Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Aprendendo com os Gansos
                 
(Alexandre Rangel)


Quando os gansos selvagens voam em formação de “V”, eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. Acontece que, à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma sustentação para o pássaro que o segue.

Quando o ganso que está no ápice do “V” fica cansado, ele passa uma para trás da formação e o outro ganso voa para a posição de ponta.

Durante o vôo, os gansos de trás grasnam para encorajar aqueles que vão à frente a manterem o rítmico e a velocidade. Quando um ganso adoece ou seja se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então os três reiniciam a jornada ou juntam-se a outra formação, até encontrarem o grupo original.

Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez porque se apóiam na confiança umas das outras. Existe força, poder e segurança quando um grupo caminha na mesma direção e tem um objetivo comum.

Quando se necessita fazer um trabalho árduo o revezamento é vantajoso. Todos nós necessitamos ser forçados, com apoio ativo e encorajamento. Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Sempre que você observar uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.

Julio Sergio
Recife-PE.
Julio Sergio
Enviado por Julio Sergio em 28/03/2006
Reeditado em 03/11/2010
Código do texto: T129629
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para o site "www.sitedoautor.net"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Julio Sergio
Recife - Pernambuco - Brasil, 61 anos
522 textos (121137 leituras)
1 e-livros (125 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 01:37)
Julio Sergio

Site do Escritor