CONVERSA ENTRE MULHERES **?**

Eu estava sentada em um banco no pátio de uma escola: esperava meu filho sair da aula.

Quando, próxima de mim, sentou-se duas mulheres amigas, mas parecia muito tempo não se viam. Elas conversavam sobre vários assuntos. Mas todos sobre suas próprias vidas suas tristezas e alegrias no decorrer dos anos.

Elas são mulheres entre 40 á 45 anos. Ambas separadas, com filhos que já estão adolescentes.

Percebi que elas, estavam tranquilas, leves, felizes.

Mas, na medida em que foram falando, notei o peso que

cada uma trazia nas lembranças.

Uma delas disse que quase morreu com filhos ainda pequenos.

Ficou doente, teve síndrome do pânico, depressão... E não teve o apoio do marido, que vendo-a doente, arrumou, uma amante.

Sofreu amargamente.

A outra o marido era alcoólatra... Sofreu horrores...

Também filhos pequenos, brigas, gritaria, agressões. Passaram muitas necessidades. Ela teve que ser mãe e pai ao mesmo tempo.

De repente eu me vi envolvida naquela conversa, pois estávamos sentadas lado á lado. Eu quando saio e sei que tenho que enfrentar fila ou esperar, gosto de levar um livro, ou um bloquinho e uma caneta para escrever ou ler enquanto espero. Mas esse dia sai apresada e não levei nada.

Então fiquei quietinha ouvindo a conversa.

E o que me chamou a atenção foi o fato de que elas depois dos seus 40 anos terem descobrindo á felicidade.

Estranho isso, mas doeu em mim, ouvi-las falar de seus passados sofridos. Não sei se sou muito sensível ou boba, mas fiquei triste por elas.

No entanto vendo-as sorrindo e dizendo que agora sim estão vivendo, eu fiquei também feliz meus olhos brilharam e não pude deixar de sorrir com elas. Bom, só escrevi este texto tipo que para parabenizá-las por ter dado a volta por cima e quem sabe alguma mulher que está passando o que elas passaram possa ter força para lutar pelo seu direito de ser feliz.

Pois desta vida nada levamos; então, o que realmente importa é ser feliz.

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 12/11/2008
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T1278968
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.