O Rancho - Da Série Supermercado

Quando fui buscar uma explicação plausível para a designação do “rancho” que as pessoas fazem num supermercado, confesso que 90% dos significados que estão no dicionário me causaram espanto. Eu levava em consideração que as pessoas falavam “rancho” pelo simples fato de que todo mundo fala. Ponto. Uma explicação tão lógica, mas tão lógica que resolvi sair por aí perguntando.

Uma boa justificativa saiu da mente quase preconceituosa de minha comadre:

- Eu acho que é gíria aqui da região, é mais por aqui, é no meio dessa colonada que se fala isso.

Outra:

- Sabe o que que é? É porque ninguém aprende desde pequenininho o que é certo.

Perguntei para uma amiga designer que mora atualmente numa cidade com pouco mais de 290 mil habitantes qual era a opinião dela... “Eu NUNCA falei rancho”. Depois de duas horas com dor de barriga de tanto rir, fiz minha última jogada de desespero, entrei no MSN e perguntei para uma moça muito querida que conheci (pela internet) de São Paulo, capital, como é que eles falavam.

- Ora... respondeu ela

- Nós falamos que vamos fazer compras no mercado, e a gente fala mercado para separar das outras coisas, por exemplo: fazer compras de sapato.

Minha nossa...

O que mais fiquei admirada nessa história toda foi que as pessoas ficavam, à simples menção da palavra “rancho”, com a impressão de estarem sendo pegas com as calças curtas, ou então descobertas no meio de alguma traquinagem. Nunca pensei que isso fosse mexer tanto com a índole dos pesquisandos.

Felizmente, o que a maioria das pessoas não sabe, é que o termo: “Vou fazer o rancho” está tão correto e impregnado de história que faria desmaiar até o habitante mais erudito daqui. Vejam só:

Rancho: Substantivo Masculino.1- Grupo de pessoas em passeio, marcha, jornada ou trabalho. 2-Acampamento ou barraca para abrigar rancho (1). 3-Bando de gente. 4-Refeição para muitas pessoas. 5-Casa ou cabana para abrigo provisório, em canteiro de obras, etc. 6- Casa pobre; choupana. Conforme dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Agora com licença que eu vou fazer o "rancho". Isso se eu conseguir entrar no mercado.

Michele CM
Enviado por Michele CM em 06/03/2009
Código do texto: T1472461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.