TERÇA-FEIRA

Toda terça-feira é isso, corpo pesado cama macia, dificil de levantar. Acorda! Não tem jeito. É encarar. O dia já começou, acorda! Se mexe olha o relógio, vai se atrasar. Se bem que ser caxías não é bem seu forte. Suportar o trânsito até aquele martirio não é facíl, eu sei. Fazer o que? Estudar não quer, tambem haja paciencia pra ficar sentado em sala de aula.

Não demora e o ano acaba, e quem sabe explode essa sua indisposição. Emprego é um resultado de quem acredita em estabilidade. Isso não é justo! Ainda mais ter que aguentar o genro. Esse sim, tinha que ralar, trânsito, chefe, repartição todo dia.

Quando a sua filha nasceu foi piada pra todo lado. Tambem pudera, quem mandou você ter fama de garanhão, quando solteiro, com pinta de surfista as garotas adoravam o terror dos colegas. Não tinha namorada dos amigos que não ficasse esticando olho pra te dar uma sacada. Deu nisso, casou e vieram filhos e filhas. De consumidor passou a fornecedor. Ou você achava que ia ficar bêbe a vida toda.

Quando nasceu era aquela coisinha mais linda. Já no berçario te encantou, uma filha. Quem diria. Tapinha nas costas e piada dos amigos que não paravam de lembra-lo.

- Não demora muito vira uma gata.

- Meu amigo se prepara o que vai ter de barbado na sua sala, não tá escrito.

E a sogra te olhando exigindo responsabilidades. Sempre foi um lutador, até sua mãe não cansava de te elogiar, mas agora isso. Um genrro! E todo moderninho. Informatica até na transpiração, se ralasse todo dia, como você, era mais facil de engolir, mas tinha que trabalhar em casa, e o pior, ganhar mais.

- E que trabalho abrir um lap-top.

Isso era demais. Já tá falando em tirar umas férias na Europa.

- férias de que? Carregar esse lap-top, cansa? Vou comprar um e ai quero ver, vamos! Isso sim. Me aguarde.

Promessas só de ve-lo não basta, meu caro.Banheiro, barba, ducha, café com a patroa e rua. Se é que ela já não saiu, essa fez da criatividade sua fonte de renda. Vive de sorrisos manten o charme que te encantou. Que bom! Anda logo se não o café toma sozinho, ou melhor com o genro. Rápido!

Essa voz que você tá escutando é dela e o assunto é grave.

- Seu irresponsavel! Comprometeu seu futuro.

Pode acreditar é ela, e esta nervosa.

- Não podia ter se previnido!?

É com seu filho, fez besteira.

- Eu estou muito nova para ser avó.

Abriu um sorriso largo, se ela é avó só pode significar que seu filho não nega a raça.

- Espere ai! Vou ser avô. Uma nora! E quem sabe uma neta.

Precisa sair correndo e abraça-lo? Afinal ele estava levando uma bronca, lava pelo menos o rosto para tirar a espuma de barbear.

- Calma pai.

- Eu ouvi bem, vou ser avô?

E o ato impensado vira festa e seu compromisso adiado, afinal atráz de uma neta vem uma nora. Mas precisava olhar de “rabo de olho” para seu genrro? Agora aquenta sua filha. E se vier uma neta? 04/01/11