Demarcação de Machos

Os machos costumam demarcar território, seja urinando em qualquer lugar ou espanando com suas longas penas a cabeça de outro pavão. Quadrúpedes, peçonhentos ou empenados, os machos marcam território em qualquer lugar e ai daquele que invadir, porque o dono do pedaço já está com as esporas prontas para o ataque. Como numa briga de galo, se bem que em algumas espécies a briga fica por demais horrorosa como é o caso das baratas machos do norte da Groenlândia. Ninguém conseguiu ainda registrar o evento porque primeiro: lá é muito frio e segundo: a cena é tão dantesca que há dúvidas sobre sua real existência.

Eu mesma não acredito.

Os machos de todos os reinos, animal, vegetal (sim! existe planta macho e daquelas bem exibidas) e das fábulas, marcam território conforme as armas que tem. Os bichos urinam, as aves piam, as cobras soltam uréia sólida, os gansos-patolas mostram as suas lindas patas azuis e as baratas soltam feromônios.

Já, o bípede macho, freqüentador assíduo de todos os reinos acima citados, como não pode utilizar-se da urina para demarcar território, o fazem com a língua. Um bom exemplo de demarcação de território ocorre quando um ou mais bípedes machos se encontram para um churrasco.

- Soube que reformou a casa, Aderbal.

- Sim, mas agora ficou uma beleza Euclides!

- Me contaram que a sua churrasqueira está um espetáculo.

- Pois é! Ela puxa tão bem, mas tão bem que se a gente não cuidar, a carne sobe voando...

Os machos demarcam território para um possível acasalamento. Os gansos-patolas (citados acima) ficam mostrando suas lindas patinhas azuis para a fêmea se apaixonar e então iniciarem uma belíssima dança sexual. Já alguns acasalamentos não são tão belos assim, como é o caso do escorpião macho, mas bota macho nisso, ele prende a fêmea em suas garras e realiza um ritual de corte, que consiste em arrastá-la e balançá-la por todos os lados até a liberação (no solo) de um tubo contendo esperma, denominado espermatóforo. Após essas ações, a fêmea se posiciona neste tubo, penetrando em seu opérculo genital.

Horrível não?

Já, o bípede macho - aquele a que estamos acostumadas - também utilizam da demarcação do território para atrair uma fêmea.

- Soube que reformou a casa, Aderbal.

- Sim Lucinda, e ainda me sobrou um dinheirinho para comprar uma BMW...

- Uau, Aderbal! Vai me levar dar uma voltinha???

- Claro que sim, gata! Mas pode me chamar de Ade Escorpião!

Diante desse espetáculo, a fêmea tem duas alternativas:

1-Fugir para as montanhas

2-Filmar a briga das baratas machos da Groenlândia.

Michele CM
Enviado por Michele CM em 19/08/2009
Reeditado em 13/11/2012
Código do texto: T1762714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.