O BOLIVIANO

ERA DOMINGO, UM DIA LINDO DE SOL. NA MINHA CASA, ALÉM DA MINHA FAMÍLIA, UMA AMIGA QUE TRABALHAVA COMIGO, RESOLVEU PASSAR O FINAL DE SEMANA COMIGO, DEVIDO A UMA GREVE DE ÔNIBUS.

COMO ESTE FATO, ACONTECEU HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, NÃO TINHAMOS TELEFONE E POR VOLTA DAS DEZ HORAS DA MANHÃ, ELA QUERIA LIGAR PARA O NAMORADO. ENTÃO FOMOS ENCONTRAR UM ORELHÃO QUE FUNCIONASSE. AO SUBIR POR UMA RUA, CRUZAMOS COM UM RAPAZ, MUITO BONITO, QUE NOS CHAMOU ATENÇÃO, MAS SEGUIMOS, CHEGAMOS AO TELEFONE, ELA FEZ A LIGAÇÃO E VOLTAMOS. QUANDO FUI FECHAR O PORTÃO, AVISTEI NOVAMENTE O RAPAZ.

AS HORAS SE PASSARAM, MINHA MÃE TINHA FEITO UMA DELICIOSA FEIJOADA, ALMOÇAMOS E FICAMOS A TARDE TODA CONVERSANDO.

POR VOLTA DAS DEZENOVE HORAS, ESTAVAMOS REUNIDOS NA SALA ASSISTINDO TELEVISÃO, QUANDO OUVIMOS ALGUÉM MEXER NA MAÇANETA DA PORTA DA COZINHA, QUE ESTAVA TRANCADA, COMO A PORTA DA SALA ERA DE VIDRO, MEU PAI OLHOU POR ELA E NOS DISSE:

____ TEM UM RAPAZ AQUI, DEVE SER AMIGO DO SEU IRMÃO(IRMÃO ESTE, QUE JÁ NÃO MORAVA CONOSCO), VOU VER O QUE ELE QUER.

ENTÃO, SE DIRIGIU ATÉ A COZINHA E ABRIU A PORTA.

SÓ PERCEBI QUE ERA ALGO SÉRIO, PORQUE, MEU PAI RETORNOU MAIS BRANCO DO QUE ERA E NOS DISSE:

__ GENTE, ESTE RAPAZ ESTÁ ARMADO, MUITA CALMA, VAMOS VER O QUE ELE QUER.

O DESESPERO DOMINOU A TODOS.

ENTÃO, OLHEI PARA O TAL SUJEITO E NÃO ACREDITEI, ERA O RAPAZ QUE VIMOS NA RUA DE MANHÃ, ENTÃO, SEM DEMORA EU DISSE:

__ POR QUE ESTÁ DE ÓCULOS ESCUROS, EU TE VI NA RUA HOJE ?

IGNOROU-ME, VIROU-SE E DISSE:

__ TEM MAIS ALGUÉM NA CASA ? QUERO OURO E DOLAR.

PERCEBEMOS, ENTÃO, QUE ELE NÃO ERA BRASILEIRO, POIS FALAVA MUITO MAL O PORTUGUÊS. NÃO TINHAMOS NADA DISTO EM CASA, IMAGINA OURO E DOLAR, QUER DIZER, ATÉ TINHAMOS, POIS EU E MINHA AMIGA, ESTAVAMOS COM OS NOSSOS PAGAMENTOS NAS BOLSAS, POIS NAQUELA ÉPOCA, PAGAVAM EM ESPÉCIE.

ESTAVA COM O MEU CACHORRO NO COLO, MAS ELE QUERIA DESCER A TODO CUSTO, COMO O SUJEITO ESTAVA ARMADO E O CACHORRO COSTUMAVA PULAR NAS VISITAS, SUPLIQUEI:

__ OLHA, VOU COLOCÁ-LO NO CHÃO, MAS É APENAS UM CACHORRO, NÃO FAÇA NADA COM ELE, POR FAVOR.

MAS DEUS ESTAVA CONOSCO, POIS AO COLOCAR O CACHORRO NO CHÃO, ELE FOI SE DEITAR EMBAIXO DA MESA NA COZINHA. UM ALÍVIO !!

O RAPAZ TREMIA MUITO COM A ARMA EM PUNHO, SE APROXIMOU DO BARZINHO NA ESTANTE E ENCONTROU MEU RELÓGIO “ROLEX” FALSO CLARO, OLHOU E SIMPLESMENTE JOGOU. ENTÃO PERCEBEMOS QUE CONHECIA O QUE ERA OURO MESMO.

MEU PAI, QUE ERA ITALIANO, COMEÇOU ARRISCAR O ESPANHOL, TENTANDO ACALMAR O RAPAZ.

DEPOIS DE QUASE MEIA HORA, QUE TENTAVAMOS UM DIÁLOGO, ELE COMEÇOU A CONTAR UM POUCO DE SUA VIDA.

CONTOU QUE OS PAIS MORRERAM EM UM GOLPE DE ESTADO NA BOLÍVIA, DEPOIS FOI INCENTIVADO A VIR AO BRASIL, A PROCURA DE EMPREGO, MAS ESTAVA HÁ QUATRO MESES AQUI E NÃO TINHA CONSEGUIDO NADA E QUE SUA PROFISSÃO, ERA PILOTO. POR ÚLTIMO, DISSE QUE TINHA MUITA FOME.

RAPIDAMENTE MEU PAI PEDIU PARA MINHA MÃE, PREPARAR-LHE UM PRATO DE COMIDA (FEIJOADA). A ESTA ALTURA DOS ACONTECIMENTOS, A ARMA, ESTAVA ENFIADA EM SUA CINTURA E APARENTAVA ESTAR MAIS TRANQUILO.

COMEU TUDINHO E QUANDO FOI ENTREGAR O PRATO PARA MINHA MÃE, ELA PERGUNTOU:

__ QUER UMA LARANJA ?

ELE REPONDEU:

__ LARANJA, O QUE É ISTO ?

ENTÃO MINHA MÃE COLOCOU A LARANJA EM SUAS MÃOS, ELE SORRIU E DISSE:

__ NA MINHA TERRA, ISTO SE CHAMA BOLOTA.

MAS DEVOLVEU-A, LEVANTOU-SE E DISSE:

(__DIOS MÍO, AQUÍ ME VIENEN A SU CASA, PONE LA PISTOLA EN

SU CARA Y QUE ME DA EN CAMBIO UN PLATO

ALIMENTOS. PERDÓN, PERO AHORA SÓLO LE PIDO Y NO DEJE

O PRUEBA QUE ME SIGA)

TRADUZINDO:

__ MEU DEUS, VENHO AQUI NA SUA CASA, COLOCO UMA ARMA NO SEU ROSTO E O QUE VOCÊ ME DÁ EM TROCA, UM PRATO DE COMIDA. PERDOE-ME, AGORA VOU EMBORA, SÓ PEÇO QUE NÃO SAIAM E NEM TENTEM ME SEGUIR.

E FOI O QUE ACONTECEU, NÃO ROUBOU NADA, COMEU, PEDIU PERDÃO E FOI EMBORA.

Fiva
Enviado por Fiva em 25/02/2011
Reeditado em 25/02/2011
Código do texto: T2814453
Classificação de conteúdo: seguro