PERDAS

PERDAS

POR TROPPORJ

(BASEADO EM LENDA ÁRABE)

Era um reino interessante e próspero de cultura mediana, costumes mulçumanos e pitorescos, bastante diferente dos nossos. Lá, algumas coisas e costumes são escandalosos e bizarro para nós, como comer olhos de cabra e uso de burca, e os nossos também seriam terrível para eles,entre eles a maneira como vamos à praia por exemplo...; lá, jamais uma mulher andaria de shortinho nas ruas, e até turistas são alertados.

Nessa terra, um filho homem é muito importante(de preferência, o primogênito)no andamento da família, cultural e economicamente, mas aquele homem somente tivera duas filhas.

Estudioso da cabala, aprendeu que o nome tem muito a influir no futuro das crianças e por isso chamou a primeira filha de Bella Flor, para que a sua beleza fosse o desejo dos homens, e o seu perfume os encantasse. À segunda, chamou amanhecer, para que o seu viver pudesse ser uma novidade a cada dia. E assim, ele Foi feliz. Orfra, sua mulher, educou suas meninas segundo o costume local, orientando-as para uma adolescência tranqüila e próspera. Porem, ao ver sua irmã Bella Flor casar-se aos quinze anos com um homem vinte anos mais velho, por ser ele um sultão local(uma espécie de príncipe), de família secularmente reconhecida, a quem a irmã nem sequer conhecia direito, Amanhecer, temendo o mesmo destino, resolveu fugir de casa e ganhar o mundo; “_se era pra ser infeliz, ao menos que o fosse livre!” pensava no seu coração. A bem da verdade, o casamento de Bella Flor veio num momento essencial à família, visto que atravessavam grave crise financeira, os negócios iam de mal a pior, e; este “dote” trouxe não só o fim de muitas contas atrasadas como um refrigério futuro à família, e; talvez por isso, o pai, tenha acomodado-se com a situação e deixado o barco correr.

Passados alguns anos, enquanto lia o matutino em sua varanda, Bella flor viu a foto de sua irmã, acompanhada de doze jovens, todos presos na tarde anterior, por baderna, consumo e posse de substâncias proibidas. A acusação era grave e as conseqüências também, caso fossem condenados; o Islã, nessas horas é seguido de forma “fundamentalista” pelas autoridades competentes, e não há misericórdia com ninguém. Comovida, Bella Flor suplicou a seu marido que intervisse por sua irmã, e assim, usando de toda a sua influência, o sultão trouxe sua irmã para casa, após assumir a responsabilidade pela mesma, então com 20 anos de idade, e considerada ainda menor pelos costumes locais.

Certo dia, após uma festa, o Sultão, embriagado e tomado por uma inexplicável crise de ciúmes, esbofeteou por várias vezes a doce e meiga Bella Flor, o que; ao ver, Amanhecer interviu em favor da irmã a quem amava e acabou por nocautear o cunhado e senhor, desferindo-lhe um golpe com um vaso de rosas indianas. Apavorada, Bella Flor tentou resguardar Amanhecer na casa de seus pais, mas seu pai, acovardado, julgando-se velho e incapaz de enfrentar tão poderoso senhor, negou-se a aguaridar a filha fugitiva. Conseqüentemente, ao novo amanhecer, Amanhecer era expulsa da casa do Sultão, sendo por ele denunciada às autoridades em seguida.

Fugitiva, Amanhecer passou a vagar escondida pelos cantos de vielas e becos da cidade, incapaz de ir ou vir decentemente a qualquer lugar, sobrevivendo das sobras que encontrava. Com a chegada de dias mais frios, aquele local de clima desértico permitiu que os dias fossem menos castigantes; porém as noites,eram muito mais frias e difíceis; a cada dia esfriava mais o tempo...

Certo dia pela manhã, quando ia ao mercado popular(uma espécie de feira livre) comprar verduras e especiarias, Bella Flor teve sua atenção voltada para um grupo de pessoas aglomeradas em um canto do chafariz da praça, comentando muito e comovidas ao mesmo tempo... Curiosa, achegou-se mais perto para ver de que se tratava. Era um corpo; encolhido e provavelmente morto de frio naquela que havia sido a noite mais fria do ano. Olhando com mais atenção, aquele corpo começou a incomodá-la a cada passo que dava e os dava cada vez mais apressados em sua direção. Chegando mais perto, correndo desesperada, Bellaflor jogou-se ao chão abraçou-se ao corpo gelado, meigo, magro fino de Amanhecer, enquanto clamava a sua Dor a plenos pulmões. Sua irmã morrera na sargeta, de frio, por falta de cobertas e agasalhos, sendo irmã de uma “Sultanisa”. Desesperada, com enorme sentimento de culpa, julgado que poderia ter feito mais por sua irmã, com um enorme e fatal sentimento de remorso, Bella Flor correu até a trave da praça, em frente à fonte, enforcando-se em seguida. Por tratar-se e figura notória, a notícia logo se espalhou, o que levou seus pais ao local da tragédia, assim como o Sultão.

Para chegar a Bella Flor, seu pai precisou passar primeiro pelo corpinho de Amanhecer, e então, pode observar e entender então a sua ruína ao notar que Orfra, desfalecida, caía aos seus pés, acometida por um colápso causado pela dor da dupla perda, e aalí estava ele; sem filhos, sem netos, sem família.

Aquele homem ficou ali, sentado, imóvel, sem passado, sem família e sem perspectivas de futuro, sem um recomeçar.