OS NOMES DAS PLANTAS.....DAS ARVORES....

Nasceu na fazenda vizinha a de meu bisavo, foi batizado na capela la' mesmo... """ Sebastiao Jose da Silva"",mas nunca foi registrado em cartorio, nao tinha certidao de nascimento, dizia que tinha nascido fazia muito, muito tempo, nem sabia ao certo quantos anos tinha, achava que era mais de 70, 80, mas nem ele e nem ninguem sabia ao certo, mas isso nao importava em nada, era forte como um ''cavalo'' , tinha a saude de um ''touro'',....resfriado? gripe? nem sabia o que era isso!!!, era descendente de africanos, tinha o ''sangue bao, forte"", como ele mesmo dizia.

Veio morar na fazenda de meu bisavo com + - 7 anos de idade, chegou magricelinha, franzino, com pai, mae, e mais 6 irmaos que foram ficando, casando, indo embora, morrendo e so' ele permaneceu, ficou, e nunca mais saiu de la'. Nunca se casou.

Dizia, rindo, que era porisso que era forte, sadio, nao pegava doenca nenhuma..."" num tenho muie' pra mi tormenta'..eheheheh pro mor disso num fico duente nao!!! eheheheh"" e fumava seu pito, o dia inteiro, e ia dormir pitando e ja' levantava com o pito na boca...incrivel!!!!

Seo Tiao sabia tudo de plantas, de arvores...de animais, de passaros..da natureza, da terra, amava e respeitava a tudo e a todos e eu vivia atras dele, perguntando, ouvindo, querendo aprender...e como aprendi!!! e tambem desaprendi a desfazer arapuca de cipo sao joao, que fazia para cacar pombas rolas e outros passaros e ele me fez ver o errado disto tudo.....

Um dia me amarrou, de brincadeira proposital, que nao fazia nada que nao fosse util, na porta de uma baia e foi embora...fiquei desesperado, queria sair dali, gritava o nome dele, nao vinha!!! quando veio, ficou falando, falando....eu escutando e chorando.....soltei as pombas rolas e outros passaros, desmanchei a arapuca de cipo sao joao....aprendi a licao.

Seo Tiao este pe' de banana aqui ta'....nao me deixou terminar

Bananeira Zezito...bananeira...nao e' pe' de banana, que banana nao tem perna muito menos pe'....bananeira, aprendi...bananeira.

Seo Tiao esta bananeira aqui ta' carregada com um cacho, mas ta' verde ainda.

Zezito cada bananeira so' da' um cacho por vez, depois de colher o cacho, se corta, deixa para adubo, e no que sobra do tronco, brota de novo....nasce outra bananeira.

Era assim entao? porisso via tantos troncos cortados por ali no..como se fala mesmo seo Tiao? Bananal Zezito..no bananal?

Seo Tiao posso ajudar a capinar este pe' de cafe'?

Cafeeiro Zezito, cafeeiro...e muitos cafeeiros junto seo Tiao?....Cafezal, aprendeu? cafezal....Aprendi!!!

E assim era...toda planta, arvore, tinha nome e sobrenome e ''apelidos''...o ingazeiro formoso era '' sombrona'', vou la' na sombrona tirar um cochilo, ...vou descansar la' na sombrona...nao e' bonito falar assim de plantas, arvores?

E me ensinava:-

pe' de figo..........figueira.

pe' de tomate.....tomateiro.

pe' de uva............parreira.

pe' de maca.........macieira.

pe' de laranja......laranjeira.

pe' de limao...........limoeiro. e muitas, muitas outras plantas e arvores e tambem, hortalicas, legumes......

1 cabeca de cebola, uma restia...ficava fascinado com esta palavra....restia!!!...1 cabeca de alho, 1 dente de alho, 1 restia de alho...e a couve? e' 1 pe' de couve? sim...e quem planta ou vende couve?

Ahhh!!! Zezito ai pode ser...o quitandeiro eheheheh, vende....o couveiro planta ou e' o coveiro? ihhhh! Zezito sei nao a diferenca filho!!!

Perguntei ao meu avo, ao meu pai, a minha mae, a mae Bene, virou a maior discusao da paroquia...

E' coveiro.....nada disso, e' couveiro...bla bla bla...

Finalmente, quem planta couve e quem vende couve e':- chacareiro, verdureiro, quitandeiro, que ''couveiro'' nunca conheci esta palavra , e acredito que seo Aurelio tambem nao!!!

Coveiro sim conheco, pessoa que ''cavoca'', cava, abre, uma cova para enterrar os cadaveres....credo!!! que profissao, mas alguem tem que fazer, e os coveiros o fazem, ainda bem!!!!

E assim era e foi seo Tiao....sempre com paciencia, bondade, ensinando tudo a todos, plantas medicinais entao, daria um livro o que ele sabia curar com folhas, raizes, cascas...sabia o nome um por um, nunca se enganava, e tinha la' na sua casinha enormes quantidades de ervas que todos na fazenda iam a procura, de dia , de noite e ele sempre atendia, ''receitava e acompanhava ate' o doente sarar....e sarava mesmo!!!

Morreu com mais de 100 anos, alguns dizem que beirava os 110, nunca se soube ao certo...mas tambem que diferenca faz? 100 ...110..ja' tinha passado dos cem mesmo!!! e '' sem '' reclamar, o que foi de tudo, o melhor, sem reclamar de nada...tudo estava bom, tudo estava bem e acredito que hoje la' em cima com o homem bom de la', o filho melhor ainda...que festa que os treis estao fazendo...atendendo, curando, aliviando todo mundo aqui em baixo.Amem

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 21/09/2009
Código do texto: T1823874