Renata

O sonho de muitas pessoas é conhecer a Europa. Pelos menos boa parte dela. Com Renata não era diferente. Ela trabalhou durante três anos, guardou algum dinheiro e então decidiu se aventurar pelo velho continente. Sua primeira parada seria na Inglaterra. Ela sonhava em conhecer o Palácio de Buckingham, a London Bridge entre outros lugares históricos.

Ela tratou de arrumar um passaporte, fez sua reserva e comprou roupas novas. Nesse período de tempo, Renata descubriu que podia fazer um curso básico de Inglês na Inglaterra, então ela fez sua matricula. Como não tinha dinheiro, ela fez um emprestimo no banco. Ela pagaria quando voltasse.

Eis que chegou o dia. Renata pegou um táxi e foi para o earoporto. O Galeão estava lotado de pessoas, mas Renata não permitiu que nada a chateasse naquele dia.

A viagem foi ótima. Quase doze horas de vôo até o Heathrow, em Londres. Ela saiu do avião e seguiu para o controle de passaportes. Claire Williams, foi quem a atendeu naquela manhã. Após algumas perguntas básicas, Claire disse-lhe em alto e bom tom.

- You don´t speak English. You can´t come to this country.

Renata ficou chateada, como é óbvio. Seu visto foi negado e ela teve que voltar para o Brasil no dia seguinte. Ela passou a noite numa sala com mais trinta e quatro pessoas. Sem comida, sem água, sem uma coberta para se cobrir.

Eis que ela chegou ao Rio de Janeiro. Sua cidade natal. Cabisbaixa, triste e derrotada. Ela voltou para o seu antigo trabalho - seu chefe era muito seu amigo - ela conseguiu voltar a caminhar depois de alguns meses. Pois suas dívidas eram altas demais.

Seis meses se passaram. Renata já estava conformada com a situação e as dívidas estavam quase todas solidadas. Caminhando pelas ruas de Copacabana, Renata deparou-se com uma página de jornal que a abalou profundamente. Na notícia que a chamou atenção dizia assim:

"Britânica morre com dois tiros no peito após ter sido assaltada na calçada de Copacabana, segundo testemunhas, a vitíma não entendeu o que o bandido estava exigindo dela. A razão dos dois disparos".

Renata sentou-se num banco à beira da praia e refletiu sobre aquela notícia. A importância da comunicação entre as pessoas. A importância de falar mais do que um idioma.

Quantas guerras podiam ser evitadas, se tivesse havido mais comunicação? Quantas coisas ruins poderiam ter sido evitadas se as pessoas se comunicassem mais? O que aconteceria com o mundo se cada um tentasse aprender um pouco da língua do outro? O mundo seria mais unido, com certeza.

Renata continuou sua leitura. No final da notícia, algo ainda mais chocante:

"O nome da vitíma era Claire Williams, uma agente da imigração inglesa".

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 08/04/2010
Código do texto: T2184582
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.