Ela se cansou.

Maria de Fátima sempre foi uma mulher batalhadora. Era casada com Roberto, que era pedreiro. Tinha dois filhos, um de dez e um de nove anos.

Maria de Fátima fazia a comida para os três, cuidava da casa, lavando e passando e ainda por cima, lavava roupa para várias famílias mais ricas, para ajudar o marido a manter a família.

O trabalho de Roberto não era fixo, um homem forte e rude, que tinha um sério problema com a bebida.

Antes era uma vez por semana, mas Roberto começou a embriagar-se constantemente, chegava bêbado, pegava Fátima pelos cabelos e batia, batia forte, com socos e pontapés, deixando-a deitada e bastante machucada.

Fátima acordava cedo, curava suas feridas; enquanto dizia para os filhos que havia caído da escada e retomava sua rotina, cuidando da casa, lavando e passando.

As surras de dez minutos, pareciam um dia inteiro para Fátima que não conseguia, não aguentava mais apanhar. Um dia foi até a delegacia e denunciou, o marido apanhou de uns agentes, chegou em casa e o coro em Maria de Fátima desceu dobrado.

Certo dia, ela pegou uma velha faca, bem enferrujada que usava para podar suas plantas nos vasos que cultivava; e a cada surra que levava, passava o mesmo tempo de surra, amolando a faca em uma pedra.

Passaram-se vários meses, várias surras, e Fátima amolava a faca, embebida no ódio e na dor que andava sentindo; enrolava a lâmina em um pano e escondia dentro de um vaso, que ficava pendurado na cozinha.

A faca de Fátima já estava parecendo uma navalha, com uma ponta afiada e que dava até para fazer uma barba, tamanha a capacidade de corte.

Um dia, Roberto chegou totalmente bêbado, já entrou gritando o nome da mulher e dizendo, vem Maria, vem ver o que eu tenho para você, tá na hora de você receber seu castigo.

Fátima engoliu seco, sentiu o coração quase pular do peito, mas respirou fundo e esperou. Quando o marido apareceu na porta da cozinha, exalando aquele cheiro de engenho, com os olhos vermelhos feito brasa, gritando palavaras impublicáveis e cuspindo, Fátima não teve dúvida, esperou o marido levantar o punho cerrado, passou a mão na faca que estava no vaso e inesperadamente, golpeou com raiva o abdomen do agressor.

A faca entrou fácilmente, sem atrito, mesmo enrolada no pano, que ficou enfiado nas entranhas do monstro, e Fátima fez questão de girar a lâmina de um lado para o outro, enterrando ainda mais o aço na barriga de seu algoz.

Roberto, olhava para Fátima com cara de espanto, xingou-a de desgraçada e caiu inerte, com uma enorme poça de sangue à sua volta.

Fátima respirou aliviada, acendeu um cigarro e esperou a polícia chegar.

Maria de Fátima já cumpriu sua pena, em uma colônia agrícola feminina. Trabalhou duro na horta, chorou muito na prisão por ter ficado tão distante dos filhos.

E hoje em dia, ela pode dizer que não é mais vítima dos espancamentos de um marido bêbado.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 04/08/2008
Reeditado em 08/08/2008
Código do texto: T1112006
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.