O artista plástico

Paris não é lugar para amadores, apenas os melhores artistas se apresentam nos seus placos, teatros ou qualquer outro lugar onde se possa exibir arte. Pedro, um português nascido na ilha da Madeira sempre desejara viajar pelo mundo, conhecer várias cidades, culturas e línguas. No entanto, seu maior sonho era conhecer a França.

Ele passava horas lendo revistas sobre o país, e se emocionava sempre que lia uma matéria sobre a cidade luz. A cidade do romance, do amor.

Paris era uma cidade linda, com atrações únicas e irresistíveis.

Pedro era ótimo desenhista. Adorava retratar figuras do dia a dia. Seus familiares achavam sua arte muito boa, mas não acreditavam que aquele monte de traços pudesse se tornar em algo profissional. Que rendesse algum dinheiro, por isso o obrigavam a trabalhar na lavoura.

Aos dezoito anos, Pedro leu uma matéria no jornal que o alegrou. Um concurso de artistas. Quem vencesse, receberia uma passagem para Paris onde poderia aprimorar sua arte nas melhores escolas da capital, Paris.

Pedro não perdeu tempo e se inscreveu.

No dia do concurso, Pedro mostrou seus desenhos. Os jurados gostaram, mas não a ponto de nomeá-lo vencedor. Pedro ficou abatido, frustrado com consigo mesmo. Ele não desistiu e começou a pintar telas a óleo.

Em menos de dois anos, Pedro havia pintado cem telas. Todas elas muito lindas. Um colírio para os olhos.

Os mesmos jurados procuraram Pedro em sua casa e fizeram uma proposta. Pedro deveria escolher as trinta telas mais bonitas de sua coleção e apresentá-las na galéria local. Pedro tinha uma grande missão pela frente. Todas as telas eram lindas.

Ele passou duas noites em claro escolhendo cada uma delas. O prazo chegou ao fim. Pedro levou suas telas à galéria e o administrador gostou de todas elas. A partir daquele dia, suas telas começaram a ser expostas. As pessoas amavam seus traços ousados, porém delicados.

Pedro passou os próximos oito anos, trabalhando para a galéria, onde além de expor seus quadros, ele era guia.

Aos trinta anos, ele recebeu a oportunidade que ele tanto desejava. Uma viagem para Paris, onde ele passaria seis meses numa escola de artes.

Seus familiares, que pouco entendiam de arte, souberam então que Pedro, bem como outras tantas pessoas sonham alto e conseguem alcançar seus sonhos, se persistirem firmes. Nenhum sonho é tão impossível ao ponto de se tornar uma frustração.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 26/05/2010
Código do texto: T2280614
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.