Comemos pelos olhos.

COMEMOS PELOS OLHOS

Comemos pelos olhos.

Como é maravilhoso os momentos de apreciação de contemplação, quando eu era menino, minha mãe sempre me chamava atenção dizendo que eu era curioso, gostava de olhar e pegar, menino curioso aprende mais, por isso nunca repreenda seu filho pelas curiosidade dele, de ver, de perguntar...

No olhar podemos fazer viagens emocionantes, imaginar, degustar, criar, tudo antes de existir é criado mentalmente. "Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. Imaginação é mais importante que conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação dá a volta ao mundo." (EINSTEIN)

Dizer sobre pratos, sobre os prazeres da gastronomia então? Ora, provar um vinho é o estágio final de um círculo. Mas, fazer isso sem cheirá-lo antes, sem experimentá-lo pelo aroma, é como, desculpe comer sem as preliminares. Pode até ser bom, mas perde-se muito do prazer.... talvez a parte mais gostosa. Cheirar é viver o momento ... assim como lamber. Ir logo virando a taça é fazer com pressa ... é liquidar a questão, coisa de ansiedade, coisa de quem não sabe fruir, degustar, saborear. Aliás, no filme Perfume de Mulher, dirigido por Martin Brest, mas baseado no roteiro italiano escrito por Giovanni Arpino, ao convidar a moça para dançar a inesquecível cena do tango, Al Pacino, vivendo um homem cego, recebe a seguinte resposta: "não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos".

Ao que ele responde: "mas em um momento se vive uma vida". Sim, em um momento se vive uma vida. Desperdiçá-lo, portanto, é morrer um pouco. Saborear um prato requer, antes de tudo, saber olhar, saber comer com os olhos. Comida que é comida mesmo, é bonita e, desde logo, vai dando água na boca. Depois tem o cheiro e, finalmente, o comer. Pra quem come com pressa, sem as preliminares, ao estilo fast food, aquilo não significa nada ... é apenas atender a uma necessidade fisiológica ... Jesus disse: a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo estará em trevas. Aprendamos, pois, meu caro leitor, a olhar a beleza de cada instante, a gozar a presença bela, a saborear, enfim, o que a vida nos oferece.

J.F.Alvarez 11/11/2010

jafjaf
Enviado por jafjaf em 19/11/2010
Código do texto: T2624965