american dream

San Francisco

San Francisco é uma das cidades americanas com mais personalidade. Pequena, charmosa, com um jeito quase Europeu, é difícil não gostarmos dela. Suas ladeiras descendo em direção ao mar, seus antigos bondinhos, os sobrados coloridos de madeira, e tantos outros detalhes fazem desta antiga capital dos hippies uma cidade sem igual. A principal avenida e coração comercial, a Market Street, embora seu prédio alto não tenha muito a ver com o estilo típico das casas de madeira que tornaram esta cidade tão conhecida.

das maiores atrações turísticas de San Francisco. Das oito linhas originalmente existentes, agora só restam três, e mesmo assim, porque a população não permitiu que eles fossem extintos. Subindo e descendo pelas várias colinas da cidade, uma visita à San Francisco nunca estaria completa sem um passeio num dos seus cable cars. Para saber o que está acontecendo na cidade pegue um exemplar do SF Weekly ou Guardian, duas publicações semanais grátis que listam tudo que está acontecendo em Frisco.

Para dar um passeio e visitar algum dos pontos turísticos mais famosos da cidade pegue o ônibus da Gray Line, que tem ponto final na praça Union Square. Market e Powell, ponto final de uma das linhas de bonde. Para voltar pela mesma linha o bonde fica em cima de um piso móvel que gira 180 graus. Como quase todos os passageiros são turistas, e tudo é festa, é comum muita pessoa ajudarem a girar o bonde. Um detalhe que nos chamou atenção é a quantidade de pessoas com olhos amendoados, pois metade dos habitantes da cidade tem origem oriental.

A Golden Gate, uma das pontes mais famosas do mundo, liga San Francisco ao norte do estado, e é uma visita imperdível. Foi inaugurada em 1937. O melhor ponto de observação é justamente do lado de lá da baía, de onde se pode ver a cidade toda. Como a bruma do mar freqüentemente encobre as torres da ponte, é comum a visibilidade chegar quase a zero. Para quem gosta de praia, é bom saber que apesar de ficar à beira-mar, ir à praia em San Francisco não é uma boa idéia.

O clima da cidade não é quente, a freqüente bruma do mar tapa o sol, e um vento gelado está quase sempre soprando. No centro da baía de San Francisco fica um dos passeios mais populares da cidade, a Ilha de Alcatraz. Ela funcionou como prisão de segurança máxima até 1963, e um de seus hóspedes mais famosos foi o gângster Al Capone.

Lombard street, conhecida como a rua mais torta do mundo. Ela vem descendo em zig zag desde o alto da colina Russian Hill e faz 10 curvas fechadas em apenas uma quadra. Embora a cidade não seja grande, caminhar por San Francisco exige preparo físico. A sucessão de subidas e descidas em toda parte podem tornar uma caminhada curta numa prova de resistência... Mais uma razão para experimentar o bondinho!

Repare que metade do cable car que passa em frente é aberta e metade fechada. Na parte aberta os passageiros ficam expostos ao vento frio tão freqüente na cidade. Sem dúvida é muito mais gostoso andar no bonde na parte aberta, mas se for à noite e estiver ventando não deixe de levar um casaco.

O bairro chinês da cidade é um ponto que não pode ser esquecido em sua visita. Ele é o maior do gênero nos Estados Unidos. Lá pode ser encontrada uma infinidade de produtos orientais. Como a colônia asiática aqui é imensa, este bairro tem de tudo um pouco, no que diz respeito ao oriente. Seu coração é a Grant Street. Uma boa pedida é entrar num dos muitos restaurantes típicos e pedir um pato laqueado, o prato mais popular do lugar. Além de barato é delicioso. Além do bairro chinês, os bairros de North Beach (onde mora a comunidade italiana) e Nob Hill (local das grandes mansões), outros dos pontos mais famosos da cidade e que também merecem uma visita.

San Francisco tem 42 colinas distribuídas por vários locais da cidade. A Telegraph Hill é uma delas, um dos melhores pontos de observação da cidade. Bem no alto da colina fica torre, a Coit Tower. Quando chegar lá pegue um elevador para subir até o topo. De sua parte mais alta, se não houver nevoeiro, dá para ver toda a cidade, incluindo a ponte Golden Gate, e a Baía de San Francisco, bem como as cidades do outro lado da baía. Visite também o Civic Center, considerado como coração da vida política e cultural da cidade. O bairro de Cow Hallow tem diversas lojas de antiguidades e artesanato. Para fazer uma refeição num lugar especial vá até a área compreendida entre as ruas Market, Van Ness e a baía, pois por aqui estão as melhores opções da cidade, e para fazer umas compras vá até o San Francisco

O Fisherman´s Wharf já é uma lenda da cidade. Na beira da baía, este antigo atracadouro de pescadores agora é um ponto turístico animadíssimo, com diversos restaurantes, museu de cera e lojinhas de todo tipo. Se estiver por aqui na hora do almoço, experimente o restaurante The Franciscan. Ele está há décadas no mesmo lugar, já é um ponto tradicional da cidade, e serve uma comida ótima.

Se você gosta de áreas verdes visite o Golden Gate Park, onde além de alamedas e jardins muito bonitos há também vários museus e plantas de diferentes lugares do mundo.

As casinhas de madeira são o tipo de construção predominante em San Francisco. Painted Ladies, e ficam na Steiner Street. Um passeio de Cable Car é a melhor forma para descobrir a sucessão quase infindável deste tipo de construções, em quase todas as ruas da cidade. Ao fundo, contrastando com as tradicionais casinhas em estilo Vitoriano está o prédio em forma de agulha da Transamerica Pyramid, o mais alto e famoso da cidade.

O Pier 39 foi transformado de um simples cais, num parque de diversões à beira mar, com diversas atrações. Há até mesmo uma reprodução do famoso terremoto que destruiu San Francisco no início do século. Outro ponto famoso na cidade é a Ghirardelli Square, antiga fábrica de chocolates, agora transformada num complexo de lojas e restaurantes.

Esta é uma das esquinas mais famosas da cidade, o encontro da Grant Street com a Califórnia Avenue, bem em frente ao bairro chinês. Na região à beira mar, entre o Pier 39 e o Fisherman´s Wharf existe dezenas de barcos oferecendo roteiros pela baía de San Francisco, ou então passeios mais longos, em mar aberto. Não deixe de experimentar um deles. Alcatraz, Sausalito, Angel Island, Tiburon, as opções são muitas. E não esqueça de bater uma foto no momento em que estiver passando bem por baixo da ponte Golden Gate, para ficar com uma recordação inesquecível desta cidade tão especial.Enfim. Agora é hora de mostra a realidade da vida de imigrante,primeiro passo procurar os amigos para hospedar em San Francisco ,estava só com U$ 65,00,Dolares no bolso e era o que tinha sobrado dos U$ 300,00 Dólares.Não encontrei nenhum conhecido,quando estive em San Francisco em 1990,trabalhando por 7 meses nas Pizzarias Twin Pizza, localizada na Church Street,e Pizza Americana na 22 Street,Noevalley .Chegando de novo com a mala na mão, e o coração cheio esperança de fazer a América. Fui da rodoviária de San Francisco ,que fica localizada na 1 Street e de lá fui até 22 Street em Noevalley, uma distancia 5 quilômetro, percorrida a pé ,passando pela Market street e Dolores street. Depois de 1 hora de caminhada cheguei a Pizzaria, cansado e ofegante, estava debilitado de tanto de passa fome e estressado. Até que em fim achei um brasileiro,goiano,que mim recebeu com alegria, foi a minha primeira recepção brasileira e o primeiro contato ´´amigo´´ no USA. Fui convidado para almoçar com ele,era comida totalmente brasileira ,depois de quase 10 dias só comendo sanduíche (thasfond), foi servido um fasto banquete e isso mim marcou profundamente aquele momento.

Este ´´amigo´´ novo indicou outro ´´amigo´´ brasileiro que morava na cidade de Daly City em um apartamento na Riverside Street, morei lá por três meses, e foi lá que eu sofri a segunda decepção ,comprei o primeiro carro, e que carro, o mesmo valia U$ 300,00 dólares, paguei,U$1.500,00,comprei com, a promessa de ir trabalhar ,na Pizzaria em San Francisco, onde o vendedor do carro trabalhava. Como se diz um ditado popular:” O afogado pega em cobra, pensando que é cipó “,observação :não compre carro de brasileiro e nem de hispano,cultura similar.Moral da historia não trabalhei na pizzaria, fiquei com prejuízo e arrumei uma inimizade, sendo eu o errado em acreditar ,varolizar promessa vazia . Mais de uma coisa sei e confiou ,Que Deus é a Verdade e Amor. O senhor proveu meio, para mim ajudar e guardar ,enviou seus Anjos para mim auxiliar ,“Não julgueis, para que não sejais julgado”. Quem mim ajudou em San Francisco , foi os excluídos da sociedade os viciados,os drogados e os gays, eles mim ajudaram sem interesse de recompensa ,pois eu não tinha nada para oferecer .Arrumaram para mim, um emprego de Driver na Pizza Pino na Lombard Street ,através do proprietário Abude cidadão marroquino, naturalizado americano .Durante a minha estadia na Califórnia, eu freqüentava, a Igreja Batista da cidade de Brisbane,E um dos Irmãos estava doente da coluna cervical ,e precisava de substituto no emprego então ele ,mim convidou para lhe substituir, no seu trabalho de Driver ,Home delive.Na companhia“R.P.S”,hoje Federal Express(Ground).Trabalhei de motorista de caminhão 2 meses,de dia entregando pacote e a noite entregava pizza ,e ai irmão melhorou da coluna cervical. Tive que procurar outro serviço já que havia feito uma aplicação na Yellow Cab quando cheguei em San Francisco ,havia aplicado para o curso de Cab Drive (motorista de transporte municipal) na DPSF (Departamento de Policia de San Francisco-Ca). Fui reprovado a primeira vez ,tentei novamente e passei, fui aprovado para trabalhar na Yellow Coop.Cab .Sai da R.P.S e da pizzaria Pino, passei trabalha de Cab Drive (motorista de Táxi e limusine) ,nesta profissão trabalhei por mais de 3 anos e 6 meses, onde vários fatos pitorescos aconteceram comigo, que irei relatar.

romeiro neto
Enviado por romeiro neto em 05/05/2010
Código do texto: T2239534