A Viagem

Era manhã de verão, lembro-me que era sexta feira quando de repente meu pai nos fez um convite tentador.

Eu vovó Iná, mamãe e meus dois irmãos Pedro e Moisés, estavamos sentados á mesa degustando em nosso café da manhã, as deliciosas guloseimas que vovó fazia. Ai meu pai exclamou:

__Ricardo! Tenho uma surpresa para vocês!

__ Nesse fim de semana vamos todos visitar um amigo.

Todos ficaram radiantes com o convite do papai, afinal, iríamos viajar e eu e meus irmãos, nunca antes havíamos saído da cidade. Enquanto pulávamos de alegria meu pai continua dizendo:

__Filinhos, sei que estão felizes, mais quero que prestem atenção ao que vou lhes dizer. Quando chegarmos à casa do meu amigo,quero que vocês se comportem ,comam apenas um pouco do que eles colocarem á mesa, e gaste pouca água no banho, o pessoal lá é bem pobre, eles não têm o luxo, nem desfruta da metade das coisas que temos aqui, temos essa mansão com tudo que nos é de direito. Entenderam?

__Sim papai. Respondemos eufóricos todos juntos.

__O que ainda estamos esperando? Vamos logo!

Apressamos a viagem mais meu pai ainda tinha algo a nos dizer:

Disse ele:

__Quando estivermos em casa novamente quero que me contem o que acharam do nosso passeio.

Papai tirou o carro da garagem, nos acomodamos, e partimos para a tão esperada viagem, viajamos por mais de seis horas. Durante boa parte do caminho, meus irmãos adormeceram mais eu continuava com os olhos bem atentos, a cada curva, á cada quilômetro que nos distanciávamos de casa, ficava ainda mais surpreso com as coisas que via casas, paisagem natureza... Depois de um bom tempo na estrada, chegamos a uma cidadezinha pacata, a pergunta foi inevitável:

__Chegamos?

__Não. Não ainda falta um pouco ”Respondeu o papai com um semblante meio cansado!”

__Viagem ótima, lugares lindos num é maninho?Perguntou o Pedro ainda atordoado e com os olhos avermelhados, porque acabara de acordar!

Enquanto isso notou que aquela cidadezinha, se distanciava cada vez mais,e nós adentramos numa estrada de terra,sem pavimentação. E viajamos mais uma hora e meia até chegarmos numa fazenda. Der repente Iná Exclama!

__Enfim chegamos!

Todos felizes, cumprimentamos aquela família. Eram pessoas simples como o papai havia dito para nós antes de sairmos de casa.

A casinha era bem humilde e ficava na zona rural, e era feita de taipa, uma espécie de argila usada na construção das paredes. Era coberta com palhas, uma arquitetura inteligente!

Eu e meus irmãos, brincamos muito com os filhos daquele casal, eram muitos contei oito deles porque os outros dois já haviam saído para a cidade !

Tomamos banho de rio e cachoeira, deitamos na grama a noite e ficamos ali até tarde, observando os pontinhos brilhantes que coloria o céu e desenhava a imensidão da nossa galáxia. Estávamos bem atentos, observávamos tudo porque queríamos contar tudo para os nossos amiguinhos, ale do mais não queríamos decepcionar o papai, nem havíamos nos esquecidos da exortação que ele nos deu antes de sairmos de casa.

Ficamos na companhia daquelas pessoas o fim de semana inteiro, mas se dependesse dos meus manos ficaríamos lá por muito mais tempo. Ainda tínhamos uma quantidade de energia considerável para fazer uso lá!

Mais o meu pai tinha obrigações, trabalhava, era um funcionário assíduo, então nos despedimos do pessoal e partimos na manhã de segunda feira.

Quando chegamos em casa ,papai cumpriu com o que havia prometido,e agora queria saber de nós o que achamos de ter passado o fim de semana fora de casa.

Disse:

__Enfim em casa! Minhas costas doem não dormir direito. Mas pelo visto vocês se divertiram muito, agora me conte o que acharam.

Respondemos:__Muito boa papai.

Meu pai:__Observaram como era aquelas pessoas? Pobres!

Pedro:__Eram bem simplesinhas, porem tinha um coração gigantesco!

Moisés:__Pobre papai?

Papai:__Sim Moisés, pobres! E que dizer de você Ricardo?

Eu:__Eu papai?

__sim você o que achou?

Eu :__Bem ,quanto a mim,fiquei mui feliz de te-los conhecidos,e apesar de sermos ricos como o senhor sempre diz,notei que elas tem muitas coisas que nós não temos !

__Como assim? Nós temos tudo. Perguntou o papai

Disse lhe:__Aquele casal tem doze filhos, todos o obedecem, e se preocupam em acordar cedo fazem as tarefas do lar e ainda avisa as pessoas sobre acontecimentos maravilhosos e fantásticos que ocorrerão em breve aqui na terra !

Enquanto aqui pai, nós somos três irmãos, brigamos constantemente por causa de coisas fúteis e nem sempre lhes obedecemos e quase sempre fechamos as portas quando aquelas pessoas vêm falar com a gente!

Aqui nós temos uma piscina não é papai?

__Sim filho!

__Lá papai notei que eles têm um rio inteiro,

Não pagam água, e não nos da pressa para sairmos do banho, podemos ficar

O tempo que quisermos.

__Aqui temos energia elétrica não é papai ?

__Sim filho!

__Pois lá eles não pagam eletricidade, eles têm a lua como lâmpada, aqui não conseguimos ver tamanha beleza, pois a nossa eletricidade,a esconde,nosso céu fica fosco !!

Enquanto temos um cachorro, eles têm cinco, e podem criar quantos quiserem que não vá lhes faltar espaço.

Temos um passarinho preso a gaiola, lá não, encontramos pelo caminho em qualquer lugar que formos. São deles papai!

Enquanto temos uma casa enorme, não se compara a que eles tem, eles têm o céu e toda sua beleza como teto, tem a grama como tapete e não um pedaço de pano como nós aqui.

Nossa casa aqui é gradeada, a deles não... É ao ar livre dormem até com a janela aberta,lá eles tem segurança e paz .tem total liberdade..

Enquanto fechamos as nossas portas para dormir,

Eles abrem as janelas para entrar ar fresco.

Mais agradeço ao senhor pela viagem e o passeio que nos proporcionaram, elas me fez ver o quanto, NÒS SOMOS POBRES!!

Uelton da Cunha
Enviado por Uelton da Cunha em 04/05/2010
Reeditado em 06/05/2010
Código do texto: T2237347
Classificação de conteúdo: seguro