HOMO HOMINIS LUPUS

...HOMO HOMINIS LUPUS...

[...]

Oscar e Douglas se conheceram em uma pequena cidade no Rio Grande do Sul, eram coroinhas na mesma igreja, e a amizade floresceu, e com os anos, grandes amigos se tornaram. Desses inseparáveis, como irmãos. Serviram o exercito juntos. Depois partiram para o Mato Grosso, onde fizeram fortuna como sócios na produção de soja.

Foi numa estrada de terra no meio do nada que Oscar mandou seu capataz disparar contra a nunca de Douglas. Oscar Miller se tornou o mais rico da região.

[...]

Diana Silva era uma dessas meninas sensíveis demais. Amava o romantismo exagerado dos shakespearianos. E como toda jovem piegas, se apaixonava com facilidade. Esperava por aquele tal “amor eterno”. Mas após três longos e perturbadores relacionamentos, ela nunca mais foi a mesma.

Diana não acreditava mais no amor. Em janeiro um rapaz se matou em nome dela. Mas isso não a perturbava. Só não gostava que lhe chamassem de “vagabunda” na cama.

[...]

Lucas sempre foi um desses inteligentíssimos garotos, um prodígio que só teve a irônica companhia da solidão. Os colegas caçoavam dele. E Lucas, claro, detestava isso, ma se sentia impotente. Todos pensavam que Lucas suportaria as brincadeiras dos Colegas.

Um dia Lucas se cansou. Disparou seis tiros contra os colegas no fundo da sala. Ele nunca se arrependeu daquilo.

[...]

Ricardo nunca teve chance se quer de comprar um par de chinelas. Sua casa se resumia a uma calçada de cimento enfrente a um condomínio fechado. Ele não agüentava mais ser invisível, viver de migalhas, sobretudo havia se cansado de pedir a Deus que o amanhã só não fosse tão ruim quanto o ontem. A Fome o fez roubar.

A prisão lhe ensinou a seqüestrar e hoje Ricardo é noticia de jornal, e todos tem medo dele.

[...]

Wagner sempre sonhou em ser policial. Tornou-se PM para proteger a população. Hoje, Capitão Wagner não acredita mais em heróis. Acredita numa policia que lhe paga mal, e faz com que ele e seus homens corram perigo.

Todos os dias, o Capitão e seus homens trafegam pela cidade durante a madrugada. Extorsão, espancamento, assassinato e humilhação são suas regras. Ao amanhecer ele visita o filho na hemodiálise e respira tranqüilo ao sentir o dinheiro sujo no bolso.

...HOMO HOMINIS LUPUS...

Zé Rizzotto
Enviado por Zé Rizzotto em 27/07/2008
Reeditado em 29/07/2008
Código do texto: T1100328