As Peças e a Fera

No México, uma pequena multidão, em torno de 40 pessoas, circundava uma mesa com dois bancos, onde dois jogadores empenhavam uma acirrada partida de xadrez. A cada cochicho da platéia um dos jogadores pedia silêncio até que, por fim, ele foi estabelecido.

Aproximando-se do local da contenda, um forasteiro resolveu pedir passagem entre os espectadores que, de tão concentrados que estavam no jogo, não percebeu a ousadia. O estranho, ao ver melhor os dois jogadores, atreveu-se, ainda, a tentar falar:

- O t...

- Cala a boca seu filho duma e@#$#$!!! - sussurrou um dos presentes.

Após essa firme censura e de lambuja, um tapão na nuca, o forasteiro acautelou-se e até começou a assistir um pouco o jogo, mas, ele estava ansioso para transmitir uma mensagem. Por fim, tomou coragem e gritou:

- O touro está vindo!!!

O que ocorreu daí então foi um pandemônio. Nas quatro direções da rosa dos ventos se dissipou a multidão em meio a gritarias e poeiras. O próprio forasteiro desapareceu como um fantasma. Todos sumiram, com exceção, extraordinariamente, dos dois jogadores.

Os dois enxadristas continuaram absortos em variantes e subvariantes enquanto a fera ( touro ) se respingava de suor e fúria, baforando sofregadamente em alta velocidade na direção da mesinha de jogo.

A partida era um gambito da dama e estava no meio jogo. O tema era a maioria de peões no flanco da dama. Após um breve cálculo mental, um dos jogadores suspirou por quase ter tocado uma peça errônea e até sentiu um leve tremor sob seus pés.

Quando o touro estava a 10 metros o impossível aconteceu. A fera freou bruscamente e ficou sentada sobre as patas traseiras curioso sobre o que estava acontecendo na sua frente com aqueles dois jogadores que não o temiam, não fugiam e nem esboçavam nenhuma reação.

Nesse estado incomum, entre homens e fera, a partida perdurou por muitos e muitos lances, até anoitecer.

No dia seguinte, não foi encontrado nem jogadores e nem touro.

Diz-se, até hoje, que nas touradas, existia um animal com uma grande capacidade de prever os movimentos do toureiro e que Carlos Torre, que foi um dos maiores enxadristas do México, saia de seu descanso eterno para assistir as contendas.

Teixeira de Fortal
Enviado por Teixeira de Fortal em 22/04/2011
Código do texto: T2923806