AQUELA MULHER DE BARBA


AGOSTO, MÊS DO DESGOSTO, ESSE QUE VOS ESCREVE GOSTA, E COMO GOSTA, CATÓLICO QUE SOU SEI QUE É O MÊS DAS (VOCAÇÕES SACERDOTAIS*), POIS BEM NA SOCIEDADE DO FRIO É ASSIM, NÃO EXISTE A DIVISÃO DO DIA, NÃO TÊM MANHÃ, NÃO TÊM TARDE E NÃO TÊM NOITE, TUDO AQUI É FRIORENTO, AS TOUCAS, LUVAS, BOTAS LONGAS, CACHECOIS, SOBRETUDO SAEM DO ARMÁRIO PARA TER VIDA PRÓPRIA, FORA AS MÃOS NOS BOLSOS, SÃO 13H56 E, UMA TEMPERATURA CRAVADA EM SEIS ( 6º ) GRAUS E, UMA SENSAÇÃO TÉRMICA DE ZERO ( 0 º ) GRAUS, DEVIDO O VENTO QUE VEM GELADO E A CHUVA QUE CAI,  SAIO PELAS RUAS, MEUS PÉS SOBRE O TÊNIS TOCA NA PEDRA ORGÂNICA QUE COMPÕE TODO CENÁRIO, AI EU ME LEMBREI DAS ÁRVORES, ( POR QUE ELAS NÃO ACUMULARAM RAIOS SOLARES PARA QUE COM O TEMPO FRIO PUDESSE IR SOLTANDO AOS POUCOS PARA SUPRIR A NOSSA NECESSIDADE DE CALOR), E ASSIM SIGO O MEU CAMINHO DE BOCA FECHADA, RESPIRANDO APENAS PELAS NARINAS, LÁBIOS GELADOS, MÃOS IDEM, TODO MEU CORPO ERA UM PICOLÉ HUMANO, PUS O CAPUZ DA JAQUETA, E NADA DE ESQUENTAR, CONTINUEI A MINHA CAMINHADA, SÓ ESQUENTAVA UM POUCO QUANDO EU ADENTRAVA A UMA LOJA, NA PRIMEIRA LOJA QUE ENTREI FUI PERGUNTAR SOBRE O BICO DOSADOR, E SOBRE O DECANTER**, AGRADECI O ATENDIMENTO E SAI NOVAMENTE PARA CURTIR O FRIO NA CIDADE DE CURITIBA, POR MAIS 1 KILÔMETRO ANDEI ATÉ CHEGAR AO SHOPPING ESTAÇÃO, APRECEI AS VITRINES QUE PARECIAM VITRINES VIVAS, PASSEI PELA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO EM DIREÇÃO AO BANHEIRO, AO CHEGAR VINHAM EM SENTIDO CONTRÁRIO QUATROS ADOLESCENTES, E PUDER VER QUE UM DELES TINHA UM ROSTO TÃO ROSADO QUE PARECIA A PANTERA COR DE ROSA EM BANHEIRO ERRADO, QUANDO PERCEBI QUE ELES VINHAM ASSIM TIPO UM BONDE ME POSICIONEI NA LATERAL DIREITA DA PORTA FIQUEI SEGURANDO A PORTA PARA QUE TODOS PUDESSEM PASSAR E A SEGUIR EU ENTRAR, ASSIM QUE ADENTREI FOI A SURPRESA SAIA LENTAMENTE DE UM DOS VASOS SANITÁRIOS COM PORTA UMA MULHER DE BARBA, COM OS CABELOS ENCARACOLADOS, TRAJAVA UM SOBRETUDO PRETO, TINHA UM OLHAR MEIGO, SEUS PASSOS ERAM LENTOS, E COM SUTILEZA ELA FOI ATÉ A PIA PARA LAVAR AS MÃOS, E EU FUI ATÉ O MICTÓRIO, E FIQUEI PENSANDO O QUE AQUELA MULHER DE BARBA FAZ AQUI NO BANHEIRO MASCULINO, TERMINEI A MINHA SESSÃO URINÁRIA, LAVEI AS MÃOS, ENXUGUEI, E DE NOVO SAI DO BANHEIRO, QUANDO DEI ALGUNS PASSOS EM DIREÇÃO A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO ENCONTREI AQUELA MULHER DE BARBA QUE AGORA SIM PUDE VER COM MAIS NITÍDEZ QUE ERA UM HOMEM, ATÉ QUE PROVE EM CONTRÁRIO.


VOCAÇÕES SACERDOTAIS*

Inauguramos o mês de agosto com a festa de Santo Afonso Maria de Ligório, patriarca fundador dos padres redentoristas. Atenta-nos um episódio especial em sua vida. Quando Afonso, Bispo e Doutor da Igreja, depois de ter fundado a sua ordem e ter sido festejado bispo diocesano, retorna à sua congregação, em meio às vicissitudes próprias dos homens que buscam o poder em detrimento ao serviço, sofreu na sua própria vida a perseguição. Esse momento, no entanto, ajudou-o a descortinar cada vez mais no estudo do Direito Canônico e da Moral, a buscando verdadeira da face de Deus que é a santidade.

Sim! A busca da santidade é a motivação de todos os batizados. Por isso mesmo, a santidade é a meta da vocação cristã. “Sede santos, como o vosso Pai do céu é santo” (Mt 5,48), já nos admoestava Jesus Cristo, essa santidade, própria da simplicidade de buscar o Cristo no irmão, na comunidade, na Palavra de Deus, na vida eclesial.

Nesse sentido, o mês de agosto é o mês em que refletimos sobre a nossa vocação primeira de batizados, que é a busca constante da construção e da vivência da santidade de estado e de vida. Uma santidade alegre, aberta à verdade que é Jesus Cristo e disposta a apagar todas as rusgas do passado. Como bem advertiu São Paulo em sua Carta aos Efésios (4,17.20-24), o cristão vive a alegria sempre renovada da presença permanente de Jesus em nosso meio, que nos ensina a abandonar o que é velho, o que é pecado, o que nos afasta de construir a vontade de Deus em nossa vida, para configurar nossa vida nos mesmos sentimentos de Cristo e da Igreja. Por isso, devemos olhar o irmão com o olhar da misericórdia e da compaixão.

É um momento privilegiado para abandonarmos a malévola tática de “carimbar” as pessoas pelo diz que me diz, pelo ouvir dizer. Devemos investir no outro, fazer a experiência do irmão, sempre lembrando que “ninguém é tão santo que não tenha um pecado para se confessar” e “que ninguém é tão pecador que tenha uma virtude a ser admirada e seguida”. Sim, compreender o irmão dentro de sua estrutura de vida, de sua história, procurando mergulhar nas suas perdas, nas suas angústias, nas suas carências, nas suas pobrezas espirituais para, acolhendo-o do jeito em que se encontra, convidá-lo a viver os mesmos propósitos que Cristo viveu.

Por isso, agosto é o mês de tantas bonitas vocações: do padre – que refletiremos desde o dia 2 de agosto até o dia 8; do pai – na comemoração do Dia dos Pais – no segundo domingo; pelas vocações cristãs na vida consagrada, de 9 de agosto até o dia 15; pelas vocações cristãs dos leigos e das leigas, de 16 a 22 de agosto; e por fim da vocação cristã dos casados, da família, do catequista, de 23 a 29 de agosto. Somos chamados a fazer um mutirão de orações em favor de todas as vocações, particularmente pela vocação ministerial ao sacerdócio católico, como distribuidor dos mistérios sagrados.

Com o Papa Bento XVI, por quem queremos rezar pela recuperação rápida de seu pulso fraturado, queremos rezar: “A Virgem Maria, Mãe da Igreja, ajude todos os sacerdotes a serem totalmente apaixonados por Cristo, seguindo o exemplo desses modelos de santidade sacerdotal”. Santidade que todos, padres e fiéis sacerdotes pelo batismo, somos convidados a viver, relembrando ainda o Papa Bento XVI, que conclama o povo a rezar pelas vocações e pelos vocacionados, para que a exemplo dos discípulos de Emaús possam cantar com alegria nos dias de agosto e pela vida afora: “Ficai conosco, Senhor, e nos acompanhai, apesar de muitas vezes não o termos reconhecido. Ficai conosco, porque ao nosso redor se está fazendo mais densas as sombras, e Vós sois a luz… Ficai conosco, Senhor, quando ao redor da nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade. Ficai em nossas famílias, iluminai-as em suas dúvidas, em suas dificuldades, consolai-as em seus sofrimentos e na fadiga de cada dia. Ficai, Senhor, com aqueles que em nossas sociedades são mais vulneráveis, ficai com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. Ó Bom Pastor, ficai com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalecei todos em sua fé para que sejam vossos discípulos e missionários!”

DECANTER** = RECIPIENTE DE VIDRO OU CRISTAL QUE SE COLOCA VINHO.


(...IMAGENS GOOGLE...)

Moisés Cklein
Enviado por Moisés Cklein em 02/08/2010
Reeditado em 03/08/2010
Código do texto: T2414204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.