Sonhos Pequenos

Com unhas roídas, esmalte vermelho carcomido, mãos grossas, ásperas do trabalho árduo que antes pegavam no cabo da enxada, substituído agora pelo cabo da vassoura; Joana lava o quintal da casa onde trabalha de segunda a sábado. Não pode parar um pouquinho para descansar que logo ouve a dona Maria:

– Esfrega Joana, esfrega com força esse chão!

Enquanto Joana esfregava, seu pensamento voava longe, tinha que ficar bem bonita para o casamento de sua cunhada, irmã mais nova de seu marido João. - João! Era um nome perfeito, que combinava com o seu, tão romântico, “João e Joana”, pareciam feitos um para o outro. Só no nome. Depois de 26 anos de casados já viraram irmãos, “aquilo” então, só por obrigação, uma vez por mês e olhe lá, por ela nem fazia mais; isso é coisa de mulher nova, mulher velha tem calores e só quer saber de dormir de tão cansada. Dupla jornada. Trabalha na casa da patroa e depois na própria casa. Isso não é vida! Mas o casamento da Jurema , ah, vai ser dos bons, adora festas, vai ter churrasco, vai ter doces e bolo de festa, como é bom bolo de festa, molhadinho, cheio de creme. – Preciso emagrecer para caber no vestido, o único de festa que tem e é com ele que vai a todas as raras festas que aparecem; vestido preto de franjas na barra e babados no decote. Da última vez já ficou explodindo dentro dele, agora então, como vai ser? – Tenho que fechar a boca!

– Esfrega Joana, esfrega com força esse chão! O que mais lhe resta fazer? Esfregar o chão e sonhar acordada imaginando o casamento da cunhada, pois sonho mesmo nem dá mais pra ter, o que esperar mais da vida? Uma mulher de 51 anos, que trabalhou 28 deles como doméstica e ainda permanece como tal, “irmã” do marido com filhos já criados e casados, graças a Deus! Dá pra sonhar sim , depois que chega do trabalho, dá uma geral na casa, faz o jantar, lava a louça e senta-se para assistir a novela das 21h, dá pra sonhar que é uma daquelas dondocas da TV, sempre arrumadas e poderosas que parece que nunca envelhecem, mas sabe que só é sonho, que nunca será uma delas, nem que ganhe na loteria, porque a elegância, se desenvolve com os hábitos e de elegante Joana não tinha nada. Dá pra sonhar com a aposentadoria, isso sim, sonhar o sonho dos outros, sonhar que Joana é Maria, que Joana é Jurema que vai se casar.

E assim vão vivendo nossas Joanas, de sonhos pequenos, provando que o sonho não morre, seja ele do tamanho que for, e se você não sonha, é porque não vive

– Esfrega Joana, esfrega com força esse chão!

Luazul
Enviado por Luazul em 26/07/2008
Reeditado em 26/07/2008
Código do texto: T1098827
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.