eu vou contar, é que já vi o seu marido, algumas vezes conversando e se agarrando com uma mesma mulher; não que seja errado, um homem e uma mulher conversar; mas quando chega a se agarrarem e não foi brigando, porque estavam se beijando, a coisa já muda de figura quando um homem casado ou mulher é vista de agarramento com outro estranho; e o que eu achei pior foi a coincidência; de estarem no mesmo lugar, ou dentro de um carro, ele e a mesma mulher.

[Luna] Você tem certeza do que está falando? Não pode ser outras pessoas?

[Cristina] Claro, se você não quizer acreditar, vamos deixar como que seja outras pessoas, está vendo, é por isso que não gosto de falar. A maioria gosta de ser enganada! mas só Estou falando, por que não gosto de ver ninguém enganado, agora você fica enganada se quiser; ainda mais que eu sei que você confiou tanto nele a ponto de o deixar você praticamente sem nada.

[Luna] Também não é assim!

[Cândida] Volta e meia ela vem me falar que viu; Fernando com uma mulher mas alguém como ela me falar uma coisa assim, é claro, agora eu sei que pode ser verdade; mas naquele tempo, eu não iria acreditar, sabia que ela era uma pessoas invejosa; mas o que ela te falou, Luna, é verdade eu também já vi. Ela vem até ao posto de gasolina conversam dentro do carro, se beijam e ele sai ela manobra e volta; Já vi também ele com ela lá na praça, você a conhece e a tem como amiga. Só não me peça para dizer quem é

Sou sua amiga, estou confirmando o que Cristina disse, mas se ela não disser quem é, eu também não vou dizer.

[Luna] Não Cândida, eu não acreditei, justamente por ela ser invejosa; eu achava que ela é que tinha inveja da minha felicidade. E em minha opinião, Jonas jamais faria isto comigo. Eu acreditava muito nele.

[Alice] O pior é que tanta gente tentou abrir os olhos dela, cândida e ela não queria enxergar, eu tinha medo até de falar, e ela ficar aborrecida comigo.

[Luna] É verdade meu irmão, o Norton, era muito desconfiado com a maneira como Jonas se comportava;

[Norton] é eu sempre dizia, esse sujeito é duvidoso, você vai ver quando as coisas começarem a se revelar; você está dando muito credito a ele, e eu torço para não se arrepender, por que pode ser tarde demais. Um homem que sai todo dia, e diz que vai trabalhar; chega o final do mês não recebe, o que pode estar acontecendo? Trabalha de graça?

[Luna] É Norton você me falava, mas eu achava que era politicagem achava que você não gostava de Jonas, e fazia isto por implicância, mas você é que tinha razão; Eu procurei saber onde ele trabalha, nem lá ele tem aparecido. É por isso que ele não tem nada a receber.

[Norton] se lembra um dia que eu perguntei você já percebeu Luna, o rumo que está tomando sua vida, e você como sempre, zangou-se; comigo, e foi embora da minha casa, até sem se despedir? Agente fala você prefere fingir que não está acontecendo nada! Mas quem melhor que você para saber o que está acontecendo? Só que você mesma não te o menor interesse em descobrir.

[Luna] Há não sei, nem o que te dizer meu irmão; quando agente ama agente fica cega; Jonas entrou na minha vida, de uma forma tão sutil, tão imprevisível, e eu acabei gostando dele; parecia ser um homem sincero; e também eu tive pena dele; ele precisava de um lugar para morar; e na ocasião eu estava sozinha, nada me impedia de fazer o que fiz.

[Norton] Eu não concordo com você tem uma coisa que impede de agente cometer certos erros, é o bom censo; você é uma mulher que já passou por várias experiências, e poderia muito bem saber que não se confia em uma pessoa só por que ela fala palavras doces ao nosso ouvido. você me disse que ficou cega quanto a ver o que poderia acontecer; mas não foi só isto, você não ficou só cega, ficou surda também; todo mundo via as coisas acontecendo, muitos tinham coragem falavam, como eu falei muitas vezes, que ele estava a fim de te explorar, e você não ouviu. Na verdade nem gostava que eu falasse.

[Carolina,] eu sou uma freqüentadora lá onde Jonas trabalhava, sou ciente assídua; ouço muita coisa, e entre elas sem querer ouvi uma conversa entre o Jonas, e uma Mulher loura, quando Jonas dizia - descobri ela tem um ponto fraco, ela fala tudo que se passa com ela gosta de contar vantagens, e isso é bom que eu fico sabendo de tudo:- Ela falava Com uma colega dela e eu ouvi quando ela falou que tem um dinheiro no Banco, agora eu posso me dar bem ela é muito ingênua,

[A Loura] então vê se ela gosta mesmo de você; canta ela num dinheiro fala que precisa pagar uma conta vê se ela dá.

[Jonas] eu já joguei um verde e ela me falou que tem uns trocados guardado, e que esse dinheiro que ela tem guardado, da para agente levar uma vidazinha tranqüila; agora eu já sei, ela pode não ter muito dinheiro, mas tem algum; pelo menos dá para eu e você tirar uma onda num hotelzinho de vez em quando eu já descobri que ela tem uma conta no Banco, e com jeitinho, eu levo-a na conversa, ela sabe que sou alguém cheio de amor para dar, e ela já acreditou nisso, Agora é só agente ter paciência, de vagar chega onde agente quer,

[Luna] como era esta mulher? Uma loura cabelos compridos, olhos esverdeados, eles tem um lugar certo para se encontrar. E você pode ver é bem no centro perto de onde ele trabalha; muito fácil de você pegar.

Comentando com Luiza minha irmã, ela fez o mesmo que Norton, me chamou a atenção.

[Luiza] há Luna, o que você não se faz como você dá a sua senha de banco para quem você mal conhece?

[Luna] A minha irmã eu amo aquele desgraçado! Você não entendeu, eu fiz pior que isso, Eu não dei só senha, eu fiz um cartão adicional entreguei na mão dele! dei toda condição a ele para gastar o meu dinheiro, E o pior é que está gastando com as vagabundas, e de forma desordenada; fiquei sabendo que montou até uma loja para uma delas. Foi assim que já conseguiu torrar meu Apartamento, que foi vendido, [Luiza] quando você esteve na minha casa, você disse que ia vender o Apartamento e com o dinheiro ia comprar dois de menor valor. Que fosse para com o dinheiro, comprar outro, ainda assim e o dinheiro sumiu?

[Luna] não sei ainda em que vai dar, pois já perdi tudo que tinha, perdi o apartamento, que era a ultima coisa que tinha para me assegurar que com pouco que fosse, daria para eu viver. agora já estou pagando aluguel e nem dinheiro para o aluguel tem aparecido;

a minha pensão deixada pelo pai do meu filho, Agora, depois que tudo acabou o INSS resolveu liberar será o meu recurso para pagar esse aluguel por que ele não vive não resolve nada nem sai daqui;

[Luiza] mas seria melhor mesmo que ele procurasse um rumo para ele e você não tivesse ninguém para esperar em casa. Pois você não disse que quando ele vem chega bêbado?

[Luna] mesmo eu tendo feito tudo por ele, me ignora, já chegou ao ponto de trazer amante em minha casa! ele me evita e me humilha. mesmo entre quatro paredes vivemos como se estivéssemos separados.

A irmã

[Luiza] por tudo isso que você me disse eu Sinto muito, Minha irmã; mas você teria que ter mandado ele andar a muito tempo; A primeira vez que vi vocês juntos, eu percebi que ele não era o que você estava imaginando. Pelo jeito dele, eu senti parecia que eu sabia que ele amava a sua situação.

Financeiramente, você estava bem. Eu percebi que naquele passeio, ele já estava te explorando. Ele se mostrou ser uma pessoa agradável, e é não se pode negar; mas não me inspirou confiança desde a primeira vista.

Falei com Jô meu marido, Eu acho que quando ele der fim em tudo que minha irmã tem, ele vai embora. Ai ele vai dizer:- Agora acabou todo dinheiro, o que vou ficar fazendo aqui? Vou procurar quem me dê boa vida em outro lugar. Isso é o que eu penso

[Alice] aquela loura que se dizia amiga dele, falava que era amiga, mas nós descobrimos que ela é amante, um dia desses eu percebi que ela estava meia chateada, e ouvi:

[Jonas] mas você está se desesperando sem causa por quê isso? Ela ainda tem, uma causa que rola na justiça; quando sair agente ainda pode arrancar uma grana dela. se ficar de bobeira, agente vai perder tudo.

[amante ] isso é verdade; e outra não vai te dar esse mole; digo que não, por que igual a esta você nunca vai encontrar; ela é tão boa que chega ser boba em confiar em você.

[Jonas] é só isso que eu estou esperando. Ela lançar mão nesse dinheiro.

[Luiza] Todos viam o perigo que você corria menos você Luna; e se bobear, ele leva tudo, e deixa você a ver navios. É Verdadeiramente triste, quando se gosta de alguém que não merece.

[Luna] minha situação é difícil, não sei como sair dessa arapuca que entrei. tive tanto aviso, tantas pessoas tentaram me alertar; mas só depois que perdi tudo, é que percebi que nunca fui amada;

[Luiza] Não é uma questão de não ser amada, você não soube escolher a quem amar, ou que pudesse confiar. O amor É baseado na confiança.

Você é uma pessoa lutadora, não precisava disto; mas pelo que agente vê, você não tem que Ficar suportando desprezo; você me desculpa dizer; mas de acordo com a que você mesma conta, você foi culpada, de chegar a este ponto;

[Luna] Eu não soube fazer

[Luiza] por falta de conselho não foi; a primeira vez que vi você com Jonas, você deve se lembrar do que eu falei; eu disse para ter cuidado com aquele homem, ele não me inspirou confiança!

[Luciana] sua irmã tinha razão, Luna! Quem ama constrói juntos, não destrói o que a outra pessoa já possuía, especialmente quando se sabe que tudo que conquistou foi com muito sacrifício.