Minha quase demissão

Quando o dia começa com um email da sua chefe falando "Não estamos satisfeitos com o seu trabalho", isso é um sinal de o dia, ou melhor, a semana, será muito longa...

Claro que na fatídica mensagem tinha frazes amenizantes tipo "...acreditamos no seu potencial..." ou ainda "se houver alguma coisa que eu possa fazer para te ajudar a melhorar a produtividade", mas no geral foi uma "patada" bem dada, daquelas que te literalmente quase te fazem perder os sentidos, e como toda boa "comida", foi pública, tinha cópia para todos os mais altos executivos e pessoas que, na hierarquia, são mais que eu.

A medida que ia lendo, já pensava na minha resposta. Com inspiração suficiente no horário politico, já tinha algo totalmente esquematizado, cheio de autoconfiança, promessas, motivos na qual eu deveria ser eleita. Ou melhor, continuar no cargo...

Antes que minha "campanha" de resposta pudesse ser enviada, o ramal toca: "Cielu, por favo compareça à minha sala".

Pronto... era hora... meu destino estava escrito antes mesmo que eu pudesse responder... enquanto andava, me sentia no corredor da morte, e aquela cadeira de tantas reuniões, era a cadeira elétrica.

Sentei na cadeira em frente à minha chefe. Nesse momento, a campanha autoconfiante desapareceu na minha mente. Estava apavorada... tive até o cuidado de deixar lencinhos no bolso caso não conseguisse conter as lágrimas.

Olhei a oponente nos olhos, e a luta começou. Ela falava firme mas desapontada. Não pensava, quase nem ouvia o discurso, só estava esperando a hora de me dispensar logo e me deixar ir embora. As palavras iam pesando uma a uma nas minhas costas, com o tempo fui curvando e me encolhendo.

Não era culpada de nada, só de ter sido um pouco displiscente...

Quando foi me dada a oportunidade de falar só disse "Desculpe, vou alterar minha maneira de trabalho para que possa ser mais eficiente. Espero que vocês não tenham visto incidentes isolados como falta de comprometimento" ; "Cielu, se fosse o caso de falta de comprometimento, a conversa aqui teria sido diferente, não ia perder tempo explicando a situação, você já estaria fora!".

Levantei os olhos, ergui a coluna como se todo peso do mundo tivesse sumido e iluminei minha expressão. Aquela não era a hora, ainda. De repente lembrei de toda a minha campanha, e não pude evitar de citar alguns trechos pertinentes. Quem diria, funcionou!! Continuo no cargo!!!