SONHO SONHADO ...OU SONHO ABORTADO?

Era meiado da década de 60, lá no Rio de Janeiro. Estava eu como Assistente Social, recém formada e em trabalhos junto a adquirentes de casa própria pelo sistema financeiro de habitação. Os novos proprietários muito deles salvos de enchente que abalou a cidade maravilhosa se misturavam com alguns nordestinos que chegaram ao Rio e sem moradia se abrigaram em lugares de riscos nas conhecidas favelas da cidade.

Entre tantos outros trabalhos juntos com a população, chegou o dia da reunião preparatória para recebimento da chave do imóvel. A alegria era contagiante entre todos que se antecipavam em se conhecerem mutuamente e em pequenos grupos iam divagando sobre vários assuntos... momento do recebimento da chave... sobre o tipo de casa e localização. Na pauta da reunião estava um questionário e entre as perguntas:

“O que representa a casa própria para você?

Todos respondiam alegremente, cada um a seu modo falava para o grupo e externava seus sentimentos contando da grande satisfação daquele momento. Chegada a vez de Sr. Leôncio, nordestino pelo jeito e pela fala, não escondia a saudade de sua cidade no interior alagoano gritou forte e bem alto:

“Um sonho sonhado! E repetia um sonho sonhado!!!”

E todos curiosos queriam saber o que significava aquele tão entusiástico “sonho sonhado”. E ele levantado, a essa altura, repetia simplesmente: É um sonho sonhado!!! Ora é um sonho sonhado!!!Não é um sonho abortado. Não é um sonho abortado!!!

Quanto mais Sr. Alôncio falava e gritava de contentamento mais aumentava a curiosidade dos demais adquirentes a quererem saber de detalhes. E agora ele criara outro tipo de sonho e queriam explicação: “o sonho abortado”. O que seria isso?!

Após minutos de euforia ele se ateve a explicar para o grupo:

“Vocês não sabem?! Pois sonho sonhado é aquele sonho que se leva anos e anos sonhando no mesmo sonho... a gente até ri dele o os outros riem da gente... mas não se deixa de ter fé que vai acontecer... não deixa de sonhar... quando vai dormir, antes de pegar no sono, fica pensando nele até adormecer... pensa tanto que até a gente se ver com aquilo pertinho de nós... na nossa mão... e um belo dia tem que acontecer!!!

E alguém mais curioso no grupo, nordestino como ele, o Sr.Bené, indaga:

“E aí compadre... o que tem haver esse sonho com aborto?!”

Sr. Alôncio diz: Puxa homem! Eu nem falei de aborto, só fiz uma comparação. O aborto não é que sai antes do tempo...antes de estar pronto...assim é com o “sonho abortado”, morre sem ter chegado na mão do dono.Sabem porque?! Pela pressa, não tendo tempo de esperar. O negócio, minha gente, é quando se tem um sonho, tem que fazer dele um sonho sonhado...lutar por ele. Vocês não viram como aconteceu?! Se eu tivesse ficado naquelas bandas , sem trabalho e sem condições como poderia conseguir minha casa hoje?Só consegui porque tinha meu trabalho fixo. Lutei por ele. Foi difícil. Moro até hoje em barraco e de agora por diante vou ter minha casa própria... vou sair daqui com a chave na mão...meu sonho sonhado... hoje é realizado!!!”

Nunca mais esqueci aquela sábia lição dada por Sr Leôncio sobre o sonho. O sonho precisa, muitas vezes, ser adormecido em muitas noites de sono, visualizando-se quase como já acontecido e fazendo nascer a esperança que enche as criaturas de fortaleza para investir no trabalho, enquanto ele não chega a ser realizado. Deve-se insistir no sonho!...e quanto ao tempo, é melhor ter cautela afim de não ter o infortúnio de sentir que o “sonho sonhado” foi apenas um “sonho abortado”.

Todo sonho é, portanto, luz de esperança que nos faz paciente e energia que se renova no dia a dia. É preciso lutar e ter paciência para que o “sonho sonhado” seja realizado...e não seja simplesmente um “sonho abortado”!

Autora: yedamsm@hotmail.com/Professora e Assistente Social aposentada/Escritora , Membro da Academia Parnaibana de Letras, do Piauí.

yedamsm
Enviado por yedamsm em 25/10/2010
Código do texto: T2577863