Poderoso, mas ainda quantas pobrezas!...

Lá pro lado de nosso sertão, onde os vegetais rarefeitos teimam em insistir viver, nos solos muito secos ainda reina muitas pobrezas!...

Pedaços de meu Brasil, este gigante rico, abençoado mas com disparidades nas regiões alarmantes,

Sim, os seres humanos também bem pobres insistem na sua luta deste causticante viver... Longe, muito longe pra achar o líquido precioso, debaixo de sol a pino as buscas incessantes de água.

D.ª Ivone, uma das sras. daquele sertão, com seus 35 anos vividos, sofridos, estava voltando para sua casa, pensava e repensava o que ia dizer pra sua filhinha, Heleninha, de 10 anos, o que explicar à filhinha que desejosa de uma mochila mais ou menos decente pra levar seus materiais escolares para a escola. Como dizer que não conseguiu receber a bolsa escola, que era pouco sim mas uma ajuda providencial que todo mês conseguia, não recebeu esta bolsa porque equivocadamente com certeza, ela foi uma das pessoas que foram cortadas, para analisar se ela poderia ser umas das pessoas necessitadas realmente!

--- Necessitada realmente! O que eles queriam dizer com isso? (monologava D.ª Ivone)

Eu, sozinha pra sustentar minha filha, eu sem pensão, trabalhando uma vez sim outra vez não, às vezes não temos nem pão! Antes dos 10 anos até aqui, não era tanto, sofria mas não tinha importância, mas depois para criar minha filha, que sacrifício, meu, Deus!... Queria que ela não sofresse, que só eu padecesse. Mas como posso explicar que sua mochila não pode comprar?...

Enfim, D.ª Ivone chega em sua casa (para muitos brasileiros se vissem diriam um casebre!...) logo que ela entra, prepara para falar, Heleninha sua filhinha vem logo lhe abraçar, numa alegria contagiante, lhe entrega um trabalho de escola, com algumas linhas somente que falasse de nosso Brasil.

Meu Brasil lindo, poderoso, mas ainda quantas pobrezas! Sei que nosso país é campeão no futebol, possui lugares de muitas belezas, águas muito limpas caindo de muitas cachoeiras, florestas de lindos verdes, dizem que um dia o Brasil se for bem governado, terá tanta alimento que poderá ajudar o mundo todo, mas dizem também que o brasileiro é um povo hospitaleiro e bom, a sua felicidade é fazer com que os outros sejam felizes. Eu tenho a certeza disto, porque aqui em casa somos pobres, muito pobres só eu e minha mãe, mas para mim minha mãe é minha maior riqueza, porque ela nunca me deixou ser infeliz!...

Acredito que apesar de no Brasil existir ainda muitas pobrezas,

mas peço ao meu Jesus querido, que ajude às mães, as nossas verdadeiras riquezas!

D.ª Ivone não conseguiu dizer mais nada!...