ACORDA PRA VIDA MULHER **?**

Lena era uma mulher meiga, simples, bonita, mas mal cuidada.

Parecia até feia e sem graça. Uma mulher alta, mas andava encurvada.

Cabelos rececados, bagunçados falava sempre baixo, quase não

gritava - era tímida. Casara com dezeseis anos. Tinha cinco filhos; o marido um crápula, arrogante, grosso, fazia ela de gato e sapato. Ela em casa o dia todo arrumava a casa, cuidava dos filhos. Ele chegava se sentava como um rei... Rei momo, pois era gordo!

Ela, porém tirava-lhe os sapatos, colocava-lhe os chinelos, dava-lhe as roupas e toalha nas mãos, para ele ir ao banho. O prato estava prontinho, arrumadinho do jeito, que ele gostava e na mão.

Enquanto isso, ela ia passar a camisa para ele ir para a noitada dele.

Como ele mesmo dizia: - É HOJE QUE VOU ME ACABAR NOS BRAÇOS DA

MULHERADA.

Chegava ás três e meia, cinco horas da manhã. Cheirando á bebida e perfume de outras mulheres batom na camisa? Sim claro! Coitada da Lena.

Os vizinhos ficavam indignados com isso. Lena, tão boa, tão honesta, tão dedicada, e o crápula do marido fazendo-a sofrer assim.

Quando ele dormia em casa, queria-a na cama sem demora. Logo estava ele brigando com a mulher.

- SUA BURRA FAZ DIREITO NEM PRA ISSO VOCÊ PRESTA!

FAZ IGUAL Á MORENA QUE EU FIQUEI ONTEM AQUELA SIM É QUE É MULHER!

- E A ANA! QUE MARAVILHA! A VERA! NÃO UMA POIA COMO VOCÊ.

Coitada de Lena, quanta humilhação. Ela corria para o banheiro e chorava, chorava... Porém o marido reclamava da comida, da roupa, de alguma coisa fora do lugar.

Lena um dia disse que queria trabalhar, ele xingou, gritou, esperneou e disse que o lugar dela era em casa. Mas as coisas foram ficando difíceis, cinco filhos para cuidar... Então Lena teve que trabalhar fora, mas tudo que recebia ela tinha que dar para o marido. Ele contava nota, por nota, e guardava no bolso dele. Lena pedia um pouco de seu próprio dinheiro, ele dizia:

- PRA QUÊ? JÁ TE DOU CASA E COMIDA. Lena chorava.

Um dia Lena comprou uns doces e biscoitos para as crianças que adoraram, porém chegando o marido, pede o dinheiro ela entrega, ele conta e reclama. Ela diz que comprou doce e biscoitos para as crianças.

Ele fica furioso esbraveja, e diz á ela para nunca mais fazer isso.

Passaram-se mais trinta dias... Lena recebeu. Ia desanimada para a casa, quando passou perto de uma loja feminina e leu "LIQUIDAÇÃO".

Palavrinha mágica para mexer com qualquer mulher.

Meio que hipnotizada entrou na loja, viu tantas coisas lindas que ficou boba! De boca aberta, coisas que sempre sonhou e nunca teve. Olhou, olhou, admirou a moça da loja insentivando-a a levar...

- Leva senhora, vai ficar linda! Olha esse como lhe cai bem! Leva e faz uma surpresa para o maridão ele vai amar.

Lena não resistiu e comprou, comprou blusas, calças, saias, vestidos e sapatos... Tudo que queria e não tinha saiu da loja toda senhora de si.

Nunca tinha sentindo-se tão feliz e realizada e carregar todas aquelas sacolas que, prazer. Prometeu pra si mesma que iria fazer mais vezes...

Chegou em casa mostrou tudo para os filhos que amaram, estavam todos felicíssimos quando chegou o maridão assentou-se na cadeira e pediu a mulher o dinheiro. Calma e serena ela diz... - Não tenho!

- Não te pagaram hoje, mulher?

- Sim meu bem! Pagaram, mas gastei.

- você o quê?

- Gastei, comprei coisas para mim e as crianças.

Ele parecia não acreditar, irritado disse:

- Devolva isso, pegue o dinheiro, tenho que sair com uma loira!

Calma e tranquila, Lena olhou-o bem nos olhos sem alterar a voz.

- Comprei e paguei com o meu dinheiro, dinheiro que eu trabalhei, não vou devolver nada.

O marido ficou transtornado, gritou com ela. - Sua vaca! Devolva isso já. Porém ela levantou, Deu um tapa na mesa do tamanho e sua raiva e gritou.

- Não! Não vou devolver nada! E a partir de hoje vai ser assim, tudo do meu jeito, e se você quiser pode pegar suas coisas e vai para suas morenas ou loiras como preferir, por que aqui você não serve para mais nada.

Já ia saindo quando se virou e olhou-o novamente... - Mas se quiser ficar, quando sentir fome vá ao fogão e esquente seu jantar tenho hora marcada no salão de beleza...

Meia hora depois... Não é que o "maridão" Estava na cozinha esquentando o jantar em estado de choque.

Não é atoa que eu digo: Acorada mulher!

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 14/11/2008
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T1282543
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.