REENCONTRO

ELE OUVIU SUA PRIMA DIZENDO: - PEDRO, SUA MÃE CHEGOU!

SEU CORAÇÃO VEIO ATÉ A BOCA... UMA MISTURA DE SENTIMENTOS, ALEGRIA, VONTADE DE CHORAR, PULAR.

MEUS DEUS, QUANTA SAUDADE, PENSOU...

FAZIA UM ANO QUE NÃO VIA SUA MÃE. ENQUANTO CRIAVA CORAGEM PARA CORRER ATÉ ELA, SEUS PENSAMENTOS FORAM LONGE.

LEMBROU DA NOITE QUE A MÃE VEIO ATÉ SUA CAMA E DISSE BAIXINHO:

“-FILHO, VOCÊ E A PAULA VÃO PASSAR UM TEMPO COM A VOVÓ NA BAHIA.”

SEU MUNDO CAIU. A AVÓ MORAVA NO SERTÃO DA BAHIA. VILAREJO AFASTADO DE TUDO E DE TODOS, SEM ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA ENCANADA... TEVE VONTADE DE CHORAR.

PENSOU NOS AMIGOS QUE IRIA DEIXAR, SEUS BRINQUEDOS, BICICLETA, A ESCOLA.

FECHOU OS OLHOS E UMA LÁGRIMA CAIU. FICOU COM VERGONHA, NÃO QUERIA QUE SUA MÃE VISSE. AFINAL, ELE JÁ ERA UM HOMEM, TINHA 8 ANOS!

OLHOU PARA A CAMA AO LADO, SUA IRMÃ DORMIA.

PEGOU NA MÃO DE SUA MÃE E DISSE: TUDO BEM, A GENTE VAI E VAMOS ESPERAR A SENHORA IR BUSCAR A GENTE.

A MÃE DISSE QUE ERA POR POUCO TEMPO, APENAS O NECESSÁRIO PARA ARRUMAR UM EMPREGO E SE REERGUER. ESTAVA SE SEPARANDO DO MARIDO.

FORAM MESES DIFÍCEIS LONGE DA MÃE. NA BAHIA NÃO TINHA NADA ALÉM DO SÍTIO ONDE MORAVAM COM A AVÓ. SEM BRINQUEDOS ELE E A IRMÃ IMPROVISAM O TEMPO TODO. TINHAM QUE SE ARRANJAR E OS DIAS NÃO PASSAVAM.

FICAVA HORAS NA ENTRADA DO SÍTIO SONHANDO COM O MOMENTO QUE SUA MÃE VIRIA BUSCÁ-LOS. CHORAVA... A SAUDADE ERA MUITO GRANDE. PENSAVA NO PAI TAMBÉM E NÃO ENTENDIA O PORQUÊ DA SEPARAÇÃO DE SEUS PAIS. ESTAVA TUDO TÃO BEM. SEU PAI VIAJAVA MUITO, ÀS VEZES FICAVA MESES SEM APARECER. SUA MÃE DIZIA QUE ERA O “TRABALHO” DELE.

POR CERTO, SUA MÃE SE SENTIA SOZINHA.

FICAVA PENSANDO QUE QUANDO CRESCESSE, IRIA TER UMA FAMÍLIA E NUNCA DEIXARIA SUA MULHER SÓ.

O TEMPO PASSOU E SUA MÃE NÃO VEIO. FOI SE ACOSTUMANDO COM A SOLIDÃO DO LUGAR. NÃO RECEBIA UMA CARTA SEQUER DE SUA MÃE. NÃO HAVIA TELEFONE E AS NOTÍCIAS DELA NÃO CHEGAVAM. PERCEBEU ENTÃO QUE A MÃE TINHA-OS ESQUECIDO. ISSO DOÍA.

NÃO ERA JUSTO, IA FUGIR DALI!

CERTO DIA, VOLTANDO DAS BRINCADEIRAS DO CAMPO, VIU UM PRIMO DA CIDADE QUE VIERA TRAZER NOTÍCIAS. SUA MÃE HAVIA MANDADO BUSCÁ-LOS.

NAQUELA NOITE MAL CONSEGUIU DORMIR DE TANTA ANSIEDADE. NO DIA SEGUINTE VOLTARIAM PARA SÃO PAULO. SUA IRMÃ ERA MAIS CALMA, MAS ELE...

VOLTOU À REALIDADE DO MOMENTO, COM A SUA PRIMA DIZENDO: OLHA LÁ PEDRO, SUA MÃE CHEGANDO!

PEDRO, PERCEBEU QUE SUAS MÃOZINHAS ESTAVAM SUANDO... SE JULGAVA UM HOMENZINHO MAS SÓ TINHA 9 ANOS.

FICOU PARADO, OLHANDO PARA O FIM DA RUA E VENDO A DISTÂNCIA ENTRE ELE E SUA MÃE DIMINUIREM. O TÃO SONHADO ABRAÇO CHEGARIA, O BEIJO CARINHOSO QUE TANTO QUISERA RECEBER. OS OLHOS FORAM ENCHENDO-SE DE LÁGRIMAS E UM SORRISO ESTAMPOU-SE EM SEU ROSTO. BUSCOU O APOIO DE SUA IRMÃ E NÃO A VIU POR PERTO.

ENSAIOU UM PASSO ATÉ SUA MÃE E TEVE DE SE SEGURAR PARA NÃO CORRER ATÉ ELA E ENVOLVER O SEU QUADRIL NUM ABRAÇO BEM APERTADO.

PERCEBEU QUE ELA ESTAVA CANSADA, CAMINHAVA DEVAGAR, HESITAVA. QUANDO CHEGOU PERTO DELE SEU OLHAR ERA FRIO E O GRITO DE ALEGRIA FICOU PRESO NA GARGANTA, QUANDO SUA MÃE AO CHEGAR DIANTE DELE, APENAS COLOCOU A MÃO EM SEU OMBRO E DISSE:

- OI...

PERCEBEU ENTÃO QUE ALGO HAVIA SE ROMPIDO. JÁ NÃO SE LEMBRAVA DE COMO ERA SUA VIDA ANTES. APENAS ENTENDEU, QUE JÁ NÃO ERA MAIS UM MENINO. PEGOU A SACOLA DA MÃO DELA E FORAM CAMINHANDO LADO A LADO...

Chris Donizete
Enviado por Chris Donizete em 26/08/2009
Reeditado em 28/08/2009
Código do texto: T1776591
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.