Meus cachos revoltos

Até o exato dia em que fiquei grávida da minha primeira filha, eu tinha os cabelos quase lisos, com apenas uma leve ondulação nas pontas, que devam a ele aquele volume perfeito. Era o cabelo perfeito, comprido de um tom de castanho claro com nuances (mechas) ruivas (cor natural mesmo). Até esse dia, eu nunca havia me preocupado com a chuva, com a escova, com nada disso. Do jeito que lavava, era só esperar que o vento fizesse o resto. Naquela época a vaidade ainda nem havia me visitado, eu era apenas uma menina, não usava maquiagem, muito raramente fazia as unhas. Contava apenas com a graça que a juventude proporciona.

E aquele cabelo que, mesmo tendo todo o tempo do mundo, nunca havia me dado trabalho, do dia pra noite começou a rebelar-se. Não sei se foi uma questão hormonal, mas o que acontece é que eu dormi de cabelos lisos e acordei de cabelos cacheados. Foi uma coisa quase que sobrenatural, da noite pro dia. Um cabelo que passou, de repente, de quase liso para cacheado. Todos que me encontravam achavam que eu tinha feito permanentes e me acusavam de ser louca, pois estava grávida. E eu sempre me explicando, que aquilo era efeito colateral dos novos hormônios que invadiram minha vida, apenas isso.

No começo eu me divertia bastante com a mudança radical na aparência. Um cabelo que antes era na cintura, parecia que tinha encolhido, não mais passava dos ombros, tantos eram os cachos formados. Porém, depois eu comecei a me chatear, pois diferente do que acontece com os fios lisos, os cacheados nem sempre estão bonitos, perfeitos e sedosos. Na maioria das vezes ocorre o contrário. Ao me olhar no espelho, eu até levava um susto, pois estava parecendo uma bruxa escabelada! Um horror! Minha médica dizia que meus cabelos voltariam ao normal quando a nenê nascesse e que era só uma questão hormonal mesmo.

E assim os meus sete meses de gestação se acabaram (ela nasceu prematura) e o meu cacheado cabelo continuou ali, com todos os cachos, rebelde e indomável. Acho que os tais hormônios modificaram a estrutura do meu cabelo pra sempre mesmo. E bem agora que eu não tinha tempo pra nada. Não dormia mais direito, não comia mais na hora certa, tudo girava em torno dela, os planetas, as estrelas, ela era o centro do sistema solar. Imagina se eu teria tempo de usar o secador ou a chapinha. Que nada, um simples rabo de cavalo resolvia o problema e pronto! Mas é lógico que eu nem pensava no cabelo, só pensava em ser a melhor mãe do mundo.

Hoje, há exatos nove anos sem meus cabelos lisos, mãe de três lindos filhos, na maturidade dos meus trinta e um anos, com a vaidade mais acentuada e com o gosto mais apurado, eu fico me lembrando dos momentos de revolta contra meus cachos e isso me faz rir sozinha. Incrível como as coisas que nos afetam mudam a medida que ficamos mais velhos e o que antes me deixava furiosa, agora são motivo de graça. E a cada dia que passa, eu tenho mais convicção de que eu não trocaria nada que vivi nesses últimos nove anos por uma cabeleira lisinha e impecável! Ao contrário, aprendi a domar os meus cachos revoltos, assim como a mim mesma. Aprendi que tudo tem seu tempo e que cada acontecimento serve de certa forma, como marco de uma nova fase, de um novo ciclo!

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 07/03/2011
Código do texto: T2833542